|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Clayton 1.o PASSO

Registrado: 16/09/12 Idade: 46 Mensagens: 125 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Set 17, 2012 12:56 pm Assunto: Jacaré Iniciando |
|
|
Olá,
sou novo no fórum, no hobby e esta é minha primeira planta, ou seja, tenho um zilhão de dúvidas e minha insegurança é enorme...
Esta uma planta que está comigo a menos de uma semana e gostaria de contar com a ajuda dos colegas.
Estou pensando em trabalhar o estilo HAN-KENGAI ou KENGAI, me parece que a planta tem vocação para eles, o que acham?
Pelo muito que li e pouco que entendi, estamos numa época do ano propícia a intervenções nas plantas, certo, desse modo, gostaria de saber se posso dar uma "limpada" nos galhos para já aramar, ou seria melhor colocar ela no escorredor + mamadeira para encorpar mais o tronco?
Também gostaria que comentassem as duas últimas fotos, seria uma doença? o que fazer?
Obrigado e aguardo os comentários, vamos as fotos:
 |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 38 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Seg Set 17, 2012 1:18 pm Assunto: |
|
|
Clayton, se fosse , deixaria ela "descansar" um pouco antes de fazer qualquer intervenção nela devido ao stress da troca de ambiente.
A menos que tenha certeza qu eo viveiro que ela veio é de confiança e que ela está em perfeito estado de saúde. _________________ "Não deixem de conhecer o site http://www.meubonsai.com.br
Controle online de seus bonsai desenvolvido por um colega aqui do Fórum." |
|
|
 |
acacio vargas
Registrado: 09/09/12 Mensagens: 46 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Set 17, 2012 4:42 pm Assunto: |
|
|
amigo clayton , tb sou iniciante e tb tenho um jacare ,menor q o seu, adiquiri tem 30 dias, fiz a limpeza de brotos novos (o seu tem esses no tronco na 2ª e 3ª foto sua),posicionei galhos
os ramos q vao se tornando galhos vao perdendo essas acículas (folhas espinhosas) ,tipo o tronco um dia ja foi um ramos todo espinhoso e hoje ele é liso e lenhoso, uns ramos ali parecem amarlados pois foram podados com tesoura, me parece,
ainda sou muito leigo mais aprendo demais nesse forum , veja meu topico e as dicas do nickyfury
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22121&highlight=
espero ajudar
 |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 17, 2012 6:20 pm Assunto: |
|
|
e aí pessoal,
wlsjurai: então o viveiro parece ser de confiança sim, estava pensando em colocar ela no escorredor + mamadeira... para acelecar o crescimento e ir aprendendo enquanto isso... daí eu poderia começar a podar alinhar os galhos a partir do final do próximo inverno...
acacio vargas: obrigado pelos toques, vou acompanhar a evolução da sua planta, vai ficar muito legal, melhor dizendo já está...
Abraços, |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Set 17, 2012 7:23 pm Assunto: |
|
|
Olá Clayton!
Bom material para se trabalhar.
Pode ser Kengai, Han-Kengai ou Shakan.
Como dá para notar ele está bem saudável. O Acácio já esclareceu que é normal agulhas anteriores irem secando. Sem problemas.
Minha sugestão:
Podar os galhos desnecessários ao estilo pretendido, aramar e posicionar.
Transplantar em um vaso bem grande, no próximo inverno.
Para essa espécie considero um vaso grande melhor do que escorredor/mamadeira.
Um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 17, 2012 8:41 pm Assunto: |
|
|
Fala Elio,
só uma dúvida, transplanto apenas no próximo inverno, certo? fiquei na dúvida se deveria replantar este ano ou no próximo.
abraço,
Clayton |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 17, 2012 10:04 pm Assunto: |
|
|
Clayton A escreveu: | Fala Elio,
só uma dúvida, transplanto apenas no próximo inverno, certo? fiquei na dúvida se deveria replantar este ano ou no próximo.
abraço,
Clayton |
Clayton, só no próximo inverno, sim!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
acacio vargas
|
Enviada: Ter Set 18, 2012 2:26 pm Assunto: |
|
|
o meu tb fiquei na duvida se transplanto ou nao ( era 30 dias atras , final de inverno, agora ,aki no rio ja considero inicio de prima, ta calor pacas, ) dai vi q o torrao com raiz se concentra no meio e nao no vazo inteiro , eu achei melhor inverno q vem ,,visto q tem espaço para crescimento de raizes, diferente de meu araça q veio um bloco de raiz e transplantei, para um recipiente maior, com cacos deramicos 60%,,,e terra vegetal 40%,, TM+FO e npk 10 10 10 , ( |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 18, 2012 3:16 pm Assunto: |
|
|
Acácio e Joicimar!
