|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 9:46 pm Assunto: Dúvida acer tridente |
|
|
Daí pessoal,
Parte da família do sul vem agora no mês de julho fugindo do frio e me ofereceram pra trazer uma muda de acer tridente.
Se os mais experientes puderem me ajudar quero saber se:
-Ela resistiria ao calor daqui?
-A mudança repentina de temperatura poderia matá-la já que no sul nessa época é bem frio e aqui bem quente?
Não quero que tragam e ela morra.
Abraço _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 9:56 pm Assunto: |
|
|
Luan, sofrer certamente ele vai, mas se ele vai se adaptar e ficar bem só tentando mesmo. Esse acer é o mais resistente, aqui em SP nos dias mais quentes ele às vezes murcha um pouco, mas é só regar que ele fica bem novamente. Eu acho que vale a pena você tentar, é uma planta espetacular para se fazer bonsai. Deixe-o em local sombreado e se as folhas começarem a ficar murchas de mais coloque o vaso dentro de um pote com água por 1 ou 2 horas que ele recupera bem.
Abraço. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 10:55 pm Assunto: |
|
|
Luan, apesar de que certamente ele vai sofrer também acho que deve pedir para levar sim. E a época não poderia ser mais propícia. Aqui todas as caducifolias, e o acer também, é lógico, estão perdendo suas folhas por causa do outono. Então se eles estão indo para aí em julho, o acer estará completamente sem folhas e portanto não vai ter os problemas de murchar, etc... Até ele brotar novamente já vai sentindo o clima daí e as novas brotações já sairão aguentando o clima. Mesmo sem folhas deve manter ele em algum local onde pegue sol, nem que seja apenas numa parte do dia que não seja a mais quente e posteriormente ir expondo ele um pouco mais. A brotação nova, por aqui aparece em setembro, diante da mudança e do clima daí, nem arrisco dizer quando ele vai brotar novamente.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 1:34 pm Assunto: |
|
|
Também acho que vai sentir. Trouxe o meu aqui pra Juiz de Fora/MG, que é meio metade do caminho e ele sentiu bem.
Seu desenvolvimento tá até meio atrasado, mas acho que deve pegar sim. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 9:41 pm Assunto: |
|
|
Marco, Elio e Bruno.
Confesso que tava torcendo pra receber esse incentivo, hehe.
Assim que chegar posto fotos.
Muito obrigado pelas dicas!
Abraços _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
João Luiz Fonseca
Registrado: 28/08/12 Mensagens: 2 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Set 05, 2012 8:56 pm Assunto: Acer Tridente - folhas caídas |
|
|
Acabei de comprar um pré. Chegou totalmente desfolhado. Até aí, tudo bem. Já começou a brotar fortemente há quase 10 dias. Porém, as folhas estão sempre caídas. Parece até falta de água, mas tenho regado de acordo quase todos os dias. E ela também não está pegando muito sol, no máximo 2 horas por dia. O Calor do Rio de Janeiro, mesmo no Inverno é terrível. Como não conheço o substrato e não quero mexer nisso agora, não sei se está tudo bem.
Aos, universitários: Estou fazendo algo errado? Quando começa a brotar é assim mesmo, as folhas demoram a levantar? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 08, 2012 7:55 pm Assunto: bonsai |
|
|
Luan, estou curioso quanto ao sucesso de cultivo dessa variedade de acer aí na tua cidade, então não deixe de postar imagens sobre sua evolução ao longo desses próximos anos, ok.
João, é preciso verificar o tipo de solo onde o pré está plantado. Voce não especifica, mas se for do tipo argiloso, ou arenoso, pode estar ocorrendo um excesso de umidade no interior, do meio para baixo do recipiente de cultivo, o que poderá incluso acarretar a perda material de sua planta. Sugiro retirar a planta de onde está e fazer um reenvase. Use um substrato novo, a base de areia grossa de construção, caco ceramico, casca de pinus e carvão, sendo a areia o componente em maior quantidade.
Esse tipo de substrato permite um controle maior, quanto a rega e sua absorção total, eliminando o excedente sem prejuízo para as raizes.
Antes de plantar, porém, lave bem as raizes em agua corrente, eliminando todas as impurezas aderidas a ela, bem como o substrato atual principalmente. Voce poderá usar o mesmo recipiente ou outro, a sua escolha. O importante é que depois do replante, mantenha a planta em local semi sombreado, onde receba luz e calor solar apenas no período mais ameno do dia (até no máximo por volta das 10 ou 11 da manhã). Regue apenas ao final da tarde e somente se perceber que o solo principia a secar. Uma rega diária apenas é o bastante. Não adube antes de noventa dias desse replante. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Dom Set 09, 2012 12:54 pm Assunto: |
|
|
Bem lembrado Nicky!
Luan, traga novidades e as fotos que prometeu. ABs _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|