|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JohnTavares

Registrado: 11/08/11 Idade: 41 Mensagens: 25 Localização: São Miguel dos Campos-AL
|
Enviada: Sáb Set 08, 2012 4:56 pm Assunto: O que fazer com este jacaré ? |
|
|
Tenho este jacaré já faz um certo tempo, gostaria que vocês me ajudassem a estilizar.
Outra coisa é se vocês sabem me dizer por que alguns partes estão secando é normal ?
 _________________ "Não basta obter conhecimento, é preciso usá-lo."
Editado pela última vez por JohnTavares em Sáb Set 08, 2012 8:50 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 08, 2012 6:16 pm Assunto: bonsai |
|
|
John, ao observarmos uma arvore qualquer crescendo na natureza, podemos visualizar que nela haverão folhas novas, facilmente distinguíveis pela coloração, geralmente avermelhada, folhas médias, com uma cor num verde mais forte, folhas ligeiramente amareladas e folhas secas, que logo irão cair ao solo, abrindo espaço para novas folhas.
Em sua planta ocorre o mesmo: o que chamamos folhas, numa conífera, são esses filamentos parecendo espinhos: daí, inclusive, o termo cone, em formato de cone, ou de agulha (donde deriva outro nome para as folhas, folhas em forma de agulha - acículas). Como em toda arvore, sempre haverá diversas fases ocorrendo ao mesmo tempo nas folhas: novas, médias, adultas, amarelas e secas. Isso é uma ocorrencia natural às espécies vivas, então não se preocupe com as acículas secas. Ou, então, retire-as com as pontas dos dedos, para limpar e permitir uma melhor oxigenação nos galhos, além de facilitar o acesso de luz e calor solar ao interior do galho, o que certamente irá melhorar em muito o aspecto geral, e estimular novas brotações.
Você diz que possui essa planta há certo tempo, mas ainda não conseguiu visualizar nela algum estilo interessante com que formatar o tronco. Bem meu chapa, o que está faltando aqui é um pouco mais de interesse de sua parte. Na net, pesquisando por exemplo no google imagens, voce encontra facilmente milhares de bonsai formados com juniperos, nos mais diversos formatos, que poderia muito bem usar como modelo para trabalhar a sua planta.
Eu mesmo tenho em meu acervo, arquivado agora em pen drive (antes em CD) fotos e mais fotos não só de junipero (seja ele "jacaré" como diz voce - o nome correto para essa variedade é procumbens), como de várias outras plantas, nos mais variados estilos. Eu criei várias pastas, nomeando cada um com o nome de um estilo classico japones (além de outras, com nomes chineses), para facilitar o envio de material. Isso possibilita que eu possa estar analisando, estudando, apreciando e aprendendo com o trabalho alheio, realizado por vários bonsaistas do mundo inteiro, pois que o material está disponibilizado gratuitamente em diveros links e sites.
O que deve pautar um trabalho qualquer, a ser realizado com uma planta jovem como essa, é primeiramente a formatação do tronco. Ele não tem nenhum movimento interessante. Logo, a distribuição dos galhos ao longo de sua evolução, isto é, partindo da base até o ápice, não apresenta igualmente nenhum interesse visual, nem distribuição correta. Para corrigir isso é simples: envolva o tronco todo, desde a base até o ápice, com um arame grosso, firmemente preso no solo, nas raízes ou mesmo no fundo do vaso, e depois force o tronco, dando a ele um movimento levemente sinuoso, rotacionando-o no sentido contrário ao do arame, para que esse possa exercer uma pressão adequada e manter-se firme e bem preso.
Mas o que vem a ser um movimento levemente sinuoso e interessante? Bem, isso é algo que podemos fazer facilmente e que coloca a sua planta num novo patamar, melhorando sua qualidade técnica, por assim dizer. Eis um exemplo, "pescado" num site japones:
Observe o movimento levemente sinuoso desse tronco. Olhe apenas o seu desenho, esquecendo todo o resto (galhos, folhagem, jin e shari). A linha é parecida com um "S", mas um tanto mais que alongado, o que lhe dá uma graça maior, esteticamente falando:
Repare nesse outro "modelo", dessa vez um pinheiro. Aqui, o autor formatou o tronco, com o mesmo movimento levemente sinuoso, mas a planta está mais ereta, não tanto rebaixada:
Nessa outra, um junipero shimpaku, veja que o tronco é fino, mas há mais graça e atratividade em seu tronco, e os galhos trabalham para equilibrar o movimento sinuoso do tronco:
A mesma planta vista por detrás, para mostrar melhor a distribuição feita com o galho que equilibra:
John, um bonsai de qualidade é formado com um mínimo de galhos, não com o máximo. As vezes é preciso cortarmos fora um grande numero deles, aliás, para que a planta fique melhor visualmente falando. Então, além de dar ao tronco um movimento mais interessante, é preciso ir selecionando com critério os galhos, para cortar fora os que não forem bem aproveitados no desenho, mantendo na planta apenas os que realmente puderem ser moldados em harmonia com o desenho do tronco. Veja esse exemplar:
Ou este, em que o autor aventa uma hipótese de um fukinagashi (varrido pelo vento):
Neste outro, o tronco recebeu um movimento sinuoso quase imperceptível, e a estrutura aerea foi praticamente formada usando-se um unico galho, o apical, sendo que dois outros galhos foram convertidos em jin. O movimento sinuoso ficou então por conta do galho apical, que passa a ser efetivamente a area visual mais atrativa da planta:
Lembre-se apenas de um detalhe técnico: tronco sinuoso, sempre irá pedir galhos sinuosos, para que haja harmonia visual:
Voce sempre poderá dizer: mas quais são os galhos que eu deverei cortar fora e quais os que eu devo manter? Bem, para essa dúvida cruel, voce sempre pode ter outra opção, que é manter todos os galhos, estilizando-os claro de acordo com o movimento sinuoso do tronco, e preservando-os até que adquira a maturidade técnica necessária para definir quem fica e quem sai. Veja isso no exemplar abaixo:
Então, a dica é: seja qual for o modelo é importante formatar primeiro o tronco, com uma aramação forte (usando arame grosso e duro para prender e fixar bem o movimento). Eis alguns possíveis modelos de tronco levemente sinuoso:
Bem, espero que esses te ajudem a definir algo em sua planta. Não esqueça de fotografar o antes o durante e o depois, postando novamente aqui nesse mesmo post, para avaliarmos seu trabalho e verificar se está ou não no caminho certo. Boa sorte. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
JohnTavares

