| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Ago 31, 2012 11:54 am Assunto: História resumida do Bonsai. |
|
|
Bom dia !
Estou a procura de um texto que sintetize a história do bonsai em uma unica pagina , para ser distribuido numa feira de artes que acontecerá na minha cidade...
Encontrei varios textos , muito longos e didaticos , preciso de algo resumido que todos leiam rapidamente e despertem para a nobre arte.
Devemos lançar sementes para no futuro colher frutos ..
Se alguem puder me ajudar, desde já , agradeço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Ago 31, 2012 6:22 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio, o texto abaixo, da minha apostila, talvez sirva!
abraço
"3. ORIGEM
Muito embora hoje exista uma crença de que o bonsai tem origem no Japão, na realidade ele é originário da China. Aproximadamente 200 anos A.C. chineses da aristocracia deram início, de uma forma bastante rudimentar, a essa forma de arte.
Existem muitas lendas a respeito como a de que um jardineiro viu em uma montanha uma pequena árvore no meio das pedras, muito debilitada, e resolveu arrancá-la e levando para o palácio, plantou em um vaso.
Outra é de que os chineses achavam que nas montanhas é que moravam os deuses e ali é que deviam ser venerados. Como nem sempre podiam ir às montanhas resolveram trazer algo das montanhas que as simbolizassem: uma árvore, plantando-a em vaso.
Muitas outras lendas existem a respeito. O fato é que foram os japoneses, provavelmente entre os séculos VI e IX, por influência da cultura chinesa, que desenvolveram o bonsai. No início apenas a aristocracia podia se dar ao luxo desse privilégio.
Somente após o século XVIII é que essa arte veio a ser popularizada e difundida. Já nos séculos XIX e XX é que se expandiu pelo resto da Europa, Estados Unidos e Brasil.
O Brasil está apenas engatinhando nessa arte, mas, nos últimos 20 anos, está havendo um “boom” de tal maneira que está se popularizando e tornando-se conhecida em todos os segmentos sócio-culturais.
O interessante é que cada vez mais jovens estão se interessando pelo bonsai, o que é muito salutar e promessa de uma grande evolução da arte nos próximos anos. " _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sex Ago 31, 2012 8:46 pm Assunto: |
|
|
elio, ótimo texto!
voce escreve que o texto e´da sua apostila. que apostila é essa?
voce tem alguma publicação?
temos como vê-la?
é isso aí!
até mais!
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 31, 2012 9:00 pm Assunto: |
|
|
| gil_fuka escreveu: | elio, ótimo texto!
voce escreve que o texto e´da sua apostila. que apostila é essa?
voce tem alguma publicação?
temos como vê-la?
é isso aí!
até mais!
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
Gil, como ministro curso de bonsai (iniciante e avançado), na loja O Bonsai, elaborei várias apostilas.
O único detalhe é que são apostilas que devem ser usadas como ferramenta de apoio durante o curso. Por si só, a leitura deixará muitas dúvidas.
Porém, juntando: apostila, data-show e minhas palestras, a coisa fica completa.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Set 01, 2012 8:38 pm Assunto: |
|
|
ok élio!
muito legal saber isto!
só por curiosidade, quais são os valores do seu curso?
até mais! |
|
|
 |
zeluiz 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 02, 2012 6:05 pm Assunto: |
|
|
Já vi muitas história a respeito da origem dos bonsai. Entre outras a que diz que eram feitos para que princesas enclausuradas pudessem contemplar as árvores uma vez que sequer podiam ir ao jardim.
A que acho mais plausível é que os bonsai originaram-se por intermédio da medicina Védica na qual as plantas medicinais eram transportadas em carroças para que se retirassem suas folhas e cascas usadas como remédios, uma vez que nem sempre se achava tais plantas em todos os lugares.
Considerando o pragmatismo dos povos antigos creio ser esta a verdadeira história da origem dos nossos amados bonsai. Contudo penso que sua origem permacerá um eterno mistério. _________________ "O tolo não vê a mesma árvore que o sábio vê" (Provérbio Chinês) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 05, 2012 5:49 pm Assunto: |
|
|
Elio :
Obrigado por ter me atendido de pronto com este excelente texto.
