|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |

|
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Qua Set 12, 2012 11:04 am Assunto: |
|
|
eu arriscaria uma projeção...
mas ta meio corridão aqui...
considere os dois troncos... depois os troncos q saem deste... não sei como mencioná-los... eles estão saindo praticamente na vertical... isso talvez dificulte... oq penso em cortá-los e esperar novas germinações e ir guiando elas...
agora oq cortar e oq deixar?
tem mtas opções...
não sei explicar, mas desenhando sai idéias...
se alguém não o fizer antes, tento fazer neste sábado uma projeção... não é tanta certeza q de tempo =D
mas sem pressa, certo?
enquanto isso vou acompanhar o tópico para ver outras opiniões...
abraço!! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 12, 2012 8:56 pm Assunto: |
|
|
Ola Lrgullo, eu acho que vou trabalhar com os dois troncos, só estava pensando em baixa-los um pouco, e tirar todos os galhos como vc sugeriu e esperar novas brotações, mas a planta vai resistir se eu cortar os dois troncos mais ou menos pela metade, nunca trabalhei com essa espécie, o cara da floricultura onde comprei disse que podia cortar sem medo, será que posso mesmo?.
Obrigado pela dica.
T+ abraços!!!! _________________ A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts |
|
|
 |
alexbreansini 1.o PASSO

Registrado: 28/08/12 Idade: 39 Mensagens: 100 Localização: Pato Branco-PR
|
Enviada: Qui Set 13, 2012 10:23 am Assunto: |
|
|
Rapaz, muito trabalho pela frente ai ein? haha
Bom, vamos la...
a Primavera tem uma brotação muito boa...pode cortar sem medo.
Mas depois do corte, mantenha ela pelo menos uns 30 dias na sombra...controlando a rega para não deixar a terra muito encharcada.
Eu não usaria os dois troncos...usaria só o maior, cortando logo acima do primeiro galho.
Mas boa sorte...e veremos as evoluções!
Abraços! _________________ Aprendi que o meu tempo, não pode interferir o Bonsai. Mas que eu posso interferir no Bonsai em seu tempo.
E aprendi também, de que nada me vale aprender tudo isso...se não compartilhar com ninguém! |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Set 13, 2012 1:43 pm Assunto: |
|
|
alexbreansini escreveu: | Rapaz, muito trabalho pela frente ai ein? haha
Bom, vamos la...
a Primavera tem uma brotação muito boa...pode cortar sem medo.
Mas depois do corte, mantenha ela pelo menos uns 30 dias na sombra...controlando a rega para não deixar a terra muito encharcada.
Eu não usaria os dois troncos...usaria só o maior, cortando logo acima do primeiro galho.
Mas boa sorte...e veremos as evoluções!
Abraços! |
Obrigado pelas dicas, vou trabalha-la amanhã e posto fotos durante a semana.
T + abraços!!!!! _________________ A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 13, 2012 9:08 pm Assunto: bonsai |
|
|
Joicimar, na minha humilde opinião, voce deveria manter sua planta exatamente como está, sem cortar nada no tronco. O ideal agora é formatar os galhos, moldando-os via aramação e corte de redução no comprimento. Lembre-se de, ao podar, manter um par de folhas na extremidade do galho, retirando do interior dele todas as demais folhas. Com isso, voce consegue que o galho brote seções que darão origem a ramificações dentro do galho, conseguindo não só uma melhoria no formato deles, mas igualmente ampliando o galho, deixando-o como um leque aberto.
Modelar o tronco, agora, não é uma boa opção. Por que: como é uma planta com um tronco grosso, sem movimento, será preciso intervir drasticamente nele, para mudar radicalmente seu formato, tornando-o mais atrativo. Um reposicionamento em seu plantio, digamos com uma inclinação (em que o tronco fique "tombado" para um dos lados), permite por exemplo voce edificar uma estrutura aerea no formato do estilo MOYOGI, o mais simples e fácil de ser obtido com materiais como esse.
Então, ao cuidar da formatação dos galhos, primeiro, voce dará condições para que a planta possa estar emitindo novas e vigorosas brotações formadoras de galhos corretamente planificados, enquanto aguarda mais um ano antes de reposicionar o tronco conforme indiquei acima, e aí então trabalhar com ele e os galhos previamente moldados, visando o moyogi.
Esse reposicionamento deve ser feito na estação da primavera, e deverá ter muito cuidado com as frágeis raízes da planta, para evitar perdas nelas. Ao replantar, o tronco deve ficar num angulo de uns 30 a 40 graus de inclinação total. Selecionamos tres brotações possíveis: a apical, que deverá ser moldada em um leve movimento sinuoso para cima, outra perpendicular a ela, que será o primeiro galho (em oposição ao tronco) e um terceiro, por trás, que será o galho de fundo, ficando a frente do tronco livre de galhos por enquanto.
Os dois galhos, fundo e primeiro, devem ser curtos e mantidos assim, para que o galho apical possa se alongar em seu crescimento. Nele será construída, então, toda a estrutura do moyogi propriamente dito, via a formatação de galhos e ramas laterais, frente e fundo, todos com um leve movimento sinuoso, para harmonizar o conjunto da obra. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 44 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Set 13, 2012 11:31 pm Assunto: |
|
|
Sempre quando formos escolher uma planta para ser trabalhada precisamos ver o conjunto de fatores e possibilidades.
Verificou Nebari? Verificou distribuição de galhos?
O tronco principal muito reto e sem conicidade. Galhos primários sem chance de tracionamento.
