FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Goiabeira, que estilo seguir...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
clemelo

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2012 9:15 pm    Assunto: Goiabeira, que estilo seguir... Responder com citação

Olá pessoal, boa noite... Sou cadastrado a bastante tempo, mas como moro em apartamento, e os afazeres do dia a dia, trabalho, família, etc..., não me deixam me dedicar mais...

Tenho algumas plantas, como por exemplo essa goiabeira, que gostaria de saber algumas opiniões. Como já chegou a primavera, gostaria de opiniões quanto ao posicionamento dos galhos, estilo a seguir, etc... Ainda não tenho essa visão para entender o que a planta quer me dizer... qual caminho seguir, etc...
Sei que precisa engordar muito ainda o caule, apesar de estar cerca de 2 anos e meio nessa mamadeira.

Seguem algumas fotos:

Obrigado, antecipadamente!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2012 8:43 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Se sua intenção for engrossar o tronco, minha sugestão é que faça um replante, usando uma bacia plastica de tamanho médio para grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato bem drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão, casca de pinheiro e terra granulada (ou areia grossa). Esse tipo de substrato proporciona um bom meio para o aumento do sistema radicular da planta, o que representa não só um bom engrossamento do tronco, mas um ótimo desenvolvimento para a planta com um todo.

Em relação a sua planta, minha sugestão é usar uma aramação leve (sem apertar o arame em demasia, deixando-o mais solto), visando moldar o caule da planta bem como baixar o galho inicial, de forma a construir um bonsai com uma qualidade técnica superior. Uma possível modificação pode ser visualizada na imagem abaixo, em que a planta recebe carga de arame na sua totalidade (caule e galhos) e que voce poderá usar como modelo de trabalho, caso o interesse:

A respeito do uso do arame, eu postei no forum, hoje, uma matéria bem detalhada, que poderá ajudá-lo (está num tópico de outro forista, basta procurar). O reenvase ou replantio poderá ser feito agora, na primavera, sem nenhum problema, desde que não tenha sido feito esse ano. Se fizer o replante, não arame. Se aramar, não replante. Ou um ou outro, nunca os dois ao mesmo tempo, pois o estresse pode comprometer a planta e levar a perda.

Procure, sempre que possível, reduzir o tamanho das folhas, cortando fora as maiores e mais velhas no pecíolo (talinho), mantendo apenas as folhas mais novas e menores. Após o reenvase, aguarde noventa dias, ou até que a planta reinicie seu ciclo com a emissão de novas e vigorosas brotações para só então proceder a aporte de adubação.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
clemelo

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2012 3:37 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pelas dicas... Mesmo que leio várias matérias, sempre há dúvidas...ou medo, sei lá...rsrs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2012 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente a leitura ajuda, teoricamente vc sabe muita coisa mas na hora de intervenções mais drásticas sempre da um medinho que só vai ser perdido com a prática, para isso calma, muita calma, mas continue lendo, que conhecimento teórico nunca e demais. Acompanhando!!!!!
T + abraço!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: