FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fulgêncio Bomtempo

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2012 11:47 am    Assunto: Pitangueira Responder com citação

Olá pessoal,

Estou começando na arte do bonsai, então segue a primeira muda que adquiri.

Essas primeiras imagens foram tiradas no início do ano, em abril/12.

Deixei crescer livre e fiz um teste com um tipo de amarração mais antiga que encontrei na internet, com pedras e barbante.

Com arame não deu muito certo, pois utilizei um arame qualquer e ele começou a enferrujar e estragar a planta.

Poucos meses depois dessas fotos eu fiz uma poda para que ela tome uma forma mais agradável.

E agora em setembro/12 ela está desenvolvendo bem.

A muda está com algumas manchas nas folhas, e não sei o que pode ser.
Sempre apareceu essas manchas, especialmente nas folhas mais velhas.

Outro detalhe que está me intrigando nessa planta é que os galhos "mais grossos" que foram podados estão estagnados, não surgiram novas brotações, como nessa imagem abaixo.

Isso é normal?

Estou querendo fazer um transplante para um vaso maior mas não sei qual substrato utilizar. O que seria o ideal para uma pitangueira?

Estou aberto a críticas.

Abraço,

Fulgêncio Bomtempo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2012 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

Ola, possivelmente as manchas são resultado de muito sol, nada de mais, apenas estético, a respeito para melhor desenvolvimento plante-a no chão, ou em um vaso maior com um substrato com bastante matéria orgânica, mas que não deixe de ser drenante, ela vai se desenvolver bem. Acompanhando.

T+ abraços!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
dablo19
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2012 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

O solo que tenho usado é
50 % areia grossa de construção,
40 % de terra preta dessa adubada que vendem em pacotes, e
10% de tijolo moído.
Em solos mais orgânicos que este a experiência que tive com pitangueiras não foram muito boas.
Outra coisa é plantar essa muda em uma bacia ou um balde grande bem furados e deixa-la crescer livremente, sem poda por uns 2 anos, vá apenas direcionando os galhos que mais lhe interessarem, adubando, regando normalmente.
Valeu.
Diego.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2012 1:32 pm    Assunto: Responder com citação

Fulgencio, bom dia.

Meus comentários:

a) Sua muda é bem jovem. Sugiro tirá-la deste vasinho e botar no chão se for possível, para que se desenvolva melhor. Se não for possível, passe para um vaso grande. Tenho uma também e assim o fiz. Deixa-´la crescer por 2 ou mais anos neste vaso e depois fazer uma poda radical não fará mal e ainda lhe dará novas infinitas possibilidades de brotações novas no futuro.

b) Manchas nas folhas. Comigo ocorreu de haver manchas parecidas com estas e identifiquei ser praga com fungos. Bastou algumas aplicações de enxofre e a retirada destas folhas para que a praga não evoluísse.

c) Essa "estagnação" em ramos mais grossos que voce menciona também acontece comigo, inclusive em outras espécies. Não sei o nome técnico disto, mas novas brotações nem sempre nascem exatamente onde cortamos. Por isso todo cuidado é pouco antes de escolher onde e como será o corte.

Espero ter contribuído...
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Filype Sávio

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2013 2:28 pm    Assunto: Responder com citação

Como está o desenvolvimento dela?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fulgêncio Bomtempo

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2013 10:53 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

Primeiro, muito obrigado pelas dicas.
Estive afastado um pouco do fórum, mas agora pretendo voltar a visitar com mais frequência.

A minha Pitangueira vem desenvolvendo bem.

Frente

Costas

Estou com mais algumas dúvidas, acabei não realizando o transplante no final do ano passado.Estive pensando em fazer um transplante agora em fevereiro, mas parece que a melhor época já passou, é viavel optar pelo transplante agora?

Tenho um espaço em casa que da para plantá-la no chão, os cuidados com o bonsai no chão mudam? Rega? Adubação? Sol?

Abraço,

Fulgêncio Bomtempo
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2013 11:17 am    Assunto: Responder com citação

PROCURE O TÓPICO SOBRE ESCORREDOR E MAMADEIRA.... TENHO UMA QUE ERA DO MESMO PORTE,... E ESTA NA MAMADEIRA POR 2,5 ANOS... AGORA ESTÁ COM GALHOS FORMADOS... QUE EU VOU DECIDIR QUAL MANTER.... A ARTE É ASSIM... PACIÊNCIA.... MANTENHAS ALGUMAS MUDAS PEQUENAS, MÉDIAS E COMPRE OUTRAS DE PORTE MAIS AVANTAJADO,... ASSIM... VC NÃO PERDE O ÂNIMO... E DESTA FORMA VAI TREINANDO NAS MAIS FORTES.... OS ERROS VÃO ACONTECER... MAS NAS MAIS VELHAS CAUSA MENOS DANOS...!

