FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer Tridente - Primeiro Bonsai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
lbittencourt

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2012 11:27 am    Assunto: Acer Tridente - Primeiro Bonsai Responder com citação

Olá amigos, bom dia.
No começo abri um tópico mostrando indecisão na compra de um Ácer ou Loropetalum, acabei decidindo pelo Ácer.

Eu tenho lido bastante e pelo que vi estamos na época de de pinçagem para o ácer, já encomendei as tesouras mas ainda tenho dúvidas de como fazer, em alguns lugares diz para cortar os galhinhos novos inteiros, outros dizem para cortar perto da folha, alguns até dizem para cortar no meio da folha.

Outra dúvida, parece que tem um buraco lado esquerdo, devido à falta de galhos, como resolveria esse problema ?

Poderiam me ajudar ? Eu pretendo fazer um curso no final do novembro, mas até lá tem tempo ainda.

Obrigado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Roberto Servidio Filho

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2012 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

lbittencourt, seja bem vindo !!!

Bonita planta, o cultivo desta espécie em nossa região é bastante delicado, pois a mesma se adapta melhor em regiões mais frias.

Muito legal ver alguém de nossa região no Fórum, temos poucas pessoas da Baixada que cultivam Bonsais.

Abçs e boa sorte !
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2012 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

Bela planta começou bem, não vou dar palpites pois desta espécie entendo muito pouco!!!!!!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
lbittencourt

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2012 12:55 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado,
Então, eu sempre quis o Ácer, mas tinha medo em relação ao clima, por isso depois de pesquisar bastante peguei o tridente, no começo dei uma vacilada e ele ficou com a ponta das folhas queimadas, mas acho que já peguei o jeito da rega, não estão mais queimadas.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2012 1:23 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

IBittencurt, os aceres acordaram à pouco da hibernação, provavelmente estas folhas não devam ter muito mais de 1mês, o que estressaria a planta fazer uma desfolha tão em seguida assim. A única maneira de receber alguma sugestão seria a desfolha, para a possível visualização do interior da planta, mas não aconselho fazer a desfolha agora. O que vç pode fazer agora seria ir eliminando galhos mal colocados e adubando periodicamente.

Qual galhos são mal posicionados?

Aqueles galhos que ficam de um lado do tronco e do outro tb na mesma altura. Geralmente se escolhem os que brotam pra fora, eliminando os do lado de dentro.

Escolhida a frente da planta, todos aqueles que poluem a visão frontal do interior da planta, os que brotam pra frente, abaixo do primeiro terço da altura planta. Deixa-se de baixo pra cima a partir do segundo galho em pontos estratégicos para camuflar algumas imperfeições grotesca, como calos, cicatrízes e compor a triangulação visto de cima.

Galhos que brotam de um mesmo ponto de partida, escolhemos o principal e eliminamos o resto, dois as vezes três ou mais.
lbittencourt

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2012 1:57 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos, muito obrigado pelas dicas.

O buraco que eu disse é esse da foto:

Vê como parece que existe uma diferença? No ano que vem, quando eu for realizar a troca de terra mudarei para um vaso redondo.
Eu não digo bem poda, mas sim pinçagem, vi em vários lugares que é bom para deixar as folhas pequenas e deixar o bonsai mais denso.

Quando você acha a melhor data ?

Novamente, obrigado.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 10:33 am    Assunto: Responder com citação

Olá Ibittencurt!

Quanto a pinçar pra densificar a folhagem:
- geralmente o bonsai pronto é pinçado pra manter as linhas; e naturalmente a folhagem densifica;
- no caso do seu, ainda precisa formar uma ramificação definida...galhos primários, secundários, terciários...e assim por diante, até que fique um emaranhado de galhos que não se possa definir mais;
- A época seria a de crescimento intenso da espécie(primavera e verão), no outono já começa a redução do crescimento e o espetáculo da coloração das folhas( no frio...sul)

Bittencurt... o buraco que vç mostra na imagem, vç já conseguiria resolver facilmente com a condução de apenas um galho naquela direção e depois disso seria um jogo de paciência...arama...cresce...corta...brota...arama...cresce e corta...um ciclo de trabalho!
O vaso definitivo eu acho que não é prioridade agora... o vaso, eu tenho comigo como se fosse um prêmio para a planta que passa todos os estágios de evolução, alcançando o último degrau antes da coroação!
gr abç
lbittencourt

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 11:38 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Marco,
Achei que já fosse época de pinçagem, mas realmente tenho visto que é passo a passo, estudarei essa parte então, de definição, aramagem, etc...
Eu já tenho feito a fertilização corretamente, rega, etc... Ele está crescendo bastante.
Uma coisa, qual você acha que é o próximo passo no caso desse bonsai em específico ?
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo, eu vejo uma planta muito fechada, o tronco reto, alto e sem conicidade, se eu for te falar o que eu faria, vç iria querer me matar...Shocked rsrs
Sério mesmo, ou faria uma alporquia abaixo da bifurcação grossa e aproveitaria a parte aérea da planta, sobrando o toco em baixo pra formar uma nova planta ou faria a alporquia acima da bifurcação grossa para aproveitar a parte aérea para formar uma nova planta e a parte inferior começaria com o tronco reto, usando a bifurcação grossa e mais um galho de cada lado para continuar o tronco. Como pode ver, nas duas situações usaria o alporque para não perder nenhum material e tentar formar uma planta de mais qualidade. Se preferisse manter como está, iria fazer uma chacina, podando todos os galhos na mesma altura em lados opostos, galhos que saiam de um mesmo ponto, preservando o mais velhos e horizontais possíveis, galhos verticais, cruzados, que nasçam paro o lado de dentro da árvore...enfim, em qualquer situação eu faria uma revolução na estrutura, que está por demais poluída...
Se quiser podemos juntos abraçar está causa, primeiramente uma desfolha total será preciso e antes que isso aconteça, uma boa adubação, 2 semanas antes, irá estimular a resposta...através da estrutura limpa, uma melhor observação pode ser feita e complementada de fotos de vários ângulos com fundo claro...abç
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 12:54 pm    Assunto: Responder com citação

uma ideia de estrutura...

lbittencourt

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 5:58 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos, todas as idéias são bem-vindas, na realidade eu já imaginava que teria que fazer a 3ª opção, a da poda drástica. As opções de alporques acho perigoso já que não conheço muito e a possibilidade de fazer besteira é grande Very Happy
Vou esperar a época certa para fazer a desfolha e logo posto um book dele.
Será que preciso esperar o inverno para a desfolha ?

Aceito a proposta de abraçar a causa hehehe.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo! O acer é muito vigoroso em sua brotação, se já está adubando ele, em 2 ou 3 semanas já é viável, pois sua atividade já é intensa!
O alporque, se controlado a umidade é tiro certeiro, não tem o que temer, mas se não está seguro, o ideal é que faça algumas experiências antes e mantenha sua planta como está, somente corrigindo o que mencionei sobre excesso de galhos mal posicionados, dependendo do resultado vç nem vai querer tentar dee outra forma...abç
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: