|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Ago 20, 2012 10:07 pm Assunto: Goiabeira |
|
|
Olá!
dias atrás ganhamos uma goiabeira, ela veio em uma sacola plástica quase sem substrato, e colocamos ela em um escorredor de macarrão. Não sei se é melhor do que ter colocado em um vaso para se desenvolver, não espero engrossar muito o tronco dela, devido a maioria das goiabeiras na natureza terem o tronco fino em relação a altura.
Seguem as fotos:
ela chegou assim
as raízes
poda na pivotante, deixando a maioria das radiculares
e como ela ficou
foi utilizado pedrisco como substrato
agora é só esperar.
retiramos algumas folhas para diminuir o stress da planta.
o link do processo
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/08/muda-de-goiabeira.html
é isso aí!
até mais!
Editado pela última vez por gil_fuka em Qua Ago 22, 2012 5:03 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Ago 21, 2012 9:44 am Assunto: |
|
|
Gil...pegue uma bacia grande, encha de terra adubada, não faça muitos furos(um só bem grande no meio é suficiente), proteja com tela o furo e coloque apenas apoiado em cima o escorredor. Somente no escorredor secará muito rápido o substrato. O escorredor é procedimento para pré-bonsai a sua ainda é uma muda em formação, melhor seria direto na bacia grande ou no chão. Uma muda em formação tem que ser trabalhada para subir um degrau e se tornar pré-bonsai. Apenas uma ideia, seja livre em suas experiências!
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 21, 2012 3:42 pm Assunto: |
|
|
olá!
então marco, como eu não tinha um vaso maior eu coloquei no escorredor mesmo, eu entendi o que voce quis dizer sobre a muda.
e creio mesmo que o melhor seja um vaso grande,realmente.
Mas ai, fiz o processo domingo agora.Será que é possivel trocar para um vaso grande neste fim de semana? ou é arriscado?
se trocar vou usar pedrisco e terra novamente, igualmente as mudas de jabuticabeiras.Seria o correto?, pois vse trata de uam frutifera e creio que consuma muita agua.
quanto tempo depois devo começar a adubação?
é isso aí marco, valeu pelas dicas meu amigo! |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 22, 2012 9:26 am Assunto: |
|
|
gil_fuka escreveu: | olá!
então marco, como eu não tinha um vaso maior eu coloquei no escorredor mesmo, eu entendi o que voce quis dizer sobre a muda.
e creio mesmo que o melhor seja um vaso grande,realmente.
Mas ai, fiz o processo domingo agora.Será que é possivel trocar para um vaso grande neste fim de semana? ou é arriscado?
R: Vç não precisa trocar, apenas coloque apoiado sobre uma bacia com terra adubada(esterco animal, adubo orgânico, etc...)Quando a raíz chegar na bacia embaixo, ela terá da onde tirar alimento e umidade no tempo dela. Como se a bacia fosse uma mesinha onde vç vai expor o escorredor em cima, girando pra esquerda e pra direita curtamente acomode o escorredor por sobre a bacia de terra de modo que a mesmo se enterre alguns cm...ex:3cm
se trocar vou usar pedrisco e terra novamente, igualmente as mudas de jabuticabeiras.Seria o correto?, pois vse trata de uam frutifera e creio que consuma muita agua.
quanto tempo depois devo começar a adubação? R: se colocar a bacia como sugerido e o escorredor em cima, a própria planta se adubará no tempo dela, se não for usar o método da mamadeira acho que uns 40 dias depois, iniciando o processo de forma branda, até por que a planta está em terra nova e vai levar algum tempo até que esgote suas reservas.
é isso aí marco, valeu pelas dicas meu amigo! |
_________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 22, 2012 5:02 pm Assunto: |
|
|
beleza marco
vou colocar na mamadeira então, não irei retirar de onde já está.
qual a composição da mamadeira que você usa?
Uma coisa que eu observei foi que o substrato escolhido está secando muito rápido, que é o caso dos pedriscos, e estou co
receio que ela desidrate, pois aqui em são paulo está uma calor danado em pleno inverno, não chove e o clima ta 0% umido
penseo em colocar um pouco de terra por cima pra ela adentrar no substrato conforme eu for regá-la. Creio que a terra ajude um pouco.
valeu marco pela dica!
até mais! |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 23, 2012 1:00 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Olá gil!?
Cara o substrato que os bonsaistas usam nunca são iguais, uns aos outros. Eu consegui uma turfa de ótima qualidade e comprei oito sacos de 30Kg, bem granular e alguns sacos de terra adubada tb. No seu caso sua planta já está acomodada e o que interessa agora vai ser o substrato da bacia, onde o escorredor será apoiado em cima. Use algo bem adubado. Na bacia não vai ser preciso pedrisco, nem tampouco muitos furos. Um bem grande com telinha é suficiente. Consiga esterco curtido de gado, ou torta de mamona, galinhaça, farinha de peixe, de ossos, fort plantio
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 24, 2012 8:02 pm Assunto: |
|
|
Beleza marco!
vou colocar na mamadeira mesmo!
valeu pelas dicas meu amigo!
até mais! |
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 12, 2012 6:17 pm Assunto: |
|
|
até hj não obtive sucesso em goiabeiras, quero acompanhar o desenvolvimento da sua para saber um pouco mais sobre elas.
tive muita dificuldade em enraizar as plantas... muitas mudas morreram por conta disso, tentei alguns alporques para retira-los no fim deste ano ou ano que vem ... vamos ver no que dá....
abraços... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|