FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori - Limão
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Predes

MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2012 5:07 pm    Assunto: Yamadori - Limão Responder com citação

Meu primeiro tópico, como podem perceber sou iniciante no assunto, andei estudando o fórum e já encontrei mta informação útil
Porém estou querendo fazer um Yamadori de um limoeiro que plantei a + - 2 ~ 3 anos em uma praça em frente a minha casa.
Vou colocar algumas fotos dele, e gostaria de opiniões de vocês levando em consideração que é a primeira vez que faço algo do tipo, então gostaria de dicas de melhor forma possível de começar, o solo que devo utilizar no caso do limoeiro, se devo poda-lo e como poda-lo, se devo poda-lo ainda estando no solo (na praça) ou depois de retirá-lo, etc.
Não sei se estou querendo d+ , mais é que realmente falta experiência.
Qualquer ajuda será bem vinda.

E aí? o material é bom?
Já está na hora de mecher mesmo ou espero mais?
Antes de encontrar o fórum minha idéia era de podar "tudo" e esperar brotar novamente o0
Agradeço desde já
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2012 1:38 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Predes, esse material é excelente na minha humilde opinião, mas para continuar exatamente aí, onde voce o plantou. Por outro lado, se é um iniciante na arte bonsai e tem consigo as informações que obteve em nosso forum, sabe então que o melhor a fazer é começar com plantas menos complexas ao cultivo, que permitem não só um retorno mais rápido, quanto a formação delas e sua transformação de simples mudas em lindos bonsai, mas que permitem, igualmente, maior satisfação quanto aos resultados obtidos.

Ouso elencar a voce algumas espécies que julgo excelentes, e que tenho certeza voce poderá encontrar em viveiros e floriculturas na sua cidade ou mesmo em cidades mais próximas: ficus, pitangueiras, jabuticabeiras, aceroleiras, resedá, caliandra, pingo de ouro (duranta), ligustro, manacá de jardim, mini roseira, amoreira (branca e preta, tanto faz). Outras espécies, mais complexas, voce poderá vir a adquirir depois, quando estiver familiarizado com o processo de cultivar e trabalhar adequadamente suas plantas.

Esse limoeiro, por outro lado, está numa fase ainda muito inicial. A madeira não lignificou o suficiente, as folhas são muito grandes, e sua conversão, em um bonsai, é algo extremamente dificultoso, mesmo para o mais experimentado bonsaista que exista. E, nesse caso, duvido que ele, tendo experiencia em cultivo, iria se arriscar com um limoeiro dessa variedade......

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Predes

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2012 2:02 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Predes, esse material é excelente na minha humilde opinião, mas para continuar exatamente aí, onde voce o plantou. Por outro lado, se é um iniciante na arte bonsai e tem consigo as informações que obteve em nosso forum, sabe então que o melhor a fazer é começar com plantas menos complexas ao cultivo, que permitem não só um retorno mais rápido, quanto a formação delas e sua transformação de simples mudas em lindos bonsai, mas que permitem, igualmente, maior satisfação quanto aos resultados obtidos.

Ouso elencar a voce algumas espécies que julgo excelentes, e que tenho certeza voce poderá encontrar em viveiros e floriculturas na sua cidade ou mesmo em cidades mais próximas: ficus, pitangueiras, jabuticabeiras, aceroleiras, resedá, caliandra, pingo de ouro (duranta), ligustro, manacá de jardim, mini roseira, amoreira (branca e preta, tanto faz). Outras espécies, mais complexas, voce poderá vir a adquirir depois, quando estiver familiarizado com o processo de cultivar e trabalhar adequadamente suas plantas.

Esse limoeiro, por outro lado, está numa fase ainda muito inicial. A madeira não lignificou o suficiente, as folhas são muito grandes, e sua conversão, em um bonsai, é algo extremamente dificultoso, mesmo para o mais experimentado bonsaista que exista. E, nesse caso, duvido que ele, tendo experiencia em cultivo, iria se arriscar com um limoeiro dessa variedade......

Caro nickyfury, muito obrigado.
Eu então estava quase fazendo uma besteira. Como ningúem tinha me respondido, amanhã mesmo eu iria tirá-lo do solo onde ele está.
Vou seguir seus conselhos eu deixá-lo onde está. Ainda bem que você me alertou a tempo, pois eu poderia matar essa planta atoa...
Eu fiz algumas estacas de amora, baseado em informações que encontrei aqui no fórum, mais que ainda não brotaram, mais vou direcionar minha atenção a elas então a princípio.
Agradeço novamente pela atenção , e pelas dicas.

Smile
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2012 5:30 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Não há o que agradecer. Se for pelo lado das estacas, poderá até fazer algumas, mas a melhor época é na primavera, com chances de 100% de êxito. Nós estamos no inverno, ainda, e não é uma época muito adequada para isso, tanto que até agora suas amoreiras não brotaram, né? Rolling Eyes

Na primavera, faça um giro por sua cidade e corte fora as ponteiras, isto é, extremidades de galhos de diversas plantas que devem ornar o paisagismo urbano aí na tua cidade: murta (jasmim laranja), resedá (extremosa), primavera (bouganvillea), buxinho (buxo sempervirens), pingo de ouro (duranta repens), dentre outras, inclusive roseiras. Deixe as estacas imersas em uma solução contendo hormonio enraizante, em seguida enterre todas em um recipiente contendo apenas areia grossa de rio, ou de construção, sem peneirar.

