Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Richert
Registrado: 05/08/12 Mensagens: 7 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Ago 07, 2012 12:23 am Assunto: Novato...ajuda |
|
|
Saudações!!
Vou contar uma breve historia sobre a minha planta. Tenho ela a 5 anos, ganhei de pesente da maternidade quando a miha filha nasceu. A intenção era coloca-lá no chão, porém no vazo ficou desde então. Há algumas semanas olhei para ela e decidi fazer um bonsai. Fui atrás de leitura sobre o assunto e vi o quanto fiz errado com a planta. Nunca podei ou adubei, apenas fiz a rega. A planta pega o sol da manhã, até umas 11:00 horas. Há uns dois anos tive que podar um galho grande devido um fungo que estava secando a planta. A planta deu uma estacionada no tamanho, provavelmente devido a falta de manutenção. A umas duas semanas fiz um desbaste de copa(acho que fora de época) pois a copa estava cheia e faltava espaço para os galhos(não podei tudo).
Agora as perguntas ou dúvidas devido ao estado da planta:
1 - Qual é a espécie? (acho que é jaboticabeira)
2 - Devo terminar a poda da copa?
3 - Devo fazer a poda das raízes agora no final do inverno ou esperar a planta se recuperar?
4 - Devo trocar a terra ou adubar?
5 - Ainda consigo fazer um bonsai?
6 - Qual é a sugestão de estilo e como fazer a poda/estilização??
Segue as fotos
 |
|
|
 |
Precatorius

Registrado: 05/08/12 Idade: 39 Mensagens: 23 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Ter Ago 07, 2012 12:45 am Assunto: |
|
|
Olá Marcos,
As fotos ficaram bem pequenas aqui, dificultando a identificação.
Se puder postá-las em maior resolução seria ideal.
 _________________ Anderson Cardoso
"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias."
Lao-Tsé |
|
|
 |
Gustavo M
|
Enviada: Ter Ago 07, 2012 7:04 pm Assunto: Re: Novato...ajuda |
|
|
ola marcos parece que e jabuticabeira tambem sou novato mas pelas fotos que vi pela net parece mesmo jabuticabeira |
|
|
 |
Marcos Richert
|
Enviada: Ter Ago 07, 2012 11:20 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Precatorius

|
Enviada: Ter Ago 07, 2012 11:44 pm Assunto: |
|
|
Pelo pouco que conheço, tbm me parece uma jabuticabeira...
Mas amigos mais experientes podem dizer com maior credibilidade. _________________ Anderson Cardoso
"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias."
Lao-Tsé |
|
|
 |
Marcos Richert
|
Enviada: Sex Ago 10, 2012 11:26 pm Assunto: |
|
|
Então meus amigos, alguem?? Help??? |
|
|
 |
Precatorius

|
Enviada: Sex Ago 10, 2012 11:47 pm Assunto: |
|
|
Vamos lá Marcos. Não tenho muita experiência ainda, mas nos últimos dias eu li tanto e observei tanto minhas jabuticabeiras aqui, que acredito poder ajudar pelo menos um pouco.
Quer realmente fazer um bonsai com sua planta? A primeira coisa a ser feita é uma poda drástica! Isso mesmo, vai ter que cortar praticamente a planta toda fora.
Dá dó? Com certeza! Tenho uma muda que comprei recentemente e fiquei com dó de pode. Enfim, vou deixá-la como está, pois acho linda, mas desisti de formar um bonsai de verdade com ela. O que eu fiz? Fui hoje na floricultura comprar outra planta (jabu também) para fazer um bonsai de verdade, pelo menos começar.
Vai precisar transplantar a árvore também, fazendo uma mistura boa. 50% de cascalho fino(3mm) e 50% terra vegetal... Poda de raiz, adubo, enraizador e tudo mais... Vamos por partes.
Como eu disse, hoje mesmo comprei uma nova muda de jabu, tirei fotos de como era, fiz a pode drástica e tirei fotos novamente. Só vou postar aqui quando estiver brotando novamente dentro de algumas semanas.
Podemos conversar melhor sobre sua planta por messenger, email mesmo ou facebook.
precatorius@gmail.com
www.facebook.com/AndersonCardosodeLima
Abraço! _________________ Anderson Cardoso
Lao-Tsé |
|
|
 |
Marcos Richert
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2012 1:56 pm Assunto: |
|
|
Tenho lido vários tópicos por aqui e sempre vejo a tal da poda drástica, alguém poderia me explicar o por que dessa poda? Bonsai tem que ter um estilo definido ou posso deixar a forma que ela tomou sozinha e só conduzi-lá daqui para frente? Quando eu fizer a poda da raiz, na composição do solo, a areia e a terra vegetal são misturadas ou colocadas em camadas, areia depois a terra? desculpem meu amadorismo! |
|
|
 |
Marcos Richert
|
Enviada: Sáb Ago 18, 2012 4:52 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos!
Gostatia de opinião sobre poda e estilo. Faço uma poda dexando a planta no "toco"?
Estava pensando em fazer o seguinte:
Fazer assim: Obs.: Após a poda a planta ficaria com 30 cm.
Agradeço se alguém me ajudar... |
|
|
 |
|