|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Sáb Set 29, 2012 10:40 pm Assunto: Interessante |
|
|
Pra mim foi pá de ouro, por que à duas semanas mesmo sabendo que kengay não combinava com pitangeira, fui lá e fiz.
E agora vejo que tem ótimos exemplos pra me basear.
Show de bola. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Victor Néto 1.o PASSO

Registrado: 04/08/12 Idade: 27 Mensagens: 120 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Set 30, 2012 7:43 pm Assunto: |
|
|
Magnífica sua acerola !
Aquela minha( o mausai) não aguentou o transplante e morreu , mas não vou desistir da espécie, aprendi um pouco com meu erro( ter deixado a planta em pleno batente onde pega sol umas 6 a 8 horas e uma leve brisa quase que constante) e por sorte( ou não) encontrei outra acerola, já fiz o yamadori e estou tomando muito cuidado com ela!
Não pretendo ter por base os estilos kengai e han-kengai, acho que minha planta se adequa ao moyogi, mas quero que ela fique bonita e vigorosa como a sua, talvez um dia até frutifique! _________________ "A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 6:09 pm Assunto: bonsai |
|
|
Essa planta continua praticamente como está, com seus galhos bem estruturados e formados, agora novamente preenchida com floração densa, que irá retornar em breve com uma ótima frutificação. Como bem lembrado pelo nobre amigo Sergivaldo, ainda que não tenhamos talvez a oportunidade de avistar essa planta crescendo na natureza dentro desse estilo ou próximo dele, temos que considerar sempre que em se tratando de arte, partindo do principio que não iremos "detonar" demais uma espécie qualquer, sempre poderemos estar inovando, sem contudo, jamais, criar algo que fuja muito do aspecto geral de trabalho.
Fermga, em relação ao alporque, a aceroleira responde muitissimo bem. Se fizer agora, dentro da primavera, em uns tres meses terá raizes o bastante que justifique a retirada. A vantagem de plantas obtidas assim é a possibilidade de obter um material de porte mais grosso, com movimento sinuoso natural e produzindo, o que certamente encurta bastante o cultivo necessário para atingir esses pontos, no metodo tradicional. Uso musgo esfagno previamente umedecido em solução enraizante (superthrive é o melhor), retirando bem a casca e parte do cerne, desbastando bem a madeira, aplicando sobre esta um pouco do hormonio, para garantir mais adesão e emissão radicular.
Mantenha o alporque levemente umido, sem encharcar, durante os tres primeiros meses. Ao retirar, remova apenas o plastico enterrando o conjunto em areia grossa de rio, sem peneirar, mantendo em local onde receba luz e calor solar o dia inteiro, com rega apenas ao final da tarde. Fiz isso e posso garantir o resultado. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Out 16, 2012 10:18 pm Assunto: |
|
|
Muito bom, me impressionou a quantidade de fruto, se a minha ficar parecida creio que nao vou precisar colher do pé que plantei no chao da casa de minha mae rs, mas alem dos frutos a aramaçao e o estilo ficou tudo muito bonito, enfim mas uma inspiraçao para minha acerola, parabens nick, só um detalhe observando o começo do tronco parece que ele esta meio gordo ou inchado é assim mesmo ou foi a foto que esta dando esta impressao???
de qualquer forma sucesso ai amigo. Abraço! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 17, 2012 7:01 pm Assunto: bonsai |
|
|
Wellington, creio que o nobre colega cometeu um pequeno equívoco fotográfico, ao confundir as imagens da minha aceroleira com as imagens postadas pelo forista Edson0605, que apresenta uma pitangueira com flores e frutos sequenciais. No caso dessa planta, em especial, a base do tronco está de acordo, vez que se trata, como a minha, de uma planta formada a partir de um alporque, e que teve seu desenvolvimento, provavelmente, cultivado inicialmente num recipiente de cultivo diferente do vaso em que aparece, o que explica a excepcional qualidade do tachiagari que voce menciona (tachiagari é a primeira parte do tronco visível após o solo, o primeiro terço do tronco até o primeiro galho).
No caso da minha planta, o alporque foi transferido diretamente para o vaso, sem passar por um condicionamento anterior, de maneira que ele apresenta uma boa conicidade inicial e final, mas sem o necessário engrossamento do tachiagari, o que é lamentável, em termos de procedimento corretamente adotado. Infelizmente, no meu caso, a pressa foi inimiga da perfeição, pode-se dizer. Para que isso ocorresse, porém, o cultivo teria que ser desenvolvido em um recipiente de treinamento por uns 15 a 20 anos, como no caso da pitangueira, antes que atingisse o calibre considerável ótimo para o correto envase. Eu encurtei o caminho, por assim dizer, então creio que no caso da minha aceroleira vá precisar aí de uns 30 a 40 anos para obter o mesmo efeito.
Como costumamos dizer: a paciência é para poucos....rsssss e a pressa, claro, sempre será uma inimiga eterna da perfeição.....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Out 17, 2012 7:49 pm Assunto: |
|
|
É verdade Nyck peço desculpas, pela minha confusao, apesar da sua planta tambem estar dando bastante fruto, agradeço pela informaçao quanto ao que é tachiagari o que eu como um iniciante ainda nao estava ciente, mas apesar da sua nao ter o tachiagari como a pitangueira mostrada ainda sim ela ficou legal, bastando apenas engroçar um pouco a base, apenas uma opiniao, penso tambem que apesar do conservadorismo ou fidelidade que devemos ter em relaçao a uma arvore velha, creio que em parte há certa relatividade...
Como o exemplo que o edson descreve, para a maioria uma acerola sempre segue no estilo moyogi ou hokidash, porem voce seguiu por outro estilo o han kengai, o que poderia acontecer na natureza tambem penso eu, pode ser questao de tempo para a planta se adapitar ao clima onde determinados estilos se desenvolvem na natureza, penso tambem que seja questao de gosto, para mim, sou ainda como uma criança vendo um quadro de um grande pintor onde muitos veem muitas coisas e a criança apenas exprime sua sensaçao de beleza ou nao, entao como uma criança experimento dizer que a sua ficou mais bonita e a pitangueira estranha com o tachiagari gordo daquela forma, enfim um critico da arte das pinturas, dará um aval tecnico e abrangente, enquanto a criança apenas a pureza dos proprios olhos!!!! Mas vleu, Abraço meu irmao e obrigado mais uma vez pelas informaçoes! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|