|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Precatorius

Registrado: 05/08/12 Idade: 38 Mensagens: 23 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Ter Ago 07, 2012 8:31 pm Assunto: Projeto Jabuticabeira I |
|
|
Boa noite pessoal, sou iniciante na arte de bonsai e qualquer tipo de dica, opinião e crítica será bem vinda.
Tenho um pé de jabuticaba em casa com 2 metros de altura, plantado de uma muda há 6 anos, e o que me informaram na época é que esta muda é de "enxerto", creio que quiseram dizer "alporque", não sei se influencia em algo para meu projeto.
Vou postar as fotos e explicar passo-a-passo como estou fazendo.
Aqui é a árvore com 2m de altura, começando a florescer e já formar alguns frutos. Escolhi um galho com um movimento bacana na parte direita para fazer alporquia.
Aqui uma foto já mais aproximada do galho a ser feito alporquia.
Close do ponto.
Após remoção da casca.
Por enquanto é isso, no sábado postarei fotos de como ficou o alporque pronto..
O que acharam?
Abraço!  _________________ Anderson Cardoso
"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias."
Lao-Tsé |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Ago 07, 2012 8:52 pm Assunto: |
|
|
Bom Anderson, alporquia em jabuticaba é be m raro de dar certo, mas boa sorte. |
|
|
 |
Aluizio
Registrado: 23/02/09 Idade: 39 Mensagens: 81 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qua Ago 08, 2012 12:06 am Assunto: |
|
|
Precatorious,
Apesar de não ter muito conhecimento sobre bonsai e sobre jabuticabeiras, vou tentar contribuir de alguma forma....
Quanto à planta ser de enxerto ou alporquia, creio que em nada influenciará em "vingar" seu novo alporque.
O problema poderia ser em relação às características da nova planta, em sendo o alporque obtido do "cavalo" ou "cavaleiro", ou seja, sendo propagada a planta de cima ou a de baixo no conjunto enxertado.
Outro possível problema que pode existir é a época do alporque em relação ao estágio de desenvolvimento da sua planta, visto que ela está iniciando a floração, então suas reservas serão direcionadas à florada e não ao enraizamento, porém não tenho certeza quanto a isso.....
É isso que tenho a dizer, mas....
Boa sorte!!!! |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Qua Ago 08, 2012 1:15 am Assunto: |
|
|
Um conselho...
Faz uns 20 pra um dar certo, hehehehe
A jabuticaba é danada, não é impossível, mas talvez vc consiga com muuuuuita persistencia.
E sua jabuticaba, me parece ser da variedade híbrida, que frutifica mais cedo. Não creio que seja enxerto, ou alporque. Já tentei fazer alguns alporques em jabuticabeira, e não deu certo, larguei de mão. Se vc tem um tempo de sobra, procure por um tópico do Geraldo inocêncio sobre estaquia de jabuticaba, assim talvez vc possa obter um resultado positivo.
Abraço |
|
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Qua Ago 08, 2012 8:24 am Assunto: Re: Projeto Jabuticabeira I |
|
|
Tenho um alporque nessa espécie há dois anos e nada de enraizar, é loteria mas devemos tentar. |
|
|
 |
Precatorius

Registrado: 05/08/12 Idade: 38 Mensagens: 23 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Qua Ago 08, 2012 11:36 am Assunto: |
|
|
Obrigado amigos, vou manter o alporque, porém vou começar um outro projeto com uma muda nova de jabuticabeira enquanto isso.
Obrigado pelas dicas, vou postando aqui conforme o desenvolvimento!
Abraço! _________________ Anderson Cardoso
"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias."
Lao-Tsé |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Ago 09, 2012 11:52 am Assunto: |
|
|
Bom dia !
A diferença entre as tecnicas de alborque e enxerto é que no primeiro caso (alborque ) forçamos o surgimento de raiz num galho para depois separa-lo da planta mãe e com ele formar uma nova planta e assim conseguir propagar algumas especies que não produzem sementes ou são de dificil germinação.
Tecnica tambem utilizada para variedades que não aceitam a estaquia.
No Bonsai conseguimos com o alborque galhos com boa conicidade , movimento , de plantas raras e de dificil propagação .
Eu particularmente nunca fiz um alborque . Acredito que deve ser tentado apenas quando for um material muito bom e sem condições de se conseguir de outra forma .
No enxerto usamos um galho jovem de uma matriz com boa qualidade genética ( precocidade, tamanho do fruto , variedade, sabor , etc.. ) chamado de cavaleiro para atravez de um corte em diagonal inserir num tronco(cavalo) de outra planta da mesma variedade , mas com qualidades distintas do galho ( rusticidade, resistência , enraizamento , etc...)
Sua jabuticabeira é um enxerto , feito na base do tronco, como são 99% das mudas vendidas em hortos e floriculturas, usando um cavalo rustico com um cavaleiro com produção precoce, resultando na mistura de duas variedades da mesma especie, essa mistura é chamada de jabuticaba "hibrida".
Quanto ao alborque que fez, poderia ter escolhido outro galho com mais conicidade e movimento , mas agora é tarde, boa sorte e muita paciencia . A probabilidade deste galho enraizar é muito baixa .
Se resolver fazer da jabuticabeira inteira um bonsai, ( como o tronco se bifurca bem perto das raizes, ficaria muito bom, e eliminando um dos galhos resultaria em conicidade e movimento , para se ter , depois de pronto um bonsai com 40 cm + ou - .
No mais , boa sorte e tente , sempre . |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Ago 09, 2012 5:16 pm Assunto: |
|
|
O Bonsérgio disse tudo, eu também tentaria fazer um bonsai da planta inteira. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Ago 09, 2012 6:34 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Já que o amigo se dispôs de paciência e perseverança pra seguir adiante com o alporque, sugiro apenas que cave bem mais profundo a casca entre os anéis, para que o amigo não alimente falsas ilusões com o alporque e não descuide nunca da umidade dentro do mesmo! É um jogo de paciência, vai começar criando somente um calo e esse vai inchar, depois de muito tempo surgirá alguma coisa de raíz...nada animador!
Boa sorte!
Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|