FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Não sei o que fazer com esse Shimpaku
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Renato Rennan Rezende

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2012 11:43 am    Assunto: Não sei o que fazer com esse Shimpaku Responder com citação

Olá pessoal!
Esse Shimpaku é o meu primeiro... ganhei ele há uns 40 dias atrás. Foi por causa dele que me interessei pela arte e começei a pesquisar. Enfim... o meu problema é que ele já tem uma certa idade (10 anos aproximadamente) e eu não sei se ainda dá para dar forma e como aramar.
Vejam as fotos (bem ruins por sinal Razz ):

Lado A

Lado B

Lado C

Lado D

Cima

Outra coisa é que ele tá com o tronco "esverdeado", diminuiu um pouco depois que escovei para tirar o excesso. Tem como eliminar esse musgo ou fungo que ele tem? Ou devo apenas escovar? Ele também está com muitas agulhas amareladas, não sei se é por causa de calor ou outro problema. A terra que veio nele tem pouca drenagem porém pretendo transplantar só daqui a alguns meses pois não sei quando foi seu último transplante. Pessoal ainda sou bem leigo e se puderem me ajudar nessas questões eu agradeço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rennan Rezende

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2012 2:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá acho que esse tópico fica mais adequado na área "Sou principiante"... então se algum moderador puder mover este tópico eu agradeço e desculpe pelo incomodo.
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2012 2:42 pm    Assunto: Responder com citação

Calma amigo, vai aparecer alguém para ajudar.

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Renato Rennan Rezende

MensagemEnviada: Dom Jul 01, 2012 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

Sem problemas!
Smile
Eugenio PS

MensagemEnviada: Dom Jul 22, 2012 10:54 am    Assunto: Responder com citação

esse teu jun tem um pequeno problema, que é a conicidade invertida.
demora bastante pra consertar, ainda mais de tratando de uma especie com o crescimento não tão rápido, como é o jun.

a dica que eu, como colega iniciante, te dou, é pra voce arrumar mais plantas, seja comprando em floras, seja fazendo yamadori.

quando a gente tem uma planta só, acaba mexendo muito nela, por vontade de ve-la se desenvolver mais rapidamente, o que pode acabar por fragilizar a planta, ou até matá-la.

a dica que eu te dou, é pra não mexer nela esse ano, já que você acabou de ganhar e não sabe qual o estado de saúde dela.

abraço
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 22, 2012 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

Renato, minha sugestão:

1. Os ramos em amarelo e parte do tronco, descascar e fazer Jin e Shari
2. O galho da direita, aramar e posicionar como projetei na cor preta.
3. Fazer aramação fina nas folhas e posicionar tipo "guarda-chuva"

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 23, 2012 2:43 pm    Assunto: Responder com citação

BOA ELIO
Renato Rennan Rezende

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2012 11:45 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado amigos. Ótima sugestão Élio mas acho que vou esperar a planta se recuperar de uma poda errada que fiz nas agulhas logo que a recebi... acho que quando eu for transplantar eu vou fazer isso. Voce utiliza pasta selante das bordas do shari? Se tiver algum cuidado a mais sobre o procedimento me avise por favor.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2012 6:12 pm    Assunto: Responder com citação

Renato, tal procedimento deve ser feito antes do transplante.
Não é necessário pasta selante nas bordas do shari (neste caso)
Proteger o galho que vc vai dobrar com borracha de pneu de bicicleta para depois passar o arame.
É isso aí, amigo!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
wlsjurai
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 1:57 pm    Assunto: Responder com citação

Acabei de adquirir um shimpaku, vou acompanhar o tópico.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 8:55 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Conquanto a projeção do meu nobre e caro amigo Elio seja excelente (inclusive eu a confirmo, por ser a melhor possível para esse junipero), eu sugiro que o nobre colega Renato a mantenha exatamente como está, por mais um ano, cuidando primeiro de aramar todos os galhos que deverão ser cortados ou transformados em jin, dando a eles um movimento bem sinuoso.