Regue bem e mantenha em local semi sombreado (onde recebam luz e calor solar apenas pela manhã). Logo verá que todas irão brotar bem, emitindo vigorosas brotações em todo seu caule. Deixe crescer e enraizar bem durante todo o ano, para na próxima primavera então, retirar e plantar em recipientes individuais. Nesse trabalho, poderá então usar arame e dar uma forma levemente sinuosa a todas elas, obtendo assim um material de qualidade superior com que formar um lindo viveiro de mudas destinadas a se tornarem bonsai, depois de alguns anos de cultivo.

A primavera é a melhor estação do ano para essa coleta e plantio. Boa sorte e não deixe de mostrar seu trabalho e os resultados que conseguir.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Predes

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2012 11:41 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Não há o que agradecer. Se for pelo lado das estacas, poderá até fazer algumas, mas a melhor época é na primavera, com chances de 100% de êxito. Nós estamos no inverno, ainda, e não é uma época muito adequada para isso, tanto que até agora suas amoreiras não brotaram, né? Rolling Eyes

Na primavera, faça um giro por sua cidade e corte fora as ponteiras, isto é, extremidades de galhos de diversas plantas que devem ornar o paisagismo urbano aí na tua cidade: murta (jasmim laranja), resedá (extremosa), primavera (bouganvillea), buxinho (buxo sempervirens), pingo de ouro (duranta repens), dentre outras, inclusive roseiras. Deixe as estacas imersas em uma solução contendo hormonio enraizante, em seguida enterre todas em um recipiente contendo apenas areia grossa de rio, ou de construção, sem peneirar.

Regue bem e mantenha em local semi sombreado (onde recebam luz e calor solar apenas pela manhã). Logo verá que todas irão brotar bem, emitindo vigorosas brotações em todo seu caule. Deixe crescer e enraizar bem durante todo o ano, para na próxima primavera então, retirar e plantar em recipientes individuais. Nesse trabalho, poderá então usar arame e dar uma forma levemente sinuosa a todas elas, obtendo assim um material de qualidade superior com que formar um lindo viveiro de mudas destinadas a se tornarem bonsai, depois de alguns anos de cultivo.

A primavera é a melhor estação do ano para essa coleta e plantio. Boa sorte e não deixe de mostrar seu trabalho e os resultados que conseguir.

Nickfury e outros colegas do fórum. enquanto não tenho outro material para ir trabalhando e aprendendo, poderiam me ajudar nesse meu Pré - Bonsai?
A histório dele é a seguinte, comprei em mercado a + - 2 anos e meio, nesse período ele ja frutificou 2 vezes, e em uma vez chegou a dar 5 figos.
Desde que eu comprei, eu o troquei de vazo uma vez pois ele caiu da sacada com o vento e o vazo quebrou, e completei com terra vegetal, pq a terra que veio nele se perdeu um pouco na queda, tudo isso sem ter conhecimento nenhum do que seria melhor pra ele até então.

Essas 2 fotos são de novembro do ano passado:

e esta foto é de como eles está atualmente, todas as folhas caíram o que acho q foi normal pq tenho mais 2 figos no quintal e todos perderam as folhas, porém todos eles estão brotando novamente agora, inclusive meu pré bonsai já está saindo novos brotos de folhas:

[

Agora gostaria de obter dicas de cuidado com ele, levando em consideração que ele está praticamente na mesma terra a 2 anos, em um vazo que não é o ideal.
Qual seria uma boa composição de solo para o figo?
devo fazer um transplante? deixo ele assim por enquanto?
Enfim o que acharem que devo fazer estou disposto a aprender, pois sei que não cuidei dele da melhor forma possível por não ter o conhecimento necessário, mais sempre dei muita atenção.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2012 10:10 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Predes, o certo seria voce abrir um outro post para essa sua planta. Mas vamos considerar: Figueira pertence à familia dos Ficus. O seu ficus é de uma variedade chamada como F. carica, e os frutos, até onde sei, são os únicos comestíveis pelo homem. O substrato ideal para os ficus variam conforme sua variedade. No caso do Carica, ele pede um solo mais organico, mais ácido, mesmo por causa do tipo de folha e por frutificar periodicamente.

Eu recomendo um solo contendo: caco ceramico, pedrisco, carvão, casca de pinus seca, terra granulada, tudo em porções iguais, em grânulos aproximadamente do tamanho da metade de um grão de feijão pequeno. Misture bem esse sustrato até que fique bem homogeneo. Forre o fundo do recipiente onde irá replantar com uma boa camada de caco ceramico apenas, em seguida deposite uma parte do substrato preparado conforme indiquei, dispondo as raizes do ficus o mais radialmente possível, em toda a volta do tronco. Dessa forma, permitirá um desenvolvimento da massa radicular mais adequada, estabilizando a planta. Cubra as raizes então com o restante do substrato, regando bem em seguida, até observar que a agua saia limpa pelos orificios de drenagem.

Esse replantio, porém, só deverá ser realizado na primavera, e não agora, no inverno. Quando retirar a planta do recipiente atual, limpe cuidadosamente suas raizes, mas não as lave, deixando nelas o substrato atual que estiver mais aderido, sem prejuízo nenhum para o novo. Após o replante, aguarde a planta reiniciar seu ciclo vegetativo, emitindo novas e vigorosas brotações, e vendo que as folhas estão com um tamanho entre médio e grande, proceda então ao primeiro aporte de nutrientes, via adubação organica, preferencialmente.

Até lá, isto é, até que chegue a primavera, cuide de manter a planta em local semi sombreado, com rega diária, evitando encharcar o solo, para não asfixiar as raízes e comprometer a planta. Não adube por enquanto.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: