| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
jhonatanzacchi
Registrado: 07/08/12 Idade: 31 Mensagens: 44 Localização: São Paulo
|
|
|
 |
alexbreansini 1.o PASSO

Registrado: 28/08/12 Idade: 40 Mensagens: 100 Localização: Pato Branco-PR
|
Enviada: Qua Ago 29, 2012 10:47 am Assunto: Resposta |
|
|
Bom Jhonatan, vamos lá...
Em relação ao Hormônio enraizante, eu costumo usar somente quando faço o transplante. Faço a submersão em hormônio, por cerca de 5 a 10 minutos. Alguns fabricantes indicam a utilização pelas próximas 3 semanas. Não acho necessário.
Pelo que percebi na sua planta, não teve uma intervenção muito grande nas raízes, então não vejo como necessário a utilização do enraizante mais do que uma vez.
Em relação a desfolha eu costumo fazer em janeiro, quando a brotação não é tão intensa.
Assim consigo diminuir o tamanho das folhas e engrossar alguns galhos menores.
Se você fazer a desfolha agora, com certeza a brotação será intensa, mas talvez as folhas fiquem em um tamanho maior do que o desejado.
Eu indicaria uma estilização nos galhos já os conduzindo para o estilo que você deseja.
Em alguns casos usasse arramação. Mas lembre-se que a Jabuticabeira marca facilmente a casca. Por isso cuidado com os arrames.
Nas minhas jabuticabeiras uso bastante tensores...assim conduzo os galhos, sem marcar a casca.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço e boa sorte com seu trabalho! _________________ Aprendi que o meu tempo, não pode interferir o Bonsai. Mas que eu posso interferir no Bonsai em seu tempo.
E aprendi também, de que nada me vale aprender tudo isso...se não compartilhar com ninguém! |
|
|
 |
jhonatanzacchi
|
Enviada: Qua Ago 29, 2012 12:02 pm Assunto: |
|
|
vou usar o enraizante somente uma vez mesmo, vou fazer como você indicou, em relação a desfolha, melhor eu não fazer então? não tenho muitas opções de como podar os galhos são tão finos que parece que eu ainda não tenho noçao de como vou estiliza-lá, como é esses tensores que você falou? |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 43 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Ago 29, 2012 1:33 pm Assunto: |
|
|
| jhonatanzacchi, em função do replantio o ideal é deichar que a planta re recupere do extres para evitar a perda do material, eu esperaria uns 30 a 40 dias e desfolharia ela completamente cortando as folhas no peciolo para forçar o crescimento da planta. |
|
|
 |
jhonatanzacchi
|
Enviada: Qua Ago 29, 2012 2:15 pm Assunto: |
|
|
dijalmo, não encontro nada na internet ensinando o jeito correto para desfolhar, poderia me indicar alguma coisa?  |
|
|
 |
jhonatanzacchi
|
Enviada: Qua Ago 29, 2012 2:29 pm Assunto: |
|
|
se eu desfolhar ela, essas folhas que estão escuras ficarão assim?? bem claras?
 |
|
|
 |
alexbreansini 1.o PASSO

Registrado: 28/08/12 Idade: 40 Mensagens: 100 Localização: Pato Branco-PR
|
Enviada: Qua Ago 29, 2012 4:29 pm Assunto: |
|
|
Jhonatan,
Tensores servem para baixar os galhos, ou direcionar.
Na minha Jabuticabeira, quando comecei trabalhar ela, usei muito os tensores para baixar os galhos e dar um ar de arvore mais velha.
Para você entender melhor...olha a foto da minha Jabuticabeira quando comecei trabalhar ela:
Se você reparar na primeira foto, tinha feito a desfolha em Janeiro...e as duas seguintes foi logo depois, em Março. _________________ Aprendi que o meu tempo, não pode interferir o Bonsai. Mas que eu posso interferir no Bonsai em seu tempo.
E aprendi também, de que nada me vale aprender tudo isso...se não compartilhar com ninguém! |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qua Ago 29, 2012 7:04 pm Assunto: |
|
|
Se fosse minha, podaria todos esses galhos longos e deixaria somente a estrutura primária "pernadas". Não iria sobrar uma folhinha rsrsrsr!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
|
|
|
 |
|