Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Nov 14, 2007 4:50 pm Assunto: Meu primeiro tanuke! |
|
|
Ola pessoal!!
Bem comprei um shimpaku lá na D. Emiko e como todo mundo q foi lá viu as mudas são bem pescoçudas, porem pensei em compra-lo para por no chao, mas sabe como eh um bonsaista perto de uma muda ne, ainda mais qdo achei um tronquinho para fazer tanuki!!!
Bom essa foi minha primeira experiencia do tipo, devido ao fato das raizes me proibirem de por o tronco na posicao pretendida fiz-lo de qualquer forma, para pelo menos ir se adaptando e daki a 1 ano farei o replantio sem mechendo muito pouco no torrao, isso se ela estiver saudavel. Segue a sequencia.
Resultado quase final, porem já fiz algumas modificacoes para melhorar a triangulacao:
E o que eu pretendo para ela depois que eu acertar as raizes e mecher na posicao do tanuke:

Editado pela última vez por lpzin em Qua Nov 14, 2007 5:28 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qua Nov 14, 2007 5:12 pm Assunto: |
|
|
Pra te ajudar
Citação: |
Resultado quase final, porem já fiz algumas modificacoes para melhorar a triangulacao:
E o que eu pretendo para ela depois que eu acertar as raizes e mecher na posicao do tanuke:
|
Vc tem que desmarcar a opção "Desabilitar BBCode nesta mensagem"
Mas aproveitando, ficou mto bom o seu tanuki..
parabens.... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Nov 14, 2007 10:30 pm Assunto: |
|
|
Ipzin , fora de serie , ficou muito bonito e não ficou aquele trabalho forçado , ficou bem natural.
Passa uma calda sulfocaustica para protejer este tronco
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Nov 15, 2007 12:18 am Assunto: |
|
|
lpzin,
tá ficando ótimo o teu trabalho. Parabéns...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Nov 15, 2007 2:44 am Assunto: |
|
|
Joel, a calda ja foi usada, so nao misturei com tinta branca pois a cor dessa madeira me agradou!!
Daqui a um ano acho q ele ficara apresentavel num vazinho melhor...rsrs
obrigado pelos elogios....
abs!! |
|
|
 |
Drak
|
Enviada: Qui Nov 15, 2007 11:53 am Assunto: |
|
|
Amigos tenho uma dúvida se calhar vou falar uma grande asneira mas acho que é assim que se aprende "perguntando" ai vai:
Esse estilo que acho que chamam de "Tanuki" colocar uma planta num tronco morto daqui a alguns anos a planta fica fundida no tronco morto ou é so estética mesmo.
Outra pergunta: algumas árvores que teem o tronco muito grosso e velho e são ao mesmo tempo muito baixas são nesse estilo.
Desculpem andar-vos a aborrecer com estas perguntas básicas mas são dúvidas que me surgem, desde já obrigado pela atenção. |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 9:46 am Assunto: |
|
|
Acho que est amuito bom e tem um grande futuro!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 10:53 am Assunto: |
|
|
Ipsin, parabéns pelo trabalho. Agora é só aguardar e fazer o refinamento da planta.
Drack,
O tanuki na verdade é um faz de conta. E a origem do nome vem exatamente de um animal que se "fantasia" para se esconder. A planta verde vai se firmar na canaleta que foi feita para ela, conforme vai engrossando, daí podemos retirar aqueles pregos (o bom e colocar parafuso) que foram colocados para firmar. Mas jamais vai se fundir, no sentido de passar a fazer parte dela. Essa fusão só ocorre de planta viva para planta viva. Então o objetivo é estético no sentido de fazer de conta que temos uma árvore de tronco grosso e velho, quando na verdade não temos. Estas plantas a que você se refere se seriam tanuki, dificilmente serão tanuki. É normal em plantas de boa qualidade ter troncos bem grossos que são de verdade, ou seja, da própria planta. Especialmente estas mostradas em coleções não seriam tanuki, pois inclusive há um segmento de bonsaistas mais conservadores que não aceitam a prática desta técnica no bonsai. Mas isso só a título de informação, pois acho que se você tem um bom material em mãos vale a pena fazer um tanuki, sim.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 11:23 am Assunto: |
|
|
Élio,
muito boa explicação
Ipzin,
teu tanuki realmente ficou "jóia"!
Particularmente eu acho que a copa mais "rala", voltando os galhos da direita mais compridos, equilibraria e deixaria a árvore mais velha do que com uma copa densa, mostrada no seu projeto...
mais ou menos assim:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Drak
|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 8:22 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi muito obrigado pela tua excelente explicação fiquei completamente esclarecido, a propósito excelente trabalho o teu parabens. |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Seg Nov 19, 2007 2:06 pm Assunto: |
|
|
Que show em Ipzin começou com o pé direito otimo trabalho.
Meus parabnens para seu futuro TANUKI.
To com umas mudas aqui para tentar trabalhar ( tanuki ), porem to sem tronco pode uma coisa desa.Mas seu trabalho me inspirou nesse final de semana vou fazer umas coletas de tronco. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|