ABÇS E CONTINUE POSTANDO FOTOS...!
Fulgêncio Bomtempo

MensagemEnviada: Qua Abr 24, 2013 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

Mais fotos da minha Pitangueira para acompanhamento.

Não fiz nenhuma intervenção, estou apenas deixando crescer livre.

Setembro estou preparando para fazer um transplantes, provavelmente para Escorredor e Mamadeira, enquanto isso só regando por hora.

Para essa planta eu estou pensando em manter com a estrutura mais natural.

O que sugerem para a minha Pitangueira?

Abraço,

Fulgêncio Bomtempo
Meehiel

MensagemEnviada: Dom Abr 28, 2013 12:19 pm    Assunto: Responder com citação

desenvolver um estilo formal nesta planta é uma boa ideia, porem enquanto este momento não chega, procure transplanta-la para um vaso maior ou use um escorredor e mamadeira para desenvolve-la mais, e só para sugestão, faça uma desfolha no inicio da primavera, assim ja podemos ver a estrutura do tronco para opinar melhor.

abraços

Fulgêncio Bomtempo

MensagemEnviada: Qui Ago 15, 2013 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

Mais uma atualização do meu bonsai...

Depois de deixar que ele se desenvolvesse o mais natural possível apenas adubando e aguando regularmente, chegou a hora de fazer uma desfolha completa para poder visualizar a estrutura do Bonsai. Fizemos algumas podas e transplantamos para um vaso um pouco maior. Aproveitamos o transplante para remover um pedaço do tronco/raiz que atrapalhava a base do tronco. Busco para esse bonsai um estilo mais natural, não muito maior do que ele está hoje.

Abraço,

Fulgêncio Bomtempo

----
A arte do Bonsai é igual Investimento: requer tempo, disciplina e conhecimento!
Acesse meu blog sobre Finanças Pessoais e Investimento ~> Bomtempo Finanças Pessoais

Meus Bonsai
~> Pitangueira
~> Romã Anã
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 17, 2013 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá. Parabéns pelo aniversário da primeira postagem desta Pitangueira... Não sei que estilo pretende conduzir ela, mas, se fosse minha, no ponto em que está forçaria alguns galhos pra ficarem um pouco mais separados uns dos outros eu faria isso usando pequenas escoras entre os galhos. Inclusive isso tornaria a copa mais baixa ¡Suerte!
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 17, 2013 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

voce DEVE TER NOÇÃO
DO QUANTO É TEIMOSO
e por isso perdeu anos
insistindo no erro...
veja bem
ANOS. Rolling Eyes
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 17, 2013 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

Silas Lanzieri escreveu:
Olá. Parabéns pelo aniversário da primeira postagem desta Pitangueira... Se fosse minha, no ponto em que está forçaria alguns galhos pra ficarem um pouco mais separados uns dos outros eu faria isso usando pequenas escoras entre os galhos. Inclusive isso tornaria a copa mais baixa ¡Suerte!

Fulgêncio Bomtempo

MensagemEnviada: Dom Ago 18, 2013 11:36 am    Assunto: Responder com citação

Oi Silas Lanzieri,

Obrigado!

Pretendo com esse bonsai algo mais natural como esse abaixo.

Sobre o afastamento dos galhos vou considerar sim, estão ao meu ver, até bem posicionados, estou aguardando a nova brotação para ver como irá ficar a formação da copa.

Abraço,

--------------------
Olá josecarlosbarros,

Não entendi por que seria teimoso e onde estou errando... Poderia me explicar melhor?

Já vi gente aqui no fórum cortar o bonsai no meio do tronco para recomeçar do zero e receber elogios pela coragem e ousadia em recomeçar, o que para mim sim seria perda de anos de trabalho já realizados. Mas também parabenizo pela ousadia e acompanho para ver a evolução.

Vamos conversar, acredito que só tem a acrescentar em conhecimento.

Abraço,

Fulgêncio Bomtempo

----
A arte do Bonsai é igual Investimento: requer tempo, disciplina e conhecimento!
Acesse meu blog sobre Finanças Pessoais e Investimento ~> Bomtempo Finanças Pessoais

Meus Bonsai
~> Pitangueira
~> Romã Anã
Mooh

MensagemEnviada: Qui Ago 22, 2013 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

Acho q vc deveria ter plantando num vaso gde, assim o desenvolvimento seria mais rapido, mas ta ficando bonito.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: