|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Deivid Novais
Registrado: 11/08/12 Idade: 44 Mensagens: 9 Localização: Nova Serrana-MG
|
Enviada: Seg Ago 13, 2012 10:44 pm Assunto: Buxinho secando depois de transplante. |
|
|
Boa noite pessoal.
No dia 30/07/12 não sei por que, me deu vontade de ter um bonsai.
Fui a uma floricultura e comprei dois buxinhos mesmo sem saber absolutamente nada e bonsai.
Em casa busquei informações na net e cortei alguns galhos do buxinho maior.
Depois de ler mais, resolvi transplanta-lo no dia 11/08/12 para um substrato de três partes iguais de areia grossa (de construção), caqueira (de tijolo) e terra preta (dessas compradas em saco fechado na floricultura).
Como a terra velha estava muito compactada e malcheirosa acho que tirei quase metade dessa terra e das raízes (acho que exagerei). Mas hoje, dia 13/08/12 percebi que suas folhas estão secando, e as folhas mais novas murchando.
Depois de transplantar, a planta esta pegando sol de 07h00min as 10h00min e reguei todos os dias de manha, pois percebia que a parte de cima do substrato estava secando.
Estou com medo de ele morrer.
Alguém sabe me dizer o que pode estar acontecendo? O que eu posso fazer agora para tentar salva-lo?
Assim que eu aprender coloco aqui fotos dele para entenderem melhor.
Desde já agradeço as respostas.
[/img] |
|
|
 |
Deivid Novais
|
Enviada: Seg Ago 13, 2012 11:16 pm Assunto: |
|
|
antes
depois

Editado pela última vez por Deivid Novais em Seg Ago 13, 2012 11:39 pm; num total de 5 vezes |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Seg Ago 13, 2012 11:19 pm Assunto: buxus |
|
|
ola,deivid olha pelo que li e minha experiencia em buxus tenho algus e uma especiei dificil de comecar mais........primeiro e uma planta que nao acheita podas muito severas o que se mexa muito nela:-,pelo:-)que entendi voce podou e tranplantou ao mesmo tempo ou quase,deveria ter feito uma coisa de cada vez e quando transplanto um buxus nao mexo nas raizes coloco na areiampura e deixo ela se recuperar ai faco:-)as:-)podas e mais tarde mexo nas raizes.Outra coisa que faco e que planta transplantada deixo um mes na sombra mas com bastante claridade para a mesma se recuperar.O interessante e que coloque umas fotos deles pro pessoal ver mas acho que se estao secando acredito que nao tera volta mas ja tive plantas assim que se recuperaram?
Abracos |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Seg Ago 13, 2012 11:48 pm Assunto: |
|
|
Não tenho experiência com buxinho mas de uma forma geral você fez muita coisa em muito pouco tempo. Sugiro que deixe a planta na sombra por aproximadamente um mês e depois vá aos poucos colocando ela para mais perto do sol. Se tiver sorte ela se recupera mas boa sorte.
Valeu. |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Ter Ago 14, 2012 8:09 pm Assunto: buxus |
|
|
ola deivid,assim analisando as fotos ate parece que nao estao tao ruim assim colowue elas na sombra e se tiver borrife agua no fim da tarde acredito que vai dar pra salvar.Abracos |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Ago 15, 2012 5:14 am Assunto: |
|
|
Bem amigo,
com a experiência que tenho em perder Buxinhos, pode até ser que seque apenas aquele galho, mas eu apostaria que a planta vai a óbito. Pode até demorar uns meses...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Deivid Novais
|
Enviada: Qua Ago 15, 2012 9:11 am Assunto: Buxinho secando depois de transplante. |
|
|
Muito obrigado pelas respostas pessoal.
Bom, estou deixando ele na sacada bem iluminada, mas só na sombra, regando normalmente e borrifando agua nas folhas.
Vamos ver no que vai dar.
De qualquer maneira vou postando mais fotos pra voces acompanharem o resultado.
E se tiverem mais sugestoes podem mandar.
O substrato no qual transplantei ele ficou bom, ou para o buxinho tem opçoes melhores ? |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Qua Ago 15, 2012 6:47 pm Assunto: |
|
|
Deivid, não acho que buxinho seja tão temperamental assim,já transplantei vários e só perdi um, até agora.Quanto ao substrato, na minha opinião poderia ter sido um pouco mais orgânico , mas está bom assim.Se eu posse vc retiraria mais estes galhinhos pequenos para compensar a grande perda de raizes (capilares)como vc mesmo sitou.Cuidado com a rega, que deve ser moderada, uma vez terá poucas folhas, e quanto ao sol, é bom ela ir pegando um pouco de sol pela manhã, depois de recuperar ai é sol direto.
Como diz o NICKY, sol é vida.
Abraço. _________________ Envelhecer é inevitável.Ficar velho é uma escolha. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Ago 15, 2012 10:41 pm Assunto: bonsai |
|
|
Buxus sempervirens, ou buxinho como é conhecido, não é uma espécie dificultosa, pelo contrário. É de cultivo relativamente simples, requerendo porém, como toda e qualquer espécie vegetal, certos cuidados em seu manuseio, para evitar perda material.
O nobre colega diz que fez o transplante em agosto. Agosto, em nosso país, é inverno. Qualquer replantio, na grande maioria das vezes, feito no inverno, pode comprometer a planta, levando-a à morte. A época correta, para isso, é na primavera, quiçá iniciozinho do verão. Fora desse período, o risco de perda é grande, por mais cuidado que se tenha, mesmo usando um bom substrato drenante.
Com o "buxinho" não é diferente. Plantas adquiridas em viveiro geralmente vem plantadas em substrato pastoso, argiloso, onde a retenção liquida é muito grande. Trata-se de um composto rico em materia organica, o que favorece um aumento acentuado no sistema radicular da planta, que por isso mesmo emite muitas raizes, preenchendo quase totalmente o espaço existente no interior desse tipo de substrato.
Quando na primavera, podemos cortar até 50% desse tipo de sistema radicular, sem nenhum risco de perda para a planta, liberando o sistema radicular e preservando apenas as capilares na camada mais superior, próximas da base do tronco, favorecendo dessa forma a formação de um nebari radial (raizes em forma circular a toda volta do tronco) mais interessante no futuro bonsai.
Todavia, esse tipo de corte, com a eliminação dessa quantidade (ou até mais) de raizes, só deve ser feito na primavera e em nenhuma outra época do ano. Geralmente costumo eliminar o máximo de raizes, lavando-as em seguida, para eliminar totalmente o substrato aderido a elas. Após isso, procedo a novo corte redutor, deixando apenas o minimo necessário à recuperação da planta, replantando-a em um composto o mais drenante possível: caco ceramico, pedrisco, terra granulada, casca de pinus e carvão. Nada de areia nem de "terra preta" comprada em floricultura. Essa ultima é dispensável por conter matéria organica em decomposição, o que tornará a mistura comprometedora para a recuperação correta da planta.
Então, em relação a esse buxinho, posso garantir que dificilmente ele sairá ileso dessa sua intervenção, lamento dizer. Mas não permita que isso o desanime. É preciso prática para lidar corretamente com esse tipo de intervenção, para realizar esse tipo de trabalho seja num "buxinho", seja em qualquer outra planta. E, acima de tudo, é preciso antes de mais nada, aprender a ter "paciência", para fazer a coisa certa, na época certa e não a qualquer momento que julgamos oportuno fazer. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qui Ago 16, 2012 1:22 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando e torcendo pela sobrevida da planta pois é um belo material, o restanteo ja foi dito pelos colegas abraço. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|