|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Ter Out 02, 2012 7:19 am Assunto: Identificação de Desconhecida... |
|
|
Amigo gostaria de uma ajuda para identificar esta especie, fiz dois yamadori na beira de um rio a um mes, mas não reconheço ela.
Alguns me disserão se tratar de um jambolão, achei parecido mesmo, porem ojambolão tem os frutos bem maiores e este tem frutos pequenos como podem ver porem iguais.
[/img]
Espero que me ajudem..
abraços.. _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
alexbreansini 1.o PASSO

Registrado: 28/08/12 Idade: 39 Mensagens: 100 Localização: Pato Branco-PR
|
Enviada: Ter Out 02, 2012 8:37 am Assunto: |
|
|
Não é uma caneleira? _________________ Aprendi que o meu tempo, não pode interferir o Bonsai. Mas que eu posso interferir no Bonsai em seu tempo.
E aprendi também, de que nada me vale aprender tudo isso...se não compartilhar com ninguém! |
|
|
 |
ramon.cirilo 1.o PASSO

Registrado: 22/08/11 Idade: 32 Mensagens: 149 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Ter Out 02, 2012 9:03 am Assunto: |
|
|
Não conheço a espécie, porém não é nem o jambolão nem a caneleira. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 02, 2012 12:15 pm Assunto: |
|
|
Procurei mais nada realmente não conheço... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Out 02, 2012 1:43 pm Assunto: |
|
|
Não seria uma variedade de jambo!!!
obs: Jambo e Jambolão são árvores diferentes! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Cleuber
Registrado: 21/04/05 Idade: 42 Mensagens: 96 Localização: Brasília
|
Enviada: Ter Out 02, 2012 4:09 pm Assunto: |
|
|
Bom, tirando o regionalismo na nomenclatura, achei parecido com JAMELÃO. Tinha um pé na chácara que teve que ser derrubado para dar lugar à uma construção. Frutos e folhas bem parecidos. |
|
|
 |
Lbandeira

