|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Ter Ago 14, 2012 8:07 pm Assunto: Buxinho |
|
|
Caros Amigos
Tenho este buxinho de um calibre bem grosso e um nebari bem distribuído, com varias brotações baixas, pensei em diminui-lo na primeira brotação de baixo para cima, queria saber a opinião de vcs.
 _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Bruno NF
|
Enviada: Ter Ago 14, 2012 10:04 pm Assunto: |
|
|
Gostei dele, parece bem saudável, com as folhas bem verdinhas e tal, não consigo deixar o meu assim. Acho que consegui imaginar o que você quer com a poda baixa, mas eu não teria coragem!!! Mas se tivesse que fazer de qualquer forma, eu cortaria galho por galho, nunca todos de uma vez com uma poda drástica. Cortaria um e esperaria se recuperar, outro e esperaria mais um tempo, e assim por diante. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Ago 14, 2012 10:59 pm Assunto: |
|
|
Anderson, de fato dá para baixar o buxinho, desde que seja aos poucos. Mais ou menos como o Bruno disse, talvez um pouco mais agressivo. Já fiz várias vezes sempre com sucesso e sem matar a planta da seguinte forma. Escolhe metade dos galhos e faz uma poda relativamente baixa, sem mexer nos demais. Estes galhos podados vão brotar forte. Quando esta brotação estiver com uns 8-10 cm de comprimento, faça a poda nos outros galhos, na mesma altura. Quando a brotação desta segunda poda estiver também com uns 8-10 cm, a outra vai estar com uns 15 cm e poderá baixar ainda mais a poda destes galhos, repetindo a operação até estar na altura desejada. Na verdade eu chego na latura desejada com 2 intervenções em cada metade da planta. É muito importante que os galhos podados fique ao menos alguns pequenos galhos com folhas. O galho podado que ficar sem folhas muitas vezes não voltará a brotar.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Ago 15, 2012 11:07 pm Assunto: bonsai |
|
|
Só faça os cortes sugeridos na primavera, não agora no inverno. Assim, a chance de exito será maior. E, com os galhos cortados, usando principalmente as ponteiras, poderá, se quiser, formar novas plantas a partir de estaqueamento, vez que o exito de brotação é de até 90% na primavera, usando apenas areia grossa de rio. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qui Ago 16, 2012 1:13 pm Assunto: |
|
|
Belo material, e quanto mais paciencia vc tiver melhor será seu resultado, e se minha esta plata selecionaria alguns galhos para jins. |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Qua Dez 05, 2012 8:48 pm Assunto: |
|
|
Atualizando...
Com novas brotações e muito vigor.
 _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|