Não quero desmerecer sua planta, porém vejo que vc ganhará mais tempo escolhendo outro exemplar.
Até poderíamos dizer: " Corte todos os galhos primarios, espere nova bortação e faça um Chokkan. Logo este estilo não tem nada haver com esta espécie"
é isso.... _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Set 14, 2012 4:12 pm Assunto: bonsai |
|
|
Felipe, o nobre colega há de me desculpar, mas não concordo que um tronco reto não possa ser trabalhado de maneira a formar um bonsai, seja em que estilo for. A espécie não tem nada a ver com o estilo, ainda que possamos caracterizar determinados estilos dentro de determinadas espécies. Essas "regras" são arcaicas e fogem completamente às diretrizes básicas do bonsai atual.
Fosse impossivel trabalhar determinada espécie dentro de determinado estilo pré estabelecido, então o bonsai continuaria a ser, para todo o sempre, um mistério completo, que apenas uns poucos escolhidos teriam como moldar e manter. Longe disso!!!
É de praxe afirmarmos que para fazer bonsai possamos usar plantas que se enquadrem em tres categorias, a saber: arbusto, arvore ou trepadeira. Dentro desses tres conceitos, temos ainda que haverá maior possibilidade de sucesso se a planta ainda tiver cerne duro, ou cerne lenhoso. Ficam de fora, então, as suculentas (como as crássulas e portulacárias, ou mais recentemente, as adenium (rosa do deserto)).
Essa conceituação é antiga e a meu ver, dada a mostra que temos visto na internet mundo afora, começa a cair por terra. Mas ainda que a mantivermos, é preciso esclarecer um ponto lógico: não há nela nada que obste a construção de um bonsai em qualquer estilo que o cultivador se proponha a trabalhar. Isso significa que tomando um arbusto, uma arvore ou uma trepadeira de cerne duro ou lenhoso (fica de fora o coqueiro, que se enquadra nisso quanto ao tronco, mas não tem galhos), poderemos desenvolver nessa planta um bonsai qualquer dentro de qualquer estilo proposto.
Haverá, inclusive, bonsaistas mais bem dotados, que poderão incluso esboçar em desenhos e projeções, um futuro bonsai dentro da linha de trabalho que se propuser a ele.
Muitas vezes falta ao pessoal iniciante um preparo quanto a escolha do material que adquirem. Isso por que muitos ainda não tiveram ou não puderam fazer um curso básico, intermédio e avançado de bonsai, preferencialmente com alguem habilitado adequadamente a ministrar tal curso, de maneira a que possa estar aprendendo tudo que se relaciona com a nobre arte, inclusive a seleção e escolha de materiais mais adequados.
Não sei se é o caso do nobre colega Joicimar. Eu sempre postulo aos iniciantes que busquem, tão logo possível, participarem de um curso de bonsai onde haja qualidade no aprendizado, ministrado por pessoas habilitadas a isso. Importante ressaltar esse aspecto, pois que apenas um curso presencial, não o que se aprende em revistas ou livros, é que irá de fato ensinar ao neófito todas as "manhas" necessárias para ele se dar bem na arte. Como nem todos, porém, fizeram esse tipo de curso presencial, seja por que motivo for, penso que devamos então buscar orientar, da melhor forma possível, o material que o cultivador possui, ainda que, por um breve momento, ou uma analise cuidadosa, não vislumbremos possibilidades de trabalho com o material apresentado.
Mas, ressalte-se, na minha humilde opinião não existe material dificil. Apenas é dificil encontrar uma solução para esse material. Mas ela existe sim. Bonsai não tem regras estritas, e as que existem podem ser quebradas ou dobradas ou mesmo esquecidas, quando se trata de tentar algo em prol de uma melhoria do estado inicial.
Foi o que eu vislumbrei para essa planta. Embora o tronco seja totalmente reto, é possível sim a partir dele construirmos um bonsai no estilo Moyogi, ou mesmo chokkan, bastando para isso seguir determinados procedimentos. Ora, direis, então com esse tronco reto poderiamos tambem construir um bonsai estilo kengai, han kengai, hokidachi, sokkan, ou qualquer outro? Sim, é a resposta correta. Mas é claro que existirão graus de dificuldade em conseguir esse ou aquele estilo. As vezes, como no caso do moyogi que citei, será preciso replantar a muda, em outra posição, num angulo que reposicione o tronco e permita então a construção dentro do estilo proposto por mim.
Então, eu creio que devamos sempre perseverar em orientar corretamente a todos, no sentido de que busquem aprimoramento na arte, participando de cursos, eventos, feiras, workshops, exposições, onde possam estar adquirindo conceitos e conhecimentos práticos. Na ausência disso, porém, o cultivador sempre poderá encontrar aqui, em nosso forum, quem se disponha a orientar e ensinar, de maneira a que ele não tenha prejuízo com o material adquirido, e possa estar aprendendo alguma coisa que o permita continuar incentivado a permanecer não apenas no nosso forum, mas investindo na nobre arte do bonsai nacional.
É disso, aliás, que todos nós precisamos: incentivo para continuar. Fazer bonsai é fácil, qualquer um pode aprender. Fazer bonsai com qualidade técnica superior tambem não é dificil, mas irá requerer certas habilidades, certo treino e muita prática e interesse por parte daquele que se dispuser a tanto. Mas só haverá essa disposição se pessoas como eu e voce, Felipe, continuarmos insistindo em que podem vir a conseguir isso tambem. Não coloquemos pedras nos caminhos, mas mostremos, antes, como usá-las para melhorar o bonsai nosso de cada dia. Um abraço. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|