 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
matsena

Registrado: 13/10/11 Idade: 49 Mensagens: 51 Localização: Coronel Fabriciano-MG
|
Enviada: Dom Jul 29, 2012 3:07 pm Assunto: Duas jabuticabeiras- Atualizando(08/12/12) |
|
|
Caros amigos do fórum,
realizei a retirada de uma das jabuticabeiras. Foi uma trabalheira danada, como era de se esperar. Fiz o substrato com cacos de tijolo, pedrisco e condicionador de solo. Primeiramente furei todo o recipiente nos fundos e na base, depois fiz uma cama com cacos de tijolo. Coloquei um pouco do substrato, assentei a peça e completei com o subtsrato, regando depois com solução de super-thrive. Deixei em área aberta, onde bate sol.
Quando retiramos a peça do chão, veio um pedaço bom de torrão em um dos lados, e que estava cheio de raízes finas. Creio que terei sucesso neste yamadori. Só estou achando a peça muito grande, se for virar um bonsai será daqueles imensos, que eu particularmente acho belíssimos.
Aos colegas que quiserem palpitar em termos de condução, estilo, etc, fiquem à vontade pois é pra isto que serve o fórum, não é mesmo?
Mando algumas fotos:
Primeiro a minha:
Aqui do Márcio que me ajudou bastante, meteu a mão na massa comigo!!
Aqui do meu pai, que não fez nada!! Só ficou dando palpite, e palpite errado!!!! rsrsrsrs
Aqui outras da mesma peça:
Estas fotos são do local, como este ficou após a retirada da peça. A outra jabuticabeira ao lado também vou retirar, só que vou descansar a coluna um pouco, e esperar os calos da mão melhorarem. Creio que em 15 dias faço o serviço:

Editado pela última vez por matsena em Sáb Dez 08, 2012 9:17 pm; num total de 2 vezes |
|
Voltar ao topo |
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE


Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Dom Jul 29, 2012 3:28 pm Assunto: É |
|
|
VÉIO,,,UM ÓTIMO MATERIAL,,,ACOMPANHANDO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Átila 4.o PASSO


Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Dom Jul 29, 2012 7:44 pm Assunto: |
|
|
Incrível essa jabu!!!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Jul 29, 2012 9:50 pm Assunto: jabu |
|
|
Ola maatsena,lindo material coletado vai ficar incrivel tenho uns materiais assim grande mas sao figueiras mna minha humilde opiniao ainda podaria e deixaria apenas um palmo acima contando de onde comeca o galho descopntando a base se e que me entende,das bifurcacoes que surgem os galhos deixaria um palmo ou ate um palmo e meio seria mais facil pra ele se recuperar acho e daria umm beliiiiiiissimo material mas vamos aguardar a opiniao dos que entende.
Abraços |
|
Voltar ao topo |
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Qua Ago 01, 2012 12:24 am Assunto: |
|
|
E ai Matheus pelo sorriso do seu pai, esse yamadori foi fácil rsrsrsrsrsrrs. Legal essa sua experiência, se der certo ( estou torcendo) vou passar a coletar no inverno também. Ganhei uma pitanga enorme e coletei porque meu cunhado vendeu o sitio e não poderia esperar a primavera, plantei na areia pela primeira vez. _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Isaax
Registrado: 03/06/12 Idade: 41 Mensagens: 48 Localização: Jaboticabal -SP
|
Enviada: Sáb Ago 04, 2012 4:25 pm Assunto: |
|
|
Muito cuidado no processo, pois as plantas já se encontram debilitadas e o processo de retirada e redução delas pode ser fatal se não for feito com cuidado. O ideal seria fazê-lo numa época de dormência da planta. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
matsena

Registrado: 13/10/11 Idade: 49 Mensagens: 51 Localização: Coronel Fabriciano-MG
|
Enviada: Seg Ago 13, 2012 6:41 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
preciso de um conselho de vocês:
a jabuticabeira soltou botões de flores. Devo retirá-los? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Átila 4.o PASSO


Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Seg Ago 13, 2012 7:42 pm Assunto: |
|
|
Talvez uma frutificação agora possa debilitá-la mais. Eu tiraria.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
matsena

Registrado: 13/10/11 Idade: 49 Mensagens: 51 Localização: Coronel Fabriciano-MG
|
Enviada: Dom Set 09, 2012 5:49 pm Assunto: |
|
|
Meus caros, neste fim de semana do feriado de 7/9, depois de muitos calos e dor nas costas, eu e meu amigo de yamadori, o Márcio, retiramos a outra jabuticabeira. Ela estava a perigo, por estar à beira da estrada, de forma que fiquei muito feliz de poder mantê-la viva.
Conseguimos tirar com um bom torrão e não tão profundo, dado que no barranco ela desenvolveu um bom raizame bem superficial. O substrato que utilizei foi uma mistura de condicionador de solo, pedrisco de brita, areia, um pouco da terra do barranco, e também um pouco de telha moída.
Minha intenção é fazer daqueles bonsai gigantes. Mando as fotos:
Em tempo, aquela que já tínhamos retirado brotou! Espero que vingue!!!!
Grande abraço a todos do fórum! Quando tiver novidades escrevo pra vocês. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO


Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO


Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Seg Set 10, 2012 12:41 am Assunto: |
|
|
linda jabuticaba |
|
Voltar ao topo |
|
 |
alexbreansini 1.o PASSO


Registrado: 28/08/12 Idade: 39 Mensagens: 100 Localização: Pato Branco-PR
|
Enviada: Qui Set 13, 2012 11:13 am Assunto: |
|
|
Que belo material ein?
Espero ansioso pelas próximas atualizações! _________________ Aprendi que o meu tempo, não pode interferir o Bonsai. Mas que eu posso interferir no Bonsai em seu tempo.
E aprendi também, de que nada me vale aprender tudo isso...se não compartilhar com ninguém! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Jonatas Cirolini
Registrado: 29/09/11 Idade: 44 Mensagens: 44 Localização: Santa Maria -RS
|
Enviada: Sáb Set 15, 2012 12:30 am Assunto: |
|
|
Quero ver !!!!
"Tudo o que o homem semear, isso também ceifará"(galatas 6.7) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
matsena

Registrado: 13/10/11 Idade: 49 Mensagens: 51 Localização: Coronel Fabriciano-MG
|
Enviada: Sáb Dez 08, 2012 9:16 pm Assunto: |
|
|
Caros colegas de fórum,
hoje eu e o Márcio Roldão, que conheci aqui no fórum (alíàs, que maravilha que é o forum neste aspecto, fazendo com que os admiradores de bonsai se conheçam!) fomos dar umas voltas pelas terras aqui do Vale do Aço, em Coronel Fabriciano/MG e avistamos muitas e muitas e muitas jabuticabeiras que servem para excelentes bonsai. O Márcio está me dando um curso de bonsai (de graça!!!) e ficou louco com a quantidade de espécimes que nós vimos lá. Provavelmente ele postará as fotos para os colegas verem. Eu aproveito o post para atualizar as duas jabuticabas que eu já havia coletado. As duas vão muito bem obrigado, brotando muito. Aí vão as fotos, com o Márcio e seu filho, além de minha menina Luísa.
Grande abraço a todos.
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO


Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|