À título de esclarecimento!
Quando adquirimos uma planta de viveiro comercial, ela vem com esse torrão com intuito de segurar a umidade por mais tempo. Isto porque, depois na loja, supermercado ou floricultura, não se sabe se será regada todos os dias.
Consequente mente as raízes não se desenvolvem bem; a planta não cresce muito.
Por isso quando transplantamos uma planta nesse estado, precisa retirar todo o substrato, todinho. Isto porque se deixarmos parte do torrão as raízes se desenvolverão muito bem no novo substrato (quando bem drenante) e deixarão de se desenvolver "dentro" do torrão.
Aí, quando a planta já estiver "pronta" para ir para um vaso de bonsai, vc não terá raízes finas (ciliares) junto à base do tronco, o que não te permitirá fazer uma boa poda de raízes para que caibam no vaso.
Assim, o ideal e transplantar com retirada total do substrato velho.
Mas, porque não agora?
Porque podar, aramar e transplantar tudo ao mesmo tempo pode leval a planta à morte, ainda mais na tua região, Acácio, que é muito quente. Juníperus se desenvolvem melhor em regiões mais frias.
E o falso transplante?
Se faz quando a planta está debilitada (que não é esse caso) e ela precisa desenvolver boas e novas raízes MAS não é época de transplante. São casos emergenciais.
Bom, acho que consegui esclarecer, OK?
Abraço Acácio e Joicimar! _________________ Elio
|
|
 |
acacio vargas
|
Enviada: Qua Set 19, 2012 9:40 am Assunto: |
|
|
valeu elio, tu é demais cara, valeu pelos toques,mais esclarecedor q isso impossivel
mesmo tendo espaço , ( as raizes ainda nao dominaram o vaso ), elas ainda tem desenvolvimento lento devido o torrao compactado,
mais uma vez obrigado amigo  |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 02, 2012 7:40 am Assunto: |
|
|
E aí pessoal,
novidades com relação ao meu jacaré... ontem, à noite, realizei uma limpeza dos ramos descartando uma série deles que não farão parte da estrutura final... neste processo mantive outros galhos que, após engrossarem mais e ganharem sinuosidade, irei fazer jin...
além disso, fiz também uma aramação dos galhos... tomara que não tenha forçado demais ou de menos... o tempo dirá...
espero comentários.... abraços a todos
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 02, 2012 11:34 am Assunto: |
|
|
Olá Clayton!
O problema é que vc fez a cascata com o galho errado!!!
Agora é manter assim mesmo!
Ah, tire totalmente aquele galho em cascata que está perto do granpo de roupa, na última foto.
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 02, 2012 11:42 am Assunto: |
|
|
putz, fiz cagad....
então Elio, aquele último galho é um dos que vou fazer jin.... vou deixá-lo engrossar mais e dar mais sinuosidade nele para depois descasca-lo....
com relação ao galho errado, vc acha ue ficaria melhor fazer no galho que deixei para cima.... poderia explicar o porque.... para que eu possa assimilar e não "errar" em futuras plantas... obrigado! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 02, 2012 12:40 pm Assunto: |
|
|
Clayton A escreveu: | putz, fiz cagad....
então Elio, aquele último galho é um dos que vou fazer jin.... vou deixá-lo engrossar mais e dar mais sinuosidade nele para depois descasca-lo....
com relação ao galho errado, vc acha ue ficaria melhor fazer no galho que deixei para cima.... poderia explicar o porque.... para que eu possa assimilar e não "errar" em futuras plantas... obrigado! |
Pois é, Clayton! Acontece.....rsrsrsrsrs! Errando também se aprende!
As razões para escolher o outro galho, são:
1. Acompanha a curva do início do tronco
2. É o mais grosso
3. E, aparentemente, pelas primeira fotos, era o galho que tinha mais ramos secundários, ou seja, maiores opções de se fazer patamares.
É isso aí, véio!
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|