|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vfribeiro
Registrado: 09/06/12 Idade: 26 Mensagens: 27 Localização: Tres Lagoas-MS
|
Enviada: Sex Ago 24, 2012 5:21 pm Assunto: Nova aquisiçao Ulmus perguntas!!(fotos)ajuda!!!! |
|
|
Bom pessoal esses dias eu estava andando pela CEAGESP e me deparei com uma ''lojinha'' de bonsai dei uma olhada e vi um Ulmus a qual gostei, paguei 35 reais e a moça me falou que era Ulmus comprei e levei para casa nos dois primeiros dias ela deu uma estranhada e algumas folhas ficaram amarelas com isso arranquei as amarelas.Lembrando que eu estava viajando e moro em MS onde e muito quente.
Minha duvida é:
Quantos anos vcs acham que tem?
Foi uma boa aquisição?
Quais cuidados?(coloca agua uma vez a cada dois dias sendo aki bem quente e borrifo as folhas 2 vezes ao dia)
Vcs ja tiveram um Ulmus?Qual foi a experiencia?
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Ago 24, 2012 5:44 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ribeiro, voce fez uma ótima aquisição e por um bom preço, pode acreditar. O ulmus é uma das melhores espécies e uma das mais cultiváveis, na arte do bonsai. Planta de origem oriental, inclusive, sua madeira é usada em marcenaria, para confecção de móveis em geral, bem como de tábuas para forração de assoalho e similares....
Definir a idade de uma planta é algo complicado, que apenas o produtor original teria como dizer, com certeza, sem margem de erro. Eu posso calcular, pela experiencia que tenho no cultivo da espécie, que se trate de uma muda com algo entre 2 a 3 anos, e que foi sempre cultivada em um vaso redondo, tipo aqueles de plastico preto muito comuns em floricultura.
Sua planta resiste bem ao cultivo, devendo mante-la em area descoberta, onde receba luz e calor solar o dia inteiro. Todavia, há que primeiro passar por um período de adaptação, em que o cultivo deve ser então mediado, isto é, mantenha a planta ao ar livre pela manhã, e na parte da tarde deixe-a em local protegido (coberto), ao abrigo da ação direta do sol forte. A rega deve ser diária, e não há necessidade de ficar borrifando as folhas.
Dentro de um mes ou dois, sua planta estará devidamente aclimatizada ao novo local de cultivo, podendo voce então expo-la ao sol pleno, mantendo a rega diária, de preferencia sempre ao final da tarde. Nessa nova fase, inicie uma adubação moderada, com materia organica, tipo a torta de mamona e farinha de osso, ou então, se preferir, com osmocote.
Para o futuro, digamos daqui a uns tres anos, voce deverá realizar um alporque na base do tronco, para corrigir o grave defeito dessas raizes amontoadas. Isso ocorreu por causa do cultivo em recipiente pequeno, como o vaso plastico que mencionei, após a retirada do alporque (essa muda, provavelmente, é resultado de uma alporquia de galho, algo muito comum nessa espécie). _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
vfribeiro
|
Enviada: Sáb Ago 25, 2012 12:07 pm Assunto: |
|
|
Tenho só mais 2 duvidas:
*Rego a cada dois dias porque quando rego em um dia, no outro dia a terra ainda esta úmida e tenho medo de apodrecer as raízes .
*O cara que me vendeu falou que ela gosta de sombra entao deixei em um lugar em que ele só toma 2.5 horas dentre 3 ate 5.30 da tarde mas aki tem um sol muito quente por isso tenho medo de deixa-la mais tempo no sol pq ela iria ficar toda queimada, aki no inverno a temperatura la pelas 2 horas da tarde fica a mais de 30 graus nem te falo no verao que fica acima de 42 graus |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Ago 25, 2012 10:01 pm Assunto: bonsai |
|
|
Considere o seguinte: na Asia, de onde essa espécie é originária, ela vem suportando temperaturas altas, acima dos 40 graus, há séculos, e continua resistindo bem por lá. Suporta, estoicamente, frio intenso, chuvas fortes e neve. Então, trata-se de uma espécie bem resistente, que se adapta bem a qualquer tipo de clima, inclusive o daqui do DF, onde nessa época do ano a temperatura sofre oscilações para mais e para menos, com uma umidade tão baixa que já foi comparada ao do deserto de Atacama, no Chile!!!
Então, faça como eu escrevi antes: vá liberando a planta ao cultivo a pleno sol aos poucos, até que a planta venha a se aclimatar adequadamente e passe a suportar tranquilamente as altas e baixas temperaturas que voce aponta em sua cidade. A natureza da espécie vegetal é muito diferente da nossa, seres humanos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
vfribeiro
|
Enviada: Dom Ago 26, 2012 3:48 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Existe a chance dele se adaptar a sombra???? |
|
|
 |
rescarolli60 1.o PASSO

Registrado: 06/06/12 Idade: 37 Mensagens: 191 Localização: Botuverá-SC
|
Enviada: Dom Ago 26, 2012 5:27 pm Assunto: |
|
|
não meu amigo...
as chances de se adptar a sombra são minimas
arvores gostam de sol e luz
todas....
fique vc 1 ano só na sombra p ver no q vai dar... vai parecer o michael jackson....
rsrsrsrsrsrsr....
só descontraindo um pouco ta?
mas é isso
tem esécies que até são boas e toleram sombra, mas ainda sim precisa pegar sol de vez em quando....
se quer ser um cultivador de bonsai precisa encarar o fato de que as plantas precisam de sol para poder fazer a fotossintese das folhas e liberar oxigenio entendeu?
senão aos poucos ela vai adoecendo ,as folhas ficando amareladas manchadas e vc irá perde-las ...
boa sorte com seu ulmus...
tenho varioas mudas aqui e gosto muito pq crescem ligeiro e como sou iniciante na arte tenho sempre trabalho com as plantinhas...
abraços
espero ter ajudado. _________________ BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|