|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lucas Sbardelotto 1.o PASSO

Registrado: 11/11/10 Idade: 44 Mensagens: 181 Localização: Portão-RS
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 10:11 pm Assunto: Reconhecimento pela fruta |
|
|
Por favor preciso da ajuda de vcs para saber que espécie é esta, quero ver se é possível estaca ou a partir de sementes, pois achei a árvore linda
segue foto dos frutos:
Obrigado por enquanto. _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
maket31 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 01, 2012 10:16 pm Assunto: |
|
|
pelo meu pouco conhecimento, essa fruta é cereja, da cerejeira rio grandense...
espero ter ajudado..
Abraços |
|
|
 |
Lucas Sbardelotto 1.o PASSO

Registrado: 11/11/10 Idade: 44 Mensagens: 181 Localização: Portão-RS
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 10:19 pm Assunto: |
|
|
Também acho que é a cerejeira do rio grande, mas queria ter certeza..
Será que pega por estaca??
E de semente como plantar?? _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 10:59 pm Assunto: |
|
|
Lucas, com certeza é uma cerejeira do rio grande. Ela não pega facilmente por estaca, dá para dizer: não pega. Mas por semente é muito fácil fazer germinar. Escolha nas frutas caídas as mais grossas e bem maduras, aperte retirando as sementes. Escolha as sementes mais graúdas pois o vigor da muda depende diretamente da semente utilizada. Lave e coloque para secar na sombrra, apenas até a casca externa estar bem sequinha. Daí pode plantar. O substrato ideal é apenas areia grossa de construção, sem peneirar. O ano passado plantei umas 50 sementes e creio que não falhou nenhuma...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Isaax
Registrado: 03/06/12 Idade: 41 Mensagens: 48 Localização: Jaboticabal -SP
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 11:00 pm Assunto: |
|
|
Tem muita árvore e muita fruta que leva o nome de cereja-do-rio-grande, essa é provavelmente uma Eugenia involucrata. Se propaga bem por estaquia, mas um estimulante sempre é bom. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 11:36 pm Assunto: |
|
|
Correto Isaax, é a Eugenia involucrata mesmo. Agora quanto a estaquia ao menos a literatura mostra ser difícil. Boletim da Embrapara coloca como taxa de pega por estaquia por volta de 20 a 25%, ou seja: baixo. Se não acertar corretamente a época e aspectos de localização da estaquia como insolação, umidade, etcc... é muito fácil de se obter resultado zero. Outra questão é quanto a época e tipo de galho a ser utilizado. Se for galho lenhoso, tem que ser no outono, se for brotação nova, de ponteiro, na primavera. Mas como sempre consegui resultados excelentes em germinação (apesar de algumas literaturas também considerarem a taxa de germinação relativamente baixa), costumo aconselhar a quem tiver as sementes disponíveis que faça as mudas por sementes.
Outra questão, em se tratando de mudas para bonsai é que a muda por semente pode ser bem conduzida através de movimentos, ou não, desde pequena, podendo-se assim formar um bonsai de aspecto técnico futuro muito superior.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
alexbreansini 1.o PASSO

Registrado: 28/08/12 Idade: 39 Mensagens: 100 Localização: Pato Branco-PR
|
Enviada: Ter Out 02, 2012 8:38 am Assunto: |
|
|
Cerejeira do Rio Grande! _________________ Aprendi que o meu tempo, não pode interferir o Bonsai. Mas que eu posso interferir no Bonsai em seu tempo.
E aprendi também, de que nada me vale aprender tudo isso...se não compartilhar com ninguém! |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|