|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Eduardo Marques Moreira
Registrado: 14/08/12 Idade: 39 Mensagens: 7 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Ago 17, 2012 10:21 am Assunto: Bonsai de Buxinho - Peço opinião para moldá-lo |
|
|
Bom dia a todos!
Tenho um bonsai de buxinho (foto abaixo), mas não sei como molda-lo, isto é, que formato deve dar a ele. Alguém poderia me dar uma luz sobre o estilo que posso dar a esse bonsai?
Att.
 |
|
|
 |
WFROTA 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 17, 2012 1:14 pm Assunto: |
|
|
Eduardo minha humilde opinião é; Replantar no chão ou mamadeira para desenvolver melhor a planta, aí sim com alguns anos, boa adubação e poda de raiz poderá aramar e dá um formato no seu pré-bonsai.
Esse vaso tá muito estranho.
Rever matéria sobre vasos para bonsai.
Rever matéria pratica da mamadeira. |
|
|
 |
Eduardo Marques Moreira
|
Enviada: Sex Ago 17, 2012 3:00 pm Assunto: |
|
|
Alguém tem alguma opinião que não seja replantar no chão ou colocar na mamadeira? Grato pela colaboração WFROTA, mas isso está fora de cogitação. |
|
|
 |
Marlon Fontoura 1.o PASSO

Registrado: 29/12/07 Idade: 42 Mensagens: 108 Localização: Rib. das Neves- MG
|
Enviada: Sex Ago 17, 2012 8:36 pm Assunto: |
|
|
Amigo, pelo que vejo, você está iniciando na arte, me corrija se estiver errado. A primeira coisa quando se compra uma muda para transformá-la em bonsai, é ter uma ideia do que fazer com ela. Imagino que já tenha lido sobre os estilos de bonsai, se não, leia, aqui mesmo no fórum existe várias matérias a respeito.
Quanto a espécie que você escolheu para trabalhar, seja cauteloso nos transplantes, podas e adubação, pois aqui no fórum, existem vários relatos, de amigos que perderam suas mudas,(inclusive eu) por terem a pressa que todo iniciante tem em transformar sua primeira muda em bonsai o mais rápido possível.
Sua planta tem potencial, mas precisa de tempo e espaço para desenvolver e no futuro, quem sabe, se transformar em um bonsai imponente.
Paciência, tenha essa palavra poderosa como fundamento.
Não tenha pressa, dê um passo de cada vez.
O que o amigo WFROTA disse, é também minha opinião para o desenvolvimento e treinamento de sua planta, pois no vaso onde ele se encontra, será difícil para o desenvolvimento e treinamento de sua planta.
Outra coisa, são aquelas pedrinhas. Fica até bonitinho, mas só atrapalha o desenvolvimento.
Att. Marlon Fontoura |
|
|
 |
Eduardo Marques Moreira
|
Enviada: Sáb Ago 18, 2012 2:46 pm Assunto: |
|
|
Marlon, boa tarde!
Eu não estou duvidando que a dica dada foi boa. Conheço a técnica da mamadeira, mas não sou exatamente um admirador dela. Não tenho nada contra quem faz, apenas não farei com minhas mudas. Também não estou com tanta pressa, só quero saber se já é possível moldar essa muda em algum estilo. As pedrinhas as quais você se refere são na verdade Calcário de liberação gradual, o qual estou usando para garantir suplemento de cálcio e impedir a acidificação do solo por lixiviação (tenho experiência com fertilizantes e corretivos de solo porque isso faz parte de minha formação profissional). De qualquer forma agradeço muito os comentários e as dicas, mas conforme já disse, eu não sou um fã de mamadeira, hehehe. Muito obrigado pela ajuda. |
|
|
 |
Eduardo Marques Moreira
|
Enviada: Sáb Ago 18, 2012 2:48 pm Assunto: |
|
|
WFROTA, desculpe pela forma como respondi sua dica. Na hora estava com pressa e deu a impressão de ter sido grosso. Não era essa a intenção. Mais uma vez me desculpe e agradeço pela sua colaboração. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|