FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duvida, alguém poderia me ajudar?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
BrunoMarchi

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 10:37 am    Assunto: Duvida, alguém poderia me ajudar? Responder com citação

Bom, comecei a ler ( ver videos ) sobre a arte bonsai e me interessei muito. Comecei a procurar algo que servisse como bonsai aqui em minha casa ( quintal enorme aqui ) e achei uma arvorizinha que não sei especie no cantinho do quintal do fundo mas, ele estava todo seco, terra sem aguar a muito tempo ( pois nem sabia que eles estava lá) então preparei um vaso comum daqueles de flores não muito grande e o tirei com todo cuidado do solo e o plantei no vaso. Mas, percebo que ele ainda está frágil e pequeno, tem um galho dele que não se sustenta por si próprio, fica como se fosse algo bambo. Podei ele, tirando os galho sem folhas ( foi certo eu tira-los ? ), reguei bastante e deixo ele no sol ( coloquei em um cantinho que, logo ao amanhecer o sol bate nele ), mas o ponto é, gostaria de saber se já posso colocar os araminhos pra dar forma, Oque poderia fazer para deixa-lo com aparência melhor e se há algo que possa fazer para o tronco ficar firme e forte?

Uns me dizem que é pinheiro, mas um cara de outro fórum me disse que não é, o que é então? O galho da esquerda <<< aquele longo que está frágil e bambo ... Muito fino ele, o que eu faço? Corto ou deixo ?
Foto:

Muito obrigado pessoal e me desculpem se postei no local errado ou qualquer outra coisa.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 11:29 am    Assunto: Responder com citação

Parece que é Eugenia. Esta planta oferece boas possibilidades de bonsai. Após você ter transplantado, dê um tempo para a recuperação da planta, podar, eu só faria faria após a certeza de que ela aceitou bem a mudança. Sobre aramar, eu gosto de usar pequenas estacas e linhas para dar formatos aos galhos, mas tem que cuidar para as linhas não marcarem os galhos. Creio que outros colegas mais experientes poderão te ajudar melhor. Se você postar uma foto com melhor tamanho e qualidade, pode facilitar para alguém que queira esboçar um projeção em imagem.
BrunoMarchi

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

Silas Lanzieri escreveu:
Parece que é Eugenia. Esta planta oferece boas possibilidades de bonsai. Após você ter transplantado, dê um tempo para a recuperação da planta, podar, eu só faria faria após a certeza de que ela aceitou bem a mudança. Sobre aramar, eu gosto de usar pequenas estacas e linhas para dar formatos aos galhos, mas tem que cuidar para as linhas não marcarem os galhos. Creio que outros colegas mais experientes poderão te ajudar melhor. Se você postar uma foto com melhor tamanho e qualidade, pode facilitar para alguém que queira esboçar um projeção em imagem.

É, eu procurei aqui parece ser Eugenia mesmo ! Muito obrigado !!

Esperando novas respostas (:

@Edit

Gente, apareceu umas bolinhas verdes em um dos galhos O.O O que pode ser? Nasceu da noite pro dia:

elcio brignol
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 12:49 pm    Assunto: Responder com citação

ovo de lagarta provavelmente, retire logo!
BrunoMarchi

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2012 5:11 pm    Assunto: Responder com citação

elcio brignol escreveu:
ovo de lagarta provavelmente, retire logo!

Ufaa', ovos retirado, brigadão !
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 26, 2012 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

olá bruno
então, como voce disse, voce colocou ela no sol depois do transplante para o novo vaso. Eu esperaria um pouco. As vezes o sol exige demais da planta. Ainda mais quando ela está meio fraca já.
quando as plantas aqui estão meio fracas, dou uma trégua do sol para elas.

a eugenia é uma planta ótima !
tenho uma aqui!
veja só

e estou entortando o tronco dela

o linksobre o processo http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/08/entortador-de-troncos-caseiro-e-eugenia.html

é isso aí
até mais!

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: