FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tuia Pingo Me ajudem.
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bahl2

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2012 6:48 pm    Assunto: Tuia Pingo Me ajudem. Responder com citação

ola gente, comprei um bonsai numa floricultura, mas nao sei como cuidar dele sou iniciante gostaria de saber como seguir com os cuidados dela, quando podar quando regar, e quando trocar e como de vaso.
pelo que li e entendi a tuia pingo nao gosta mt de agua certo?
vi que nela ja tem umas par de folinhas seca...que estou tirando todas...ela tem um galho enorme que cresceu pro lado, isso é normal?
vou postar umas fotos para vcs verem melhor e me ajudar a deixa-la de acordo, pois nao quero que ela morra Sad

segue algumas fotos,tirarei mais detalhando.

https://picasaweb.google.com/115503874057049521318/TuiaPingo

obrigado desde ja.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2012 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

Uma ajudinha Smile :

Só consegui por neste tamanho!
bahl2

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2012 9:46 pm    Assunto: Responder com citação

hmmm... entao minha preocupaçao nao eram as fotos.... e sim como cuidar do bonsai, valew o esforço. oO
ro.kamla

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2012 8:46 pm    Assunto: Tuia Responder com citação

Bom, sou iniciante mas estou às voltas com uma tuia jacaré com o mesmo desenho.
A sua no futuro poderá se tornar "Kengai" estilo cascata.
Retire sua muda do vaso de plástico e o coloque num escorrecor de arroz redondo. Ou numa bacia grande que vc posa fazer vários, vários furos.
Use como substrato, terra vegetal 20%, caqueira de telha (nova) ou de tijolo furado ou baiano 70% e pedrisco grosso de rio 10%.
Vídeo do Macdonald sobre caqueira divirtá-se, cansa só de olhar e cansa mesmo: http://www.youtube.com/watch?v=fmpNh0AefjY

Misture tudo, retire seu bonsai e o coloque no escorredor sem mexer nas raízes, se vc ver tufos brancos nas raízes não é doença, são chamadas micorrizas, facilitam a troca de nitrogênio da raiz com o ar, não as retire nunca, nem lave as raiz, nunca.

Agora não é época de aramar o que deve ser feito no inverno: fim de março e fim de maio.

O adube sempre nas bordas com Torta de mamona + Farinha de osso + pó de café coado em potinhos emborcados.

Se puder colocar nas beiradas das raízes osmocote (adubo quimíco de decomposição gradual) ótimo, aeh só use um bolo de Torta de Mamona em copinhos de café furados ou vasinhos de jardim pequenos que já veem com furo e cima, assim a TM vai adubando gradualmente.

Se não tiver osmocote, faça assim como ensina Dona Angela Fernandes: - pó de café (usado, depois de frio), em potes emborcados;
- TMxFO, da mesma forma;
- Aminomix (uso veterinário é um pó), rego uma vez por mês, além de misturar um pouquinho ao substrato.

Bem vindo ao mundo do Bonsai!
Abraços!
Very Happy
bahl2

MensagemEnviada: Seg Out 08, 2012 7:52 pm    Assunto: Responder com citação

nossa, valew mesmo em cara me ajudou muito mesmo pra caramba, Very Happy
mais uma pergunta? posso por ela em um vaso de ceramica?e quando devo podala?
valew obrigado pela ajuda^^
ro.kamla

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 12:29 am    Assunto: Vaso de cerâmica Responder com citação

Não, não.
O que você tem aeh é uma muda, na verdade, ok!
Vc deve deixá-la no escorredor e quando as raízes estiverem saindo pelos buracos, vc vai colocá-la numa mamadeira, uma bacia maior com esterco curtido, adubo, nessa fase que ela começa a engrossar o tronco, a virar um bonsai, isso leva de 3 a 4 anos, às vezes menos, ela precisa do sol da manhã pelo menos 05 horas, a tire do sol às 11:00 h, mesmo que vc queira um "Mame" ele tem que engrossar o tronco, o que compramos são mudinhas de 02 a 03 anos.
Depois disso durante o crescimento dela vc irá aramando e podando calmamente, quando ela for maior, senão vc arrisca matar seu bonsaizinho. Isso sempre no inverno que é quando as coníferas entram em dormência e não sentem muito a poda que deve ser feita e modelada com a mão, tesouras deixam as folhas secas...
Se cadastre no Scribd e baixe o Manual do Bonsai, está escrito German , mas está em português.
Além de paciência e mais paciência ainda, você necessita de muitaa leitura, muita! Para passar para o vaso de cerâmica. Você pode cultivar Kusamonos (miniaturas) enquanto isso...
Leia o Blog do nosso amigo Macdonald, será bem legal e ele é super acessível e também está cadastrado aqui, nickfury também é 1000, o cara sabe tudo, procure pelos tópicos dele: http://macdonaldfernandes.wordpress.com/
http://pt.scribd.com/doc/43439793/Bonsai-German
bahl2

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 8:30 am    Assunto: Responder com citação

hmmm, entendi entao eu tenho que deixala em um escorredor ou em uma bacia com varios furos, e com os abudos organicos que vc me passou, ate ela engrossar que isso vai demorar uns anos, e colococar a FO e TM em copinhos de cafe cheio de furios em cima em volta dela 2 deles da certo? e o escorredor seria aqueles de arros? e bacia normal de plastico?rsrs perdoe minha ignorancia, to aprendendo agora...
ro.kamla

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 11:58 am    Assunto: Mausai Responder com citação

Na verdade vc tem um Mausai.

