|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
stormridersp

Registrado: 26/06/12 Idade: 44 Mensagens: 17 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Jun 27, 2012 2:51 pm Assunto: Japanese White Pine em Sao Paulo? |
|
|
Alguem saberia me dizer se é possivel germinar e manter essa especie de arvore de clima frio, na região sudeste brasileira? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jun 28, 2012 9:44 pm Assunto: |
|
|
Storm, sinto muito! Nem no sul essa espécie vai bem.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
stormridersp

|
Enviada: Seg Set 03, 2012 11:44 am Assunto: |
|
|
Bom dia amigos, depois do inverno, que mais pareceu verão aqui no Sudeste e, para minha surpresa, minhas sementes de Pinheiro Negro e Pinheiro Branco germinaram!!!
Porém como não esperava que germinassem, ou pelo menos não todas, acabei fazendo uma proibido o têrmo. Primeiro vou explicar como plantei.
Na Espanha, pelo alta % de sucesso, se utiliza muito uma tecnica de germinação em pequenos blocos de canadian spanghum moss, que depois de hidratados, se expandem e retem um pouco de agua. A tecnica em si envolve, depois de raspar as sementes e deixa-las na geladeira durante o inverno, são introduzidas nesses germination pellets e, os deixamos dentro de um tuppeware grande, fechado, em cima de um germination mat, uma "esteira" de borracha, ligada na tomada, que aquece e se mantem a uma temperatura optimum para germinação durante todo o periodo. No meu caso, deixei esse aparelho por la quando voltei, então o que faço é deixar o tuppeware em cima do modem da internet e duas vezes por dia abro, lavo a tampa para retirar a condensação e aplico com um spray, um pouco de agua sobre blocos para mante-los sempre humidos, mas nunca molhados.
Como nunca havia germinado sementes de Pinheiro, tanto Negro quando Branco, e após ler que era muito dificil germina-los com sucesso somado ao limitado numero de germination pellets que eu tinha em mãos, resolvi plantar entre 3 e 4 sementes por bloquinho. Para minha supresa, todas as sementes de ambos os bloquinhos (Pinheiro Negro e Pinheiro Branco Japones) germinaram!!!!
Dois problemas obvios que me dei conta quando germinaram:
1- Não deveria ter plantado nesses bloquinhos pois as raizes vão crescer e terei problemas depois para fazer a poda das raizes.
2- Se deixo todos esses seedlings como estão, logo terão todas as suas raizes entrelaçadas o que dificultará ainda mais a vida do bonsaista.
Peço sugestões de como proceder.
abs
Felipe
Pinheiro Negro Japones
Pinheiro Branco Japones |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Set 03, 2012 7:25 pm Assunto: |
|
|
olá stormridersp!
muito legal ver que germinaram suas sementes!
qual substrato voce está utilizando?
até mais!
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
stormridersp

|
Enviada: Seg Set 03, 2012 10:52 pm Assunto: |
|
|
O substrato que coloquei para esse primeiro ano é o Sunshine Mix #6 + 50% de Perlita e no Pinhheiro negro, um pouco de Pipicat Neutro da Purina, que são pequenas pedras brancas, vulcanicas da Patagonia. Ja estive testando esse pipicat em outro vaso, e a medida que vou regando, as pedras vão quebrando. Questão de meses.
Estou pensando em transplantar as seedlings para uma mistura de:
Sunshine Mix #6, Perlita e Akadama Brasileira do Ideal Bonsai, numa proporção ainda estudo, mas em torno de 20% de Sunshime Mix #6, 30% de Perlita e 50% de Akadama brasileira.
Vc acha que essas seedlings sobreviveriam a um transplante assim como estão agora??
abs |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 04, 2012 8:21 pm Assunto: |
|
|
olá!
valeu pelas informações do seu substrato!
muito interessante a formulação que você utiliza!
então, sobre o transplante, eu realizaria sim!
como voce mesmo descreve na sua primeira postagem, quanto mais elas crescerem mais as raízes vão se entrelaçar!
sempre me dá um pouco de medo de perder o exemplar no momento do transplante, mas com uns dias na sombra, no fim tudo dá certo!
eu transplantaria sim! irei realizar o transplante do meu pinheiro. A espécie não sei qual é.
é isso aí!
valeu pelas informações!
até mais! |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
|
|
 |
stormridersp

