|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Dom Set 23, 2012 7:01 pm Assunto: Enxerto de galhos azaleia da certo? |
|
|
Senhores tenho uma azaleia que está difícil de brotar galhos mais baixos.
A pergunta é a seguinte existe alguma possibilidade de eu enxertar no tronco uns galhos na posição que eu quero?
Se existe essa possibilidade poderiam me dar detalhes da melhor forma de faze-lo, bem como espessura dos galhos a serem usados?
Grato,
Diego. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Set 23, 2012 8:43 pm Assunto: |
|
|
A melhor técnica e que é muito usada é a tansfixia. Pode ser feita de duas maneiras: utilizando galhos longos da própria planta, que possam ser dobrados/curvados até o ponto desejado de enxerto, ou pode-se utilizar outras mudas em sacos separados, mudas preferencialmente com galhos sem bifurcação a fim de facilitar o processo.
O processo nos dois casos é o mesmo: fura-se o tronco no local onde se quer "colocar" o galho. O fguro deve ser levemtne mais grosso do que o galho a ser transpassado, mas quanto mais justo, mais rápido será o resultado. Daí se passa por este furo o galho que for curvado da própria planta, ou o galho da muda em saco que será fixada de algum modo junto ao vaso ou à planta. Neste caso, as duas plantas tem que colocar uma boa adubação a fim de que ela cresçam com vigor. Quanto mais vigoroso o crescimento, mais rápido será o resultado. Quando se percebeu que o galho está definitivamente fundido ao tronco, se pode retirar a parte de baixo da muda, ou sendo do galho da própria planta, corta o galho que foi curvado.
Há vídeos na net sobre esta tecnica só agora não tenho o endereço de nenhum.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Dom Set 23, 2012 9:51 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | A melhor técnica e que é muito usada é a tansfixia. Pode ser feita de duas maneiras: utilizando galhos longos da própria planta, que possam ser dobrados/curvados até o ponto desejado de enxerto, ou pode-se utilizar outras mudas em sacos separados, mudas preferencialmente com galhos sem bifurcação a fim de facilitar o processo.
O processo nos dois casos é o mesmo: fura-se o tronco no local onde se quer "colocar" o galho. O fguro deve ser levemtne mais grosso do que o galho a ser transpassado, mas quanto mais justo, mais rápido será o resultado. Daí se passa por este furo o galho que for curvado da própria planta, ou o galho da muda em saco que será fixada de algum modo junto ao vaso ou à planta. Neste caso, as duas plantas tem que colocar uma boa adubação a fim de que ela cresçam com vigor. Quanto mais vigoroso o crescimento, mais rápido será o resultado. Quando se percebeu que o galho está definitivamente fundido ao tronco, se pode retirar a parte de baixo da muda, ou sendo do galho da própria planta, corta o galho que foi curvado.
Há vídeos na net sobre esta tecnica só agora não tenho o endereço de nenhum.
Abraço |
Elio era tudo o que eu precisava saber, valeu pela dica.
Vou deixar uns galhos crescerem para que possam ser dobrados até onde pretendo fixa-los. Assim que tiver alguma novidade posto para que vejam o resultado.
Obrigado.
Diego; |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Seg Set 24, 2012 2:01 am Assunto: Azaléia |
|
|
Boa noite...
Aproveitando a deixa...a azaléia aceita bem torções no caule quando novas, tipo até cinco anos? Elas parecem meio quebradiças à primeira vista... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Set 24, 2012 3:25 am Assunto: |
|
|
Seph....
Não aguenta muito não.. só dá pra aramar ou tracionar quando os galhos ainda são novinhos... Se chegar um pouco menos que a grossura de um lápis, esqueçe que não torce mais.... Nesse caso é melhor a poda mesmo...
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 24, 2012 9:00 pm Assunto: Valeu |
|
|
Valeu, Mcdonald!
A minha deu as primeiras flores esse mês, precisava de mais sinuosidade.
Ela tem uns três anos... vou criar um tópico pra ela...
Aí, com medidas e tals... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Set 24, 2012 10:10 pm Assunto: |
|
|
Seph, de fato como o amigo Mc Donald falou a azaléia é bem quebradiça depois que o galho estiver totalmente lignificado. Mas dá para dobrar galhos bem mais grossos do que um lápis, desde que isso seja feito aos poucos... Seja com aramação ou tracionamento, ou mesmo as duas técnicas em conjunto, se pode dobrar um pouco num dia, esperar 3-4 dias e dobrar um pouquinho mais, esperar e dobrar mais, e assim sucessivamente até chegar onde se deseja. Desta maneira já dobrei tronco quase da grossura de um dedo que estava na vertical, dobrando até ficar na posição de cascata. Ou seja, com paciência dá para fazer...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 24, 2012 10:44 pm Assunto: Ok |
|
|
Beleza, Elio, foi o que eu pensei (na realidade eu não quis acreditar que não poderia fazer!)
Com jeitinho acho que ela deixa!
Mas quando crir o tópico explico melhor...
Abraço e obrigado! _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|