Com isso, os galhos a serem eliminados poderão ser convertidos em jin mais interessantes, vez que apresentarão uma sinuosidade bem radical, incluso quando de sua devida redução (vez que se ficarem com o comprimento atual, deporão contra o restante do trabalho). Jin com movimento sinuoso é sempre mais interessante, atrativo e bonito, que jin reto ou semi reto. Nesse caso, como apenas um galho será preservado para a construção do bonsai (excelente posicionamento, por sinal), ele tambem deverá receber uma carga de arame, para ser devidamente posicionado num movimento mais atrativo, isto é, levemente sinuoso, em conformidade com o tronco da planta. Esse movimento poderá ser lateral, mas levemente incindindo para cima e para baixo, com um leve levantamento na extremidade.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2012 9:34 pm    Assunto: Responder com citação

Bem lembrado, velho amigo Nicky!

Para fazermos um Jin em um juníperus precisamos aramá-lo ainda vivo e mantê-lo vivo por +ou- 01 ano até ele tomar a forma que queremos. Só então retirar o arame e descascá-lo.
Se descascar antes e depois aramar, ele fica quebradiço e com uma aparência nenhum pouco natural.
Aprendi errando muito. Ninguém me falou no início..........rsrsrsrsrs!

Valeu a lembrança, Nicky!

abração

Renato Rennan Rezende

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2012 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

Por enquanto só coloquei arame no galho que vai permanecer conforme a sugestão, muito bem vinda, do caro Elio. O substrato está bem compactado, gostaria de transplantá-lo após aramar os outros galhos. Acham que devo fazer esse transplante agora? Ou deixo para fazer quando este trabalho estiver concluído final do ano que vem? O ano corrente está absurdamente quente nesta estação e com a umidade muito baixa também, mais do que costuma ser por aqui onde moro.

Aceito recomendações pois esse shimpaku tem dez anos e é o meu primeiro como dito anteriormente. Assim que puder posto uma foto atual.

Ao Elio e o Nick muito obrigado por compartilharem sua experiência dando excelentes sugestões a principiantes como eu.

Abraço.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2012 3:25 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Renato, não nos agradeça por tão pouco. O que todos nesse forum fazemos sempre é auxiliar uns aos outros. Então, vá acumulando conhecimento teórico e prático, que mais cedo ou mais tarde será a sua vez de prestar esse tipo de auxilio a outros que virão em busca deles.

Em relação aos trabalhos com shimpaku, é importante esclarecer uma coisa: quando aramar, fazer jin e shari, jamais em tempo algum faça o reenvase ou replantio. Por outro lado, se transplantar ou reenvasar, não faça trabalhos de aramação ou jin e shari. Ou bem faz uma ou bem faz outra, nunca as duas ao mesmo tempo, pois isso pode colocar em risco a sua planta, considerando incluso a sua pouca experiencia em lidar com essa espécie.

Na primeira oportunidade que tiver, eu sugiro que o nobre colega busque aprimoramento participando de um curso presencial, preferencialmente ministrado por pessoas habilitadas no trato não só com essa espécie, mas igualmente outras coníferas, quando então poderá estar aprendendo a trabalhar corretamente com a planta e mesmo dominando outras particularidades da arte bonsai. Muito importante fazer um curso, um bom curso de bonsai.

Então, como está trabalhando seu junipero com aramação, sugiro deixar para reenvasar apenas na primavera do ano que vem. É muito mais garantido o resultado. A pressa é inimiga da perfeição, e a paciência, mais que apenas um virtude, é a ferramenta mestra que todo bonsaista deve aprender a manejar, para ter sucesso com suas plantas sempre.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Renato Rennan Rezende

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2012 4:21 pm    Assunto: Responder com citação

Entendi Nick
o amigo Elio ja havia me alertado que para fazer jin e shari não poderia transplantá-lo, mas que também não se podia apos aramar não era de meu conhecimento.

O pouco conhecimento que tenho adquiri pesquisando na internet (muito aqui no forúm também) e na prática com os pré-bonsais que tenho. Infelizmente não achei um curso em minha cidade mas nas minhas próximas férias pretendo fazer em outro lugar. Aliás voce me recomenda algum?

Voltando ao Shimpaku como já aramei vou deixar então o transplante para o próximo ano. Vou atualizando aqui com fotos a condução conforme ela for acontecendo.

Abraço.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: