Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

Registrado: 15/09/10 Idade: 49 Mensagens: 103 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Sex Ago 10, 2012 3:15 pm Assunto: Leucena Raiz Sobre Rocha |
|
|
Prezados,
Gostaria de compartilhar para apreciação e sugestão de vocês, uma pequena Leucena de minha coleção que envasei ontem.
Esta pequena tem uma história curta e bem curiosa e mostra como esta espécie, apesar de dificultosa, é muito rápida para se conseguir algum resultado. Pois bem, este exemplar é fruto de um galho que cortei de uma outra Leucena que tenho aqui, cortei este galho em agosto de 2010 e o coloquei em uma garrafa pet com areia grossa para enraizar, em agosto de 2011 retirei da garrafa pete e como tinha produzido bastante raizes e bem alongadas, decidi colocar sobre uma pedra, onde amarrei as raizes com auxilio de fita veda rosca, aquela utilizada para cano e conexões d'água. Após fixar as raizes sobre a rocha, enterrei em um vaso de cerâmica mais fundo, deixando a pedra toda coberta pelo substrato. Então ontem, um ano após a fixação das raizes sobre a Rocha, resolvi ver como tinha ficado o resultado e fiz o transplante para um vaso mais razo, que ainda é de treinamento e em mais dois anos transfiro para um vaso definitivo com bordas mais baixas.
Seguem as fotos:
Frente:
Lateral:
Aguardo sugestões.
Um abraço a todos.
Luiz Peregrino |
|
|
 |
Brenno Brandão Pereira
Registrado: 13/01/12 Mensagens: 21 Localização: Feira de Santana-BA
|
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Sex Ago 10, 2012 9:39 pm Assunto: |
|
|
POXA QUE EVOLÇÃO HEIN, PARABENS |
|
|
 |
Edgard de Vinhedo 1.o PASSO

Registrado: 10/01/12 Idade: 83 Mensagens: 120 Localização: Vinhedo-SP
|
Enviada: Sex Ago 10, 2012 11:36 pm Assunto: |
|
|
Parabéns, durante todo o processo sofremos na expectativa do resultado... se isso aconteceu com você fique feliz valeu a pena está linda. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2012 8:53 am Assunto: |
|
|
Otima evolução, Luiz.
Notem que já se passaram 2 anos e a intenção é de no minimo mais 2, ou seja 4 anos de condução para se ter um bonsai .
É comum vermos iniciantes no forum querendo fazer bonsai instantaneo, coisa impossivel de se conseguir .
Parabens Luiz , as raizes se encaixaram perfeitamente na pedra muito bem escolhida.
 |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 11, 2012 10:34 am Assunto: |
|
|
Obrigado a todos pelos comentários...
Bonsérgio,
Bem observado, muitas vezes por uma questão de pressa em se conseguir o resultado final, deixamos de ter uma exemplar com excelente potencial se transformar em mais uma planta qualquer. Cada espécie ou melhor cada espécime tem seu tempo e devemos respeitalo, para se chegar ao ápice.
Coloquei esta planta como exemplo do potencial precoce que a leucena tem, em dois anos partindo de um galho podado, já apresenta esta estrutura e com as raizes bem fixadas na rocha. Mas não quer dizer que sejá fácil, por esta velocidade toda ela termina dando muito trabalho para conseguir controlar o excesso de brotação, de ramificações alongadas e folhas muito espaçadas.
Mas para chamar este exemplar verdadeiramente de bonsai, a caminhada com certeza ainda vai ser longa.
Grande abraço a todos.
Luiz Peregrino
Editado pela última vez por Luiz Peregrino em Dom Ago 12, 2012 11:43 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2012 7:13 pm Assunto: |
|
|
Alô !!!!!!!
Não tenho boas experiências com leucenas.
Todas que obtive, comprando ou ganhando, não me derem alegria.
Parabéns............ _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Dom Ago 12, 2012 10:33 am Assunto: Re: Leucena Raiz Sobre Rocha |
|
|
Paciencia é a receita do bonsaísta! Temos que ter para vender rsrsrs. Parabens pelo teu belo trabalho vá em frente. |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 12, 2012 11:42 am Assunto: Re: Leucena Raiz Sobre Rocha |
|
|
Mais Uma vez obrigado pelos comentários...
Dnª Angela, as leucenas são um pouco chatinhas de conduzir, mas quando se pega a manha das podas de copa, para controlar o espaçamento dos entre-nós, fica mais fácil, mas dá um trabalho grande ter que estar podando sempre. Tenho outras tantas na minha coleção e no meu caso estou satisfeito com elas.
Grande abraço,
Luiz Peregrino |
|
|
 |
|