FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poda Caliandra
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Tchelow

MensagemEnviada: Qui Jan 26, 2012 7:58 pm    Assunto: Poda Caliandra Responder com citação

Olá pessoal!
Gostaria de uma ajuda quanto a poda de minha Caliandra.
Ele tem pouco mais de 8 anos, mas não estou conseguindo podá-la definindo um estilo ou obtendo um resultado satisfatório.
Por ter encontrado informações muito divergentes quanto a poda, estou com receio de fazer algo errado.
Ela está da seguinte maneira hoje:

Eu estava buscando um resultado parecido com este:

Estou beeeeeem longe ainda! rs

Hoje ela está com vários galhos cruzando o espaço entre os troncos... sei que preciso podar, mas não sei exatamente onde.

Agradeço de antemão pela ajuda!

Um grande abraço,

Marcelo Romera
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 26, 2012 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

Tchelow

BELA PLANTA, ONDE COMPROU???
ENTÃO , A PODA DE REDUÇÃO DA COPA PODE SER FEITA AGORA SIM, JA A PODA DRASTICA NÃO, ESSA DEVE SER FEITA NO INICIO DA PRIMAVERA.

ABÇ

AH DA UMA OLHADA NESSE LINK

http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Caliandra.htm
Tchelow

MensagemEnviada: Qui Jan 26, 2012 10:43 pm    Assunto: Responder com citação

Comprei no Tatuapé Garden. Ela está muito forte e bonita!
Essa pode de redução deve ser de que maneira? Corto no terceiro nó como alguns falam ou só reduzo a meu gosto?

Obrigado

Marcelo Romera
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 26, 2012 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2012 10:38 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Tchelow, sua caliandra está bem vigorosa, sugestiva de que o cultivo está sendo bem executado. Quanto a cortar, para reduzir ou definir um estilo, como vc colocou, é importante antes de mais nada estabelecer a que estilo o nobre colega tem pretensão, vez que a planta apresenta duplicidade de tronco, enquanto que o modelo que mostra não tem essa caracteristica.

O tronco duplo é um dos estilos mais clássicos e bem analisados na arte do bonsai, não só por apresentar uma singularidade que o destaca dos demais, mas tambem por ter certo grau de dificuldade em sua consecução, embora isso não seja um impeditivo para que qualquer um, novato ou experiente, se aventure a executá-lo corretamente e obter um lindo bonsai a partir de um excelente material como essa sua caliandra.

No entanto, a necessidade mais premente no momento não é definir e trabalhar esse estilo, mas sim realizar uma poda de limpeza, removendo os galhos excedentes que estão apenas ocupando espaço e que não servem para nada, e estabelecer podas de redução de comprimento, visando construir com os galhos mais bem posicionados, algo que possa ser bem trabalhado no futuro, agora sim visando a construção do estilo Twin Trunk, ou tronco duplo.

Nesse sentido, então, tomando uma das imagens postadas por voce como referencial, sugiro primeiro remover o excedente de galhos, sejam eles finos ou grossos, para deixar a planta "mais leve". Na sequencia, sugiro tambem podar os demais, reduzindo seu comprimento. Não use como referencia essa "dica" de cortar no terceiro nó, pois ela não se enquadra nesse caso e o resultado não seria tão bom quanto o esperado.

Voce analisou bem sua planta e viu que há galhos cruzando na frente ou sobre uns e outros. Então comece por retirar esses galhos. Corte fora tambem os galhos que estão em posição muito vertical ou que não tenham um minimo de conicidade (a conicidade não se aplica só ao tronco, mas tambem aos galhos, de maneira que eles têm que começar grossos na base e ir afinando aos poucos). Reduza ainda os galhos muito grossos que não serviram, pois ocupam a posição do ápice da planta, ou estão proximos em demasia dessa area mais alta da futura arvore. Aqui, voltamos nossa atenção para a conicidade do tronco (base larga que vai se afinando até o cimo).

Reduza todos os galhos finos a um comprimento de no máximo uns quatro dedos de sua mão, para que possam reiniciar seu ciclo e favorecer, com isso, a subdivisão desses galhos, vez que ao brotarem trarão bifurcação. Um galho, corretamente trabalhado, deve ser algo parecido com a palma da mão aberta, tendo os dedos afastados. A isso chamamos de ramificação. É algo similar que vemos nas raizes: de uma principal "brotam" ou "partem" inumeras ramificações finas, que se subdividem em outras por sua vez. O mesmo deve acontecer nos galhos. Repare no modelo sugerido por voce, como há esse tipo de divisão. É através da poda seletiva que isso se dá:

Vc não precisa cortar exatamente onde marquei, mas apenas use a imagem como um referencial. Preste atenção como haverá uma redução drástica no comprimento de todos os galhos, e como eles irão ficar ao final da sua intervenção. A imagem abaixo mostra claramente como devemos proceder quanto à formação inicial de um galho primário. Ele é primário até a primeira bifurcação. A partir desta, teremos o galho secundário, que seguirá no sentido do terciário e a partir deste ultimo, na ramificação fina:

Se se trabalha visando esse tipo de procedimento, realizado sempre que necessário, pois a planta irá continuar seu crescimento/desenvolvimento normalmente, ao cabo de certo tempo teremos um controle mais efetivo sobre todos os galhos, igualmente, da planta, podendo então obter um resultado excelente quanto ao comprimento máximo de cada galho e sua correta ramificação.

