|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
Enviada: Qui Ago 02, 2012 5:08 pm Assunto: COMO POSSO ESTILIZAR ESSE CAMBUÍ |
|
|
OLA A TODOS GOSTARIA DE OPINIÕES DE COMO POSSO TRABALHAR ESSE EXEMPLAR DE CAMBUÍ QUE POSSUO,ELE TEM CERCA DE 90cm DE ALTURA E O TRONCO APROXIMADAMENTE 6cm DE DIÂMETRO É UM YAMADORI QUE RETIREI DA PROPRIEDADE DE MEU SOGRO EM CHAPADA-RS A APROXIMADAMENTE 4 ANOS, NO LOCAL SE ENCONTRAM MILHARES DE EXEMPLARES SEMELHANTE COM BAIXA ESTATURA E TRONCOS GROSSO PELO FATO DO GADO COMER AS PONTAS, ESSE EXEMPLAR E UM DOS MAIS ALTOS POIS FICAVA PRÓXIMO AO RIO E O GADO NÃO TINHA FÁCIL ACESSO, EM BREVE POSTAREI FOTOS DO LOCAL, MAS VOLTANDO AO COMEÇO, GOSTARIA DE OPINIÕES DE O QUE FAZER NA ESTRUTURA DA PLANTA POIS A POUCOS DIAS ELA PERDEU PRATICAMENTE TODAS AS FOLHAS DEVIDO AO FRIO E NAS FOTOS QUE SEGUEM DELE PRATICAMENTE NU É POSSÍVEL VER TODOS OS GALHOS, AGUARDO OPINIÕES PARA COMEÇAR A TRABALHAR NELE, POIS LOGO ELE ESTARÁ VERDINHO DE NOVO.
SEGUEM AS IMAGENS:
ANTES DE TRANSPLANTA-LO PARA UM VASO MENOR, 2 ANOS ATRÁS:
ANTES DA PODA QUE FIZ NAS PONTAS SEMANA PASSADA:
APÓS A PODA DAS PONTAS:
VISTA SUPERIOR:
JÁ COM ALGUMAS FOLHAS NOVAS:

Editado pela última vez por JOICIMAR MAGGIONI em Sex Ago 03, 2012 11:59 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 57 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Qui Ago 02, 2012 10:30 pm Assunto: |
|
|
olha amigo, se vc quiser pode me presentear com ele... heheheh _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Ago 04, 2012 11:22 am Assunto: Bonsai |
|
|
Olá amigo!
Sua planta tem muito, mais muito potencial mesmo, só precisa começar fazendo alguns ajustes, digamos que obrigatórios.
Você tem um tronco principal de onde parte vários galhos primários e estes subdividem-se em outros tantos.
O que fazer?
Certo é que, a madeira do cambuí quando chega à um certo diâmetro, simplismente não se pode mais moldar com arame, será preciso um "*curvador de tronco".
*ferramenta específica para tração de galhos que ofereçam alta resistência
continua... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 04, 2012 1:00 pm Assunto: |
|
|
...não é comum seu uso entre os que se iniciam no cultivo, nem fácil de achar pra venda.
A planta está alta, o ideal é reduzir, iniciando uma ramificacão aproximada aos galhos secundários( que é a segunda subdivisão do tronco) _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 04, 2012 2:10 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Sugiro podar na segunda divisão de galhos, deixe os brotos crescerem, faça uma seleção, eliminando galhos que surjam de um mesmo ponto e galhos que surjam no lado interno da árvore, desfolhe os que sobraram, encurte com poda para quatro pares de folha em diante e arame os galhos posicionando para os diversoa lados a fim de compor a visão geral de um leque.
Estilo proposto hokidashi(vassoura)
Se tiver interesse, poste suas dúvidas e vamos desmembrar o assunto!
