| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qua Set 12, 2012 9:27 pm Assunto: Piúna |
|
|
Boa noite à todos
Tempos atrás quando estava analisando a retirada de um yamadori de pitanga,
encontrei outras plantas em igual situação, podendo render bons frutos.
Uma delas, segundo meu pai, uma piúna. Ela estava à beira de um banhado,
mais precisamente ela estava cercada por três lados pelo banhado, como podem ver pela foto abaixo:
Uma semana atrás resolvi retirá-lo. Animais circulando a todo instante a estavam danificando.
Pesquisei a respeito mais não encontrei quase nada na net sobre ela. Não dei muita importância na hora
A retirada foi fácil, visto que o mesmo estava na ponta do banco de terra preta.
Água havia em abundância e por esse motivo, não havia raízes profundas. A raíz principal, saía do chão e voltava à terra.
Coloquei-a em uma bacia plástica bem furada, o torrão foi mantido com uma circunferência de 30cm;
coloquei no fundo, uma mistura de terra preta e pedrisco, meio a meio.
Acho que o torrão ficou um pouco apertado na bacia mas ele deve se ajustar sozinho.
Utilizando o que aprendi no fórum sobre a pitanga yamadori, efetuei umas podas que se faziam
necessárias em galhos quebrados e alguns que, embora secos não davam sequer para um shari
(embora nunca tenha feito um, pensei na possibilidade!) devido ao seu estado.
A planta possui um tronco de 21cm de circunferência, 13cm da sua base até o início dos galhos principais (que são cinco!).
Sua altura total está em 43cm, sem a parte subterrânea.
Então quando ia postar percebi não possuir o real nome da planta. Pelo nome "Piúna ou piuneira"
não aparecia nada concreto na net. Sua textura é muito parecida com a pitanga (Eugenia uniflora).
Por aparência imaginei ser da família Myrtaceae. Por fim encontrei um site de identificação de espécies estrangeiro que confirmou a sua existência.
Me senti um pouco triste ao fim. Concluí tratar-se de uma planta rara, endêmica do Brasil.
Pelas informações, ela existe entre SC, PR e SP e, esporadicamente, RS.
As informações me levaram à Eugenia melanogyna, planta que produz um fruto escuro, parecido com a jabuticaba,
mas ocorre nos galhos altos e não no tronco. Árvore adulta de grande porte, seus arbustos quando novos possuem uma copa fechada,
muito bonita, com excelente a distribuição dos galhos. Foi o que me levou a transplantá-la,
além do fato que elas têm morrido frequentemente devido às fortes secas no noroeste do RS.
Enfim agora trago-a para compartilhar com vocês e colher sugestões sobre a espécie.
Minha idéia é somente efeuar novos ajustes dentre de um ano, após ocorrer uma recuperação da planta. Não sei se o musgo deve ficar também...
Talvez alguém a conheça melhor...
Ela ficou assim, caso tenha feito algo de errado, por favou não se acanhem rsrs:
Detalhe das folhas:
Abraço a todos _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Set 14, 2012 9:54 pm Assunto: |
|
|
Seph, eu nunca dei atenção a esta espécie, apesar de agora ver que ela vegeta por aqui também. Creio que seja um bom material para bonsai. De fato agora a questão é esperar a recuperação total dela.
Quanto ao musgo, retira logo com uma escova, se for o caso borife água enquanto vai escovando apra limpar bem.
Bom material...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 15, 2012 9:38 am Assunto: Piuna |
|
|
Obrigado, Elio.
Como disse, paciência é a alma do negócio.
Apenas alguns pequenos ajustes, como esse do musgo, pra não
estressar mais ainda a planta...
Mais tarde a gente vê como ela está.
Abraço _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 04, 2015 1:05 am Assunto: Atualização |
|
|
Boa noite à todos!
Atualizando o tópico, após quase três anos do yamadori, a planta respondeu
muito bem, visto que estava originalmente em área alagada e após o transplante,
ficou em bacia perfurada, com o mesmo solo, mas sem o excesso de água.
Assim brotou muito, de forma a ficar com um formato de copa.
É uma planta que seus brotos ficam com pontas finas e seu formato na natureza é de uma copa arredondada,
quando nova e oval quando velha...
Essas fotos são de Fev/2013, cinco meses após o yamadori:
Achei que possuia novas fotos de antes de efetuar os cortes, mas não...
Essas são de ontem:
Desculpem pela má qualidade das últimas fotos.
Antes da poda a copa estava literalmente fechada de folhas e o que posso dizer é que seus galhos cresceram para cima (cresciam bastante) e depois caiam para os lados de forma a formar uma vassoura.
Como dá pra ver, fiz uma desfolha completa e acho ser preciso um encurtamento maior dos galhos, que cresceram (já á muito tempo!) verticalmente.
Talvez um início total dos galhos primários ou a exclusão de um deles, uma vez que são quatro que saem de um mesmo local.
Um deles se divide em três ainda...
Dessa forma ficariam três a formar o início primário.
Possui um uro também, formado naturalmente...
O galho torto e curto que aparece nas fotos está seco desde que tirei o yamadori, ele apenas possui um lado vivo com um galho.
E é aí que está minha dúvida. Não sei se as fotos elucidam o que escrevi.
Caso contrário posso tirar novas... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
|