Será copiado e distribuido durante a FEIRA DA LUA(feira de artes, artesanato, culinaria, dança ...etc, no final de setembro . Me autoriza?
Como sou o unico praticante da nobre arte na cidade( 19 mil hab.) nos cafundó do Judas, ou onde ele perdeu as botas, querem que eu mostre minhas "arvrinhas"...
E como dizem que em terra de cego quem tem um olho é rei , meus pés de matos são obras primas por aqui, e, mesmo envergonhado de apresentar trabalhos tão ruins , vou expor meus 10 melhores... ( dizem que todo pai acha suas crias lindas... rsssr)
Obrigado. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 05, 2012 6:23 pm Assunto: |
|
|
Amigo Bonsérgio! Claro que está autorizado!
Depois, pelas plantas que vc já mostrou por aqui, tem mais é que se orgulhar, véio!
|
|
 |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 31 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Sex Set 07, 2012 12:54 pm Assunto: |
|
|
| ''muitos jovens estão se interessando'' tendo Eu como exemplo rsrsrs, tenho 17 anos e já tá faltando espaço aqui em casa para minhas plantas rsrs |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 07, 2012 8:22 pm Assunto: |
|
|
| Paulo R B de Medeiros escreveu: | | ''muitos jovens estão se interessando'' tendo Eu como exemplo rsrsrs, tenho 17 anos e já tá faltando espaço aqui em casa para minhas plantas rsrs |
Legal, Paulo! É isso aí!Eu lamento muito não ter começado mais cedo!
|
|
 |

|
Enviada: Dom Set 09, 2012 7:42 pm Assunto: |
|
|
A verdade sobre o tempo é que só damos o devido valor a ele quando já não o temos ... Nos preocupamos em relembrar o passado ou sonhar o futuro e nos esquecemos do presente . E a vida só existe de verdade no presente .
Mas , voltando a intenção de expor pela primeira vez , estas são minhas plantas para avaliação e criticas.
Quais os menos ruins??
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 11, 2012 10:57 am Assunto: |
|
|
Fala, Bonsérgio! Todos muito bonitos; cada um com sua beleza particular. Vou dizer as 3 que mais gostei!
1. Calliandra
2. Buxus Shakan
3. Eugênia
abração e parabéns! _________________ Elio
|
|
 |

|
Enviada: Ter Set 11, 2012 4:46 pm Assunto: |
|
|
| Obrigado Elio, apenas uma correção, não é uma caliandra mas um angico. |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sex Set 14, 2012 4:46 pm Assunto: É |
|
|
EU LÍ UMA VZ,,NÃO LEMBRO ONDE,,,QUE NA ÍNDIA,,,600 ANOS ANTES DE CRISTO MAIS OU MENOS,,,OS MÉDICOS QUE VISITAVAM SEUS PACIENTES EM GRANDES DISTÂNCIAS LEVAVAM AS PLANTAS MEDICINAIS EM PEQUENOS VASOS E POR ANOS CULTIVAVAM A PLANTA,E CONFORME IAM ATENDENDO SEUS PACIENTES,,IAM ARRANCANDO FOLHAS E CASCAS,SENDO ASSIM A PLANTA FICAVA PEQUENA,FORAM OS PRIMIEROS BONSAIS,NÃO COM A FINALIDADE DE COMO É HJ,,MAS COM O PASSAR DO TEMPO SE VIA NAS PLANTAS MEDICINAIS,PEQUENAS ÁRVORES. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Set 18, 2012 12:06 am Assunto: |
|
|
Grande Sérgio!!
As cinco que mais gostei nesta ordem:
Buxinho jin dando uma "capinada" na brilhantina e uma pequena mudada no jin:
Acerola moyogi ou seria flat-top?
Pingo de ouro madeira morta Precisa de outro vaso...
Acerola pedra
Angico
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|