Grande abç irmão! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 06, 2012 4:04 pm Assunto: obrigado pela dica!!!!!! |
|
|
obrigado vou começar a trabalhar com a planta e mais algumas que coletei no ultimo final de semana. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Ago 06, 2012 10:23 pm Assunto: |
|
|
Joicimar, considerando que sua planta está alta, com excesso de galhos e principalmente considerando que o camboin responde maravilhosamente a poda drástica eu vou sugerir que seja feita uma poda muito radical deixando apenas uma linha de tronco.
Para exemplificar, coloco abaixo o passo a passo de um camboim que tinha uma galhada quase igual ao seu e foi deixado somente o toco.
setembro 2010 - Poda radical
Janeiro 2011 - Vigorosa brotação apenas 4 meses após
Maio 2011 - A brotação já consolidada
Na mesma data a primeira seleção de galhos, ainda não definitiva
Outubro 2011 - Um ano após a poda radical os galhos selecionados já estão bem fortes
Dezembro 2011 - seleção definitiva de galhos e primeira aramação. Correção dos cortes para iniciar a cicatrização.
Maio 2012 - Deixado a planta crescer para fortalecer os galhos, definir bem o ápice. No início de setembro este ápice será cortado e também os galhos serão podados curtos. Nova aramação de galhos, posicionando corretamente. Começará o processo de densificação das camadas.
Vejam os amigos que uma poda drástica muitas vezes e maneira da gente recomeçar fazendo certo, sem ficar insisistindo com aquilo que tem problema.
Joicimar, vejo que sua planta tem alguns problemas de galhos que saem em direções bem diferentes, e parece que ali onde saem os galhos se formou um grande caroço. Preciso que olhe a planta ao vivo, fazendo uma poda de forma que não ocorra uma inversão de conicidade (o tronco tem que ir afinando para cima, não pode engrossar conforme sobe) Pelas fotos eu faria uma poda conforme marquei abaixo em vermelho, mas, insisto que só olhando a planta ao vivo para ver se a decisão é correta pois na foto muitas vezes tem galhos que se cruzam e a gente nem tem certeza de que tronco eles partem.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 07, 2012 12:55 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Joicimar, considerando que sua planta está alta, com excesso de galhos e principalmente considerando que o camboin responde maravilhosamente a poda drástica eu vou sugerir que seja feita uma poda muito radical deixando apenas uma linha de tronco.
Para exemplificar, coloco abaixo o passo a passo de um camboim que tinha uma galhada quase igual ao seu e foi deixado somente o toco.
setembro 2010 - Poda radical
Janeiro 2011 - Vigorosa brotação apenas 4 meses após
Maio 2011 - A brotação já consolidada
Na mesma data a primeira seleção de galhos, ainda não definitiva
Outubro 2011 - Um ano após a poda radical os galhos selecionados já estão bem fortes
Dezembro 2011 - seleção definitiva de galhos e primeira aramação. Correção dos cortes para iniciar a cicatrização.
Maio 2012 - Deixado a planta crescer para fortalecer os galhos, definir bem o ápice. No início de setembro este ápice será cortado e também os galhos serão podados curtos. Nova aramação de galhos, posicionando corretamente. Começará o processo de densificação das camadas.
Vejam os amigos que uma poda drástica muitas vezes e maneira da gente recomeçar fazendo certo, sem ficar insisistindo com aquilo que tem problema.
Joicimar, vejo que sua planta tem alguns problemas de galhos que saem em direções bem diferentes, e parece que ali onde saem os galhos se formou um grande caroço. Preciso que olhe a planta ao vivo, fazendo uma poda de forma que não ocorra uma inversão de conicidade (o tronco tem que ir afinando para cima, não pode engrossar conforme sobe) Pelas fotos eu faria uma poda conforme marquei abaixo em vermelho, mas, insisto que só olhando a planta ao vivo para ver se a decisão é correta pois na foto muitas vezes tem galhos que se cruzam e a gente nem tem certeza de que tronco eles partem.
abraço |
NÃO CONSIGO VISUALIZAR AS FOTOS SABE DIZER PORQUE, E MUITO OBRIGADO PELA DICA VOU COMEÇAR A PODA DRÁSTICA LOGO LOGO.