Registrado: 18/01/12 Idade: 44 Mensagens: 82 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Ter Out 02, 2012 6:22 pm Assunto: |
|
|
Acho que é Jamelão mesmo. aqui perto do escritório tem uma e é bem parecida. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 02, 2012 6:30 pm Assunto: |
|
|
Jambo (Syzygium jambos) - família: myrtaceae
existem três variedades
vermelho, branco e rosa
flores do jambo branco
frutos
o jamelão é como é conhecido o jambolão em algumas regiões
Syzygium cumini
 _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 03, 2012 7:17 am Assunto: |
|
|
Realmente como disse são bem parecidos Marco, mas até a forma de dar os cachos de fruto é diferente, como pode observar talinhos finos e mais separados e o fruto é bem menor que o jamelão.
Esse planta não passa de 2 metros no maximo no local onde coletei e as folhas são bem disperças tambem..
Como disse conheço o jamelão, mas acredito que essa planta é alguma variedade do jameão.. _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 03, 2012 9:18 am Assunto: |
|
|
Amigo Márcio, tente tirar mais algumas fotos da árvore, folhas, flor é difícil... já deve ter dado pelos frutos que apresenta... Eu tenho jambo aqui e é bem parecido as folhas, só que olhei na net os frutos são diferentes! abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Cleuber
Registrado: 21/04/05 Idade: 42 Mensagens: 96 Localização: Brasília
|
Enviada: Qua Out 03, 2012 9:51 am Assunto: |
|
|
Aqui na minha região o jambolão é outra fruta, é uma variedade do jambo amarelo e redondo, aqui o jambolão é avermelhado ovalado e bem maior que o jambo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 03, 2012 8:24 pm Assunto: bonsai |
|
|
Muito usada no paisagismo aqui no DF, ornamentando parques e jardins, essa espécie é de fato o JAMELÃO ou JAMBOLÃO, que é a mesma coisa, mas com nome comum diferente. Eis a ficha técnica dessa espécie:
NOME CIENTÍFICO: SYZYGIUM JAMBOLANUM
· SINONÍMIA: EUGENIA JAMBOLANA, SYZYGIUM CUMINI, CALYPTRANTHES ONEILLII, EUGENIA CUMINI, MYRTUS CUMINI
· NOME POPULAR: JAMBOLÃO, BAGA-DE-FREIRA, GUAPÊ, JAMELÃO, JALÃO, AZEITONA, JAMBUÍ, AZEITONA-DA-TERRA
· FAMÍLIA: MYRTACEAE
· DIVISÃO: ANGIOSPERMAE
· ORIGEM: ÍNDIA
· CICLO DE VIDA: PERENE
·O JAMBOLÃO É UMA ÁRVORE FRONDOSA, DE PORTE MÉDIO E COPA CHEIA, AMPLA, BASTANTE RAMIFICADA. PODE ALCANÇAR 10 METROS DE ALTURA. SUAS FOLHAS SÃO CORIÁCEAS, LISAS E ESCURAS, COM UMA NERVURA CENTRAL CLARA E SALIENTE. SUAS FLORES SÃO HERMAFRODITAS, BRANCAS OU AMARELADAS, COM LONGOS E NUMEROSOS ESTAMES E REÚNEM-SE EM RÁCEMOS TERMINAIS. OS FRUTOS SÃO DO TIPO BAGA, PEQUENOS E OVÓIDES COMO AS AZEITONAS VERDADEIRAS (OLEA EUROPEA), DE COLORAÇÃO BRANCA QUE GRADATIVAMENTE TORNA-SE VERMELHA E POSTERIORMENTE PRETA, QUANDO MADUROS. A POLPA CARNOSA ENVOLVE UMA ÚNICA SEMENTE.
DE SABOR DOCE, PORÉM UM POUCO ADSTRINGENTE, OS FRUTOS SÃO EM GERAL AGRADÁVEIS AO PALADAR.
Apesar do seu uso, essa espécie apresenta um inconveniente, quando plantada em areas de estacionamento: seus frutos, ao cair sobre os veículos, causa uma mancha nodosa, que é dificultoso de ser limpa, principalmente se o local atingido ficar muito tempo exposto ao sumo do fruto.
Apesar da beleza de sua floração e de seus frutos, o bonsai dessa espécie tem um sério inconveniente, que é a dificuldade de reduzir o tamanho de suas folhas. Alguns cultivadores driblam isso cortando fora as folhas quando a planta frutifica, mantendo apenas os frutos na planta. Ou então, cortam as folhas pela metade, reduzindo seu comprimento. Nesse caso, o corte deve seguir a mesma linha da folha toda, isto é, não deve ser reto, mas em cunha.
Embora vejamos bonsai de 25 a 35cm de altura com a espécie, por causa do tamanho de suas folhas, é aconselhável uma planta com porte maior, em torno de até 80 ou 90cm, como forma de atenuar um pouco o impacto visual da folhagem, adequando-a a planta, harmonizando o conjunto, vez que a planta só frutifica em determinada época do ano.
http://www.flickr.com/photos/jemaambiental/4170878971/ _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Qua Out 03, 2012 9:54 pm Assunto: |
|
|
Eu acho que é jambolão, aqui onde moro é bem comum. |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Sáb Out 13, 2012 10:20 pm Assunto: Re: Identificação de Desconhecida... |
|
|
marcio gabiatti escreveu: | Amigo gostaria de uma ajuda para identificar esta especie, fiz dois yamadori na beira de um rio a um mes, mas não reconheço ela.
Alguns me disserão se tratar de um jambolão, achei parecido mesmo, porem ojambolão tem os frutos bem maiores e este tem frutos pequenos como podem ver porem iguais.
[/img]
Espero que me ajudem..
abraços.. |
O nome eu nao sei, mas fiz um yamadore recentemente de uma dessas, no sitio onde minha mãe mora tem um pé grande desses e nascei uma muda proxima a ele. Podei e replantei. ainda não voltei lá pra ver, plantei numa area irigada já que não fico lá direto. Depois vou verificar se pegou. Tambem to curioso para saber o nome ninguem no sitiu sabe me dizer o nome. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|