Registrado: 11/08/11 Idade: 41 Mensagens: 25 Localização: São Miguel dos Campos-AL
|
Enviada: Sáb Set 08, 2012 7:00 pm Assunto: |
|
|
Caramba, que aula hein, show de bola. Realmente a net é uma ótima ferramenta graças a pessoas legais como você, mas a falta de alguém próximo com experiência para trocar idéias faz muita falta e "só" a teoria da net não supri tudo. Mas nada que com estudo, prática, tempo e é claro paciência não resolvam.
Muito Grato pelo "aulão", Obrigado. _________________ "Não basta obter conhecimento, é preciso usá-lo."
Editado pela última vez por JohnTavares em Sáb Set 08, 2012 8:55 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 08, 2012 8:07 pm Assunto: bonsai |
|
|
Não por isso. Qualquer dúvida ou esclarecimento, sendo o assunto o bonsai, é só perguntar, estamos aqui para isso mesmo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO

Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Dom Set 09, 2012 1:30 am Assunto: |
|
|
que aula mesmo hein, aproveitei pra ler tudo tambem rsrs |
|
|
 |
Mauvalentim
Registrado: 04/09/12 Idade: 50 Mensagens: 5 Localização: Balneário Camboriú-SC
|
Enviada: Dom Set 09, 2012 11:34 am Assunto: |
|
|
Aula fantástica e fotos lindas.
Muito obrigado.
Realmente faz muita falta ter alguém próximo para nos orientar.
Aqui no fórum pude tirar muitas dúvidas, simplesmente lendo os posts. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|