T + ABRAÇO!!!!!!!! |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Ago 07, 2012 1:28 pm Assunto: |
|
|
É um belo material, e realmente a poda drastica responde melhor que a tração dos galhos mais groços, tracionei um galho por um ano e ao remover voltou ao mesmo lugar um segundos, kkkkk, agora prefiro podar e conduzir os brotos.
Abraço. |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Qui Set 13, 2012 8:57 pm Assunto: |
|
|
Legal o post. cabei de fazer uma poda drástica no meu cambuí, seguindo os conselhos do mestre Elio.
Mas agora fiquei na dúvida, será ele pega por estaquia? Os galhos que sobraram espetei na terra, vamos ver no que dá. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Set 14, 2012 10:37 pm Assunto: |
|
|
Infelizmente as estacas não pegam facilmente. Poderia fazer uma tentativa se fosse durante o outono, fazendo estacas curtas de cerca de 15 cm, da grossura de um lápis, enterrando em areia grossa de cosntrução, cerca de 1/3 de seu comprimento, deixando a areia sempre úmida. Vi no viveiro da Nipon Bonsai em Joinville, estacads de pitanga muito bem enraizadas usando esta técnica. Bom, e o que tem a ver? É que o cambuí assim como a pitanga é uma mirtácea e portanto técnicas semelhantes, podem ter resultados semelhantes. A estaquia lenhosa se faz aqui no sul em pleno outono, estaquias de ponteiro, na primavera. Ponteiro são as brotações mais jovens do último ano, como diz o nome, somente a ponta do ramo... Mas não tenho informação de resultado positivo com a estaquia de ponteiro desta espécie.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Sáb Set 15, 2012 9:00 am Assunto: |
|
|
hum... que pena, pois os galhos que sobraram eram bem bonitos e dariam ótimas mudas.
MAs obrigado pela informação. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Set 15, 2012 9:12 am Assunto: |
|
|
Joicimar,
você tem um bom material em mãos. Vou dar uma outra sugestão pra você ter mais opções...
Se minha fosse, eu não faria a poda radical sugerida pelo amigo Elio. A meu ver, apesar da bifurcação um pouco alta, a planta tem, com exceção deste primeiro galho marcado, uma boa partida (não a ideal, mas uma boa partida) de galhos para um HOKIDASHI (Estilo Vassoura). Vai ficar um pouco alta, mas bem ramificada, ficará linda!
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 15, 2012 10:13 am Assunto: |
|
|
edson0605 escreveu: | Joicimar,
você tem um bom material em mãos. Vou dar uma outra sugestão pra você ter mais opções...
Se minha fosse, eu não faria a poda radical sugerida pelo amigo Elio. A meu ver, apesar da bifurcação um pouco alta, a planta tem, com exceção deste primeiro galho marcado, uma boa partida (não a ideal, mas uma boa partida) de galhos para um HOKIDASHI (Estilo Vassoura). Vai ficar um pouco alta, mas bem ramificada, ficará linda!
Abraço.
Edson. |
Obrigado pela dica edson mas agora já podei ele, não vou poder usar sua sugestão veja como ficou em outra postagem minha no link abaixo.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21856&highlight= _________________ A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts |
|
|
 |
Isaax
Registrado: 03/06/12 Idade: 41 Mensagens: 48 Localização: Jaboticabal -SP
|
Enviada: Qua Set 19, 2012 12:33 pm Assunto: |
|
|
sei que meu comentário chegou tarde, mas acho que vc perdeu a oportunidade de produzir inúmeros pré-bonsai dessa poda drástica.
Uma coisa que acontece muito com bonsaístas e principalmente os garimpeiros yamadoristas, é a não valorização dos galhos, que podem acabar se tornando um material melhor que o próprio tronco. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|