|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qua Set 26, 2012 10:33 am Assunto: Ajuda sobre transplantes |
|
|
Prezados,
Estou em fase de promover diversos transplantes em minhas plantas e fiquei com dúvidas em algumas situações.
a) No caso de plantas mais "adormecidas" ou mesmo doentes, que não apresentaram ainda sinais de desenvolvimento neste início de primavera, posso promover o transplante assim mesmo?
b) No caso acima, se possível o transplante, e ainda necessário realizar alguma poda, qual promovo primeiro, a poda ou o transplante?
c) Tenho uma figueira (ficus carica) que ainda não desabrochou. Fiz umas raspagens na casca e identifiquei que nas extremidades está seca e no tronco principal ainda verdinho. Ontem, ainda em dúvida do que fazer, optei pelo transplante. Mas gostaria de orientações em como proceder nestes casos, primeiro transplante ou poda da parte morta para estimular novas brotações?
d) Conforme o caso acima, que já realizei o transplante, assim que ela demonstrar algum tipo de melhora, é recomendável fazer uma poda radical?
Conto com a habitual ajuda dos colegas,
Abs _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Set 27, 2012 9:53 pm Assunto: Re: Ajuda sobre transplantes |
|
|
Bruno Gomes escreveu: | Prezados,
Estou em fase de promover diversos transplantes em minhas plantas e fiquei com dúvidas em algumas situações.
a) No caso de plantas mais "adormecidas" ou mesmo doentes, que não apresentaram ainda sinais de desenvolvimento neste início de primavera, posso promover o transplante assim mesmo?
R: Quais espécies? Já deveriam ter brotado! São caducifolias?
b) No caso acima, se possível o transplante, e ainda necessário realizar alguma poda, qual promovo primeiro, a poda ou o transplante?
R: Sempre se poda antes do transplante, não depois. Contudo atente para minha resposta da pergunta anterior.
c) Tenho uma figueira (ficus carica) que ainda não desabrochou. Fiz umas raspagens na casca e identifiquei que nas extremidades está seca e no tronco principal ainda verdinho. Ontem, ainda em dúvida do que fazer, optei pelo transplante. Mas gostaria de orientações em como proceder nestes casos, primeiro transplante ou poda da parte morta para estimular novas brotações?
R: Com certeza já deveria ter brotado. Está em pleno sol??
d) Conforme o caso acima, que já realizei o transplante, assim que ela demonstrar algum tipo de melhora, é recomendável fazer uma poda radical?
R: Só depois que brotar vigorosamente. A poda radical de Ficus Carica se faz em Julho.
Conto com a habitual ajuda dos colegas,
Abs |
_________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 28, 2012 3:09 pm Assunto: |
|
|
a) As espécies são o Ficus Carica e Azaleia.
c) Está a pleno sol, mas não durante todo o dia. A partir das 14h recaía sombra sobre ele. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Set 28, 2012 6:27 pm Assunto: |
|
|
Bruno Gomes escreveu: | a) As espécies são o Ficus Carica e Azaleia.
c) Está a pleno sol, mas não durante todo o dia. A partir das 14h recaía sombra sobre ele. |
Bruno, já deveriam ter brotado. Não sei o que possa estar acontecendo!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 28, 2012 7:03 pm Assunto: |
|
|
O ficus acredito que seja apodrecimento das raízes, pois ao realizar o transplante me deu essa sensação.
Quanto à Azaleia realmente não sei, depois da quebra de um galho ela meio que estagnou... _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|