|
Enviada: Qui Set 06, 2012 4:42 pm Assunto: |
|
|
Obrigado por compartilhar esse video! Hoje tive tempo de assisti-lo e me surpreendeu muito, tirou muitas das duvidas que eu tinha. Muito obrigado!
No video, o Mestre Hidaka apresenta um adubo, que mais tarde escuto comentários que é a base de peixe e tem em seu rotulo o logo JK. Andei pesquisando porém não encontrei essa marca em nenhum lugar. ALguem saberia onde comprar esse fertilizando em particular?
Em um outro momento no video, o Mestre Hidaka diz para usarmos 1 vez por mes esse fertilizante e depois de um ano, usar junto com um adubo organico e também, ou seria ou também com osmocote? Alguem sabe qual o adubo organico ao qual se referia o Mestre Hidaka?
abs |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 06, 2012 9:44 pm Assunto: |
|
|
ai storm, eu também não emntendio direito o que ele fala em algumas partes dio vídeo , mas já fiz o processo de estaquia
olha só o processo no link
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/09/e-la-vamos-nos-estaquia-com-muda-de.html
espero que de certo agora, e irei ver o que o pessoal fala sobre o adubo, pois coloquei no fórum do " sou principiante" uma dúvida em relação a isto, ai qualquer coisa eu te mostro.
é isso aí!
até mais! |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Dom Set 09, 2012 3:31 pm Assunto: |
|
|
storm ,
Onde comprou suas sementes??
Abç.. |
|
|
 |
stormridersp

|
Enviada: Seg Set 10, 2012 2:28 pm Assunto: |
|
|
Fala Gustavo, comprei no ebay, chegaram em 20 dias.
Junto, comprei Cedar of Lebanon e Oliva Europeia.
abs |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 10, 2012 8:20 pm Assunto: |
|
|
ei gustavo, voce plantou todas elas ou só o pinheiro?
=) |
|
|
 |
stormridersp

|
Enviada: Ter Set 11, 2012 9:30 am Assunto: |
|
|
Os pinheiros plantei todos, as outras especies coloquei algumas sementes para germinar, mas até agora nada.
abs |
|
|
 |
stormridersp

|
Enviada: Qua Set 12, 2012 2:26 pm Assunto: |
|
|
Caros amigos bonsaistas, tenho algumas perguntas a fazer.
Após haver tido sucesso no processo de germinação de duas especies diferentes de pinheiros, como dito acima neste mesmo topico, chegou a hora de realizar um transplante de cada pequeno seedling para seus vasos de 1o ano, conforme instruções encontradas no video do Mestre Hidaka.
Anteriormente havia pensado em planta-las aproveitando um mix de terra que tenho, a Sunshine Mix #6, mas depois do video, não acredito que seja muito inteligente ir contra a experiencia do grande mestre. Por isso estou atrás de areia de construção. Sobre o fertilizante que o mestre apresentou em seu video, da marca JK, ainda é um misterio pra mim. Não consegui encontrar em lugar nenhum, nem mesmo qualquer informação. Escutei no video que é feito a base de peixe, talvez na mesma linha do Fish-i-Fert ou o FishFertil. Se alguem tem alguma informação a respeito, sera muito bem vinda.
Gostaria de saber também se posso transplantar minhas seedlings diretamente para um vaso de bonsai, ou se devo faze-lo em vasos fundos, normais de plastico. Encomendei alguns vasos de bonsai e ja gostaria de usá-los.
abs |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 12, 2012 8:35 pm Assunto: |
|
|
olá storm!
então meu, eu fiz o processo de estaquia na muda e ela acabou murchando as folhas. Não sei se é normal ou se ela vai morrer.
apareceu umas folhinhas pequenas no meio,
[/img]http://1.bp.blogspot.com/-eXF5-dOi98M/UFEYDiXZtDI/AAAAAAAABx0/RM0HdS6B_fY/s400/pinheiro+transplante+071.jpg[img]
espero que não morra.
nasceram mais duas mudas de pinheiro minhas aqui, vou colocá-las em um vaso médio usando o mesmo processo que o Hidaka indicou, mas sem fazer a estaca, vou fazer o teste , apesar das raizes desenvolverem do jeito certo na estaca, vou experimentar deste jeito.
até mais!
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/[/img] |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|