Leia o tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14359&highlight=escorredor

Vc usa o escorredor redondo de furinhos, escorredor de arroz.

Mais dúvidas me dê um alô!

Abraços.
ro.kamla

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 12:06 pm    Assunto: Holambra Responder com citação

Nossa vc mora perto da Holambra, lá tem vários viveiros com bonsais, mas nada substitui o aprendizado... Sem antes ler muito e ver várias e várias técnicas de aramação e poda, eu recomendo que não mexa no seu mausai.
E mesmo comprando um bonsai, só mexa nele quando estiver preparado, ele poderá morrer com uma poda mal feita de raízes, de tronco, numa época errada.

http://bonsaiscris.com.br/

Abraços!
bahl2

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 1:14 pm    Assunto: Responder com citação

xD agora sim to entendo... ja comprei terra vegetal, TM e FO, falta o pedrisco osmocote e o aminomix e a telha kkkk

ja comprei um escorredor e uma bacia tbm, entao n vou precisar furar a bacia, pq o escorredor vai fica em cima,rsrs

e sim, moro pertinho de holanbra as veses eu vou mas faz 2 anos que n vou, e nada melhor que aprender por si mesmo rsrs.

obrigado pela ajuda mesmo em, mas uma coisa to preocupada, a minha mausai, o galho dela que é o comprido so naquela parte as folhas tao secando, elas ficam duras e secas e caem, so naquela parte e o resto dele principalmete na parte de cima ja ta tao verde e bonito. n to entendo. oO
ro.kamla

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 5:03 pm    Assunto: Mausai Responder com citação

Não, rsrsrsrsrsrsrs...

Se vai usar TM+FO+BC+Aminomix não use o "osmocote".

Use "osmocote" se for usar só ele e TM dentro de um copinho de cabeça pra baixo com furinhos, a TM sozinha no copo, sempre nas bordas. Mas isso é outra história!!!

A bacia maior com esterco de gado é só daqui 02 a 04 anos...

20% de terra vegetal, 70% de cacos de telha ou tijolo baiano de 3mm ou 5mm, como no vídeo do Macdonald que te mandei e 10% de pedrisco, vc consegue em construção peneirando areia de boa... São as pedrinhas menores...

Mexa tudo muito bem, e coloque seu bonsai no meio, sem mexer na raiz dele, daqui um mês coloque o adubo em copinhos nas beiradas do escorredor, ok!

É isso, leia e assista os tópicos que te mandei, rsrsrsrsrs...
Abraços.
Wink
ro.kamla

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 5:24 pm    Assunto: Responder com citação

bahl2 escreveu:
mas uma coisa to preocupada, a minha mausai, o galho dela que é o comprido so naquela parte as folhas tao secando, elas ficam duras e secas e caem, so naquela parte e o resto dele principalmete na parte de cima ja ta tao verde e bonito. n to entendo. oO

Ele toma sol na parte da tarde? E a luz incide na ponteira?
As vezes o ar condicionado do supermercado faz isso, a palnta sente a mudança de humidade, claridade e tals.
Vc está regando ele direto, regue quando sentir a terra seca pela manhã ou no começo da noite.

Retire a ponta seca com os dedos, de boa, mas não perca a ponteira, ele irá dar uma bela cascata ou semi-cascata.

Falow!

Abraços!
ro.kamla

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 5:30 pm    Assunto: Tuia pingo ou Jacaré? Responder com citação

Pela foto está parecendo uma Tuia Jacaré garoto!!!
Juníperus Horizontales.
Procura fotos dessa Tuia e compara!
Abraços
bahl2

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 5:54 pm    Assunto: Responder com citação

ai entao isso que vou fazer é um falso transplante certo?
dai é so eu mistura a terra vegetal e os pedrisco com a telha na dosagem certa e colocar ela sem mecher nas raizes em uma bacia maior e ir completando em volta certo?
hehehe
ro.kamla

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2012 12:57 am    Assunto: Tuia Responder com citação

Isso só que no escorredor...
Cabe de boa!

Leia o tópico senão não respondo mais, rs!!!
Tem que estudar, hi!

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14359&highlight=escorredor
Laughing
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: