|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 27 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Set 05, 2012 7:20 pm Assunto: duvidas |
|
|
Caros amigos,
Eu pretendo transformar meu mausai de acerola num bonsai, este aqui: www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=21990
Como moro em apartamento, não tenho espaço sobrando para muitos vasos de planta; até porque o batente da varanda não caberia uma bacia muito grande...
Não tenho muita pressa para com esta planta.
As dúvidas são:
*quando transplantar? agora no inverno( li num site de um amigo daqui do forum que este é o melhor periodo, já que é um periodo de dormencia das raizes) ou na primavera?
*pesquisei MUITO ,as nao achei um substrato ideal para as aceroleiras.
* faço alguma intervenção na planta do tipo poda de galhos ou raízes?( no caso das raízes pq ja estão saindo algumas daquele vaso de plastico)
depois que eu fizer o transplante postarei fotos.
Obrigado _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck
Editado pela última vez por Victor Néto em Qui Set 06, 2012 4:53 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Set 05, 2012 9:13 pm Assunto: |
|
|
olá victor!
então , eu comprei uma muda de acerola. Foi a minha primeira compra.
e foi com ela que aprendi muita coisa.
Abixo segue um link com o que fiz nela
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/06/muda-de-acerola.html
matei a vontade que tinha de mexer com plantas, e não matei a minha muda.
não mexi nela desde então, está do mesmo jeito.
A diferença é que depois de uns 40 dias após o transplante, eu comecei a adubar com torta de mamona e farinha de osso, considerando que o inverno por aqui nem deu as caras.
é isso aí
até mais!
http://entaosouvelho.blogspot.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 08, 2012 7:48 pm Assunto: bonsai |
|
|
Victor, ainda estamos no inverno, oficialmente. Então, agora, a unica intervenção que poderá realizar em sua aceroleira, é a retirada completa de todas as folhas, deixando a estrutura aerea totalmente nua. Isso facilita a colocação de arame nos galhos, para moldar a planta dentro de um determinado estilo, escolhido ou definido por voce ou por outro (inclusive "modelos" que podem ser copiados na net (google imagens está aí para isso). E com os galhos nus, voce poderá ainda selecionar os que estão mais bem posicionados no tronco, cortando fora o restante.
Vale lembrar que um bonsai é construído com um minimo de galhos, e não um máximo. As vezes, inclusive, usamos apenas um galho para formatar todo um bonsai. Quer ver um exemplo disso? Então veja:
A Primavera iniciará às 11h49 do dia 22 de setembro de 2012. Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Com isso, é então a melhor época para voce proceder a um replantio de sua aceroleira, que estará começando uma nova brotação, emitindo novas folhas. O melhor substrato para essa planta é um solo arenoso, que pode ser conseguido misturando areia grossa de construção, sem peneirar, com caco ceramico e casca de pinus e carvão. Esse material adicional na areia aumenta a aeração (oxigenação) nas raizes, permitindo seu aumento substancial. quanto mais raizes capilares tem uma planta, melhor é seu crescimento e desenvolvimento.
Além do mais, essa mistura tambem favorece uma maior lixivação, quando voce adubar. A lixivação ocorre naturalmente através da rega diária, quando a agua "empurra" para dentro do interior do substrato parte do material organico depositado na superficie, propiciando dessa maneira um aporte regular e continuo de nutrientes para as raizes se alimentarem.
Mas lembre-se: não adube agora, antes da desfolha. Só adube noventa dias depois do reenvase ou replantio. Não se preocupe: sua planta tem reservas extras de energia para aguentar até lá. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 27 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Set 10, 2012 3:21 pm Assunto: |
|
|
Muito, muito obrigado mesmo!!!!! Você respondeu tudo que eu queria e ainda por cima me tranquilizou! Se me permite abusar de sua boa vontade... A planta veio nestes vasos de mausai, no qual o substrato nem sempre é o melhor, ela sobrevivera a isso tudo?Terá reservas suficientes? Já devo aramar?
Muito obrigado nickyfury você tem as melhores respostas!! _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|