Por ultimo, faça uma pesquisa por imagens no google imagens, clicando em: duble trunk bonsai ou twin trunk bonsai ou ainda em bonsai tronco duplo, para que voce possa ter em seus arquivos imagens mais interessantes que usar como modelo para seu futuro bonsai. O caminho é esse mesmo, não desanime e sempre que precisar, todos estaremos aqui para ajudá-lo.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2012 11:27 am    Assunto: Responder com citação

Tchelow, concordo com o velho amigo Nicky. Assimile bem as recomendações e o porquê!
Complemento informando que a tua planta tem bom potencial mas, por falta de poda, os galhos alongaram e em grande quantidade, ou seja, muitos galhos primários e poucos secundários terciários.
Em resumo, a planta deve ter poucos galhos primários e, podando, surgirão secunda´rios , terciários, em profusão.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Tchelow

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2012 1:20 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado por acompanhar Anderson... conforme for progredindo, vou postando novas fotos. Mais tarde coloco algumas também de cerca de 8 meses atrás para mostrar a evolução dele.

Este exemplar de Caliandra é um xodó muito grande e está cada dia com mais vigor! Me sinto bem quando cuido dela.

Nicky, suas palavras são inspiradoras e seus conselhos muito sábios! Pesquisei sobre os bonsais com tronco duplo e encontrei uns exemplares excelentes. Pesquisarei mais sobre este estilo para aproveitar as características naturais desta árvore.
Entendi onde e quando cortar os galhos, aproveitarei este final de semana (e o suposto verão aqui de São Paulo) para colocar as idéias em prática. Mesmo doendo o coração cortá-la tanto assim, sei que será para o melhor dela.

Elio, realmente ela ficou com muitos galhos primários, mas se ver as primeiras fotos saberá que tive algum progresso neste tempo. Seguirei suas dicas para obter melhores resultados.

Ah... com certeza desânimo não é a palavra que me ocorre, mas sim motivação! Wink

Obrigado pelo ajuda!

Marcelo Romera
Tchelow

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2012 6:31 pm    Assunto: Responder com citação

Como prometido, seguem as fotos de junho de 2011. A poda que fiz estava bem próxima do que vocês aconselharam... Agora é voltar à ela e manter.

Abraços,

Marcelo Romera
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2012 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Tchelow,

Pensei em algo como essa planta que fotografei na exposição do Jd. Botânico de SP:

Também é uma calliandra.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 28, 2012 3:14 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá, muito legal essa Calliandra. Bem trabalhada.
Sabe de quem é?

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gustavo Gonçalves
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 28, 2012 4:23 pm    Assunto: Responder com citação

É da bonsai mizuno, ja tinha visto ela em uma revista Smile
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 28, 2012 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa Elio,

Não posso dar o aval, pois não tinha identificação do produtor na plaquinha no dia da exposição. Porém acredito na afirmação do Gustavo, pois um dos expositores eram os Mizuno.

Tb achei ela incrível, tanto que tirei algumas fotos dela até mesmo p/ seguir o desenho em algum projeto futuro. Na minha humilde opinião, umas das belas plantas que já vi pessoalmente.

Tem mais uma foto dela no meu blog, onde estou ao lado dela e dá p/ ter uma ideia do tamanho.
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/search/label/XXXII%20Expo%20Bonsai%20do%20Jardim%20Bot%C3%A2nico%20de%20S%C3%A3o%20Paulo

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Tchelow

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2012 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei muito desta Donegá! É uma boa inspiração!

Hoje fiz a poda dela e tentei seguir as dicas do Nickfury, mas vendo agora acho que passei longe. Ainda tenho dó de cortar tanto assim, mas acho que o motivo principal é porque as pontas dela (onde estão agora) estão bem ramificadas, logo não soube se seria melhor podá-la antes deste ponto para que crie novas ramificações (o que pensando agora seria sensato) ou se o ponto atual está ok.

Também fiquei com uma dúvida: devo deixar somente os ramos que brotam para cima dos galhos principais ou posso manter os que nascem e apontam para baixo?

Seguem algumas fotos do pós poda:

Frente:

Lateral Direita:

Atrás:

Lateral Esquerda:

Sobre:

Deu pra ver bem como ficou?

Agradeço seus comentários e opiniões sobre os próximos passos!

Obrigado,
dalbianco
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 10:42 am    Assunto: CORTA, CORTA! rs Responder com citação

Na minha humilde opinião, ainda acho que cortastes muito pouco (estou sofrendo com TRÊS que tenho a mesma "pressão". Uma vermelha, uma rosa e uma spinosa...). A minha spinosa eu praticamente a recomecei, deixando apenas galhos primários curtos e secundários que já se subdividiram onde eu queria. Mas SEMPRE todo o cuidado (isso é meu, não sei se é regra) de haver brotação imediatamente anterior ao local onde estou cortando, para evitar que o galho seque... principalmente quando estou a fazer isso em meus pitecos). A sua Caliandra (repito, na minha opinião), tem que ser praticamente recomeçada para dar efeito bonito daqui uns anos. Eu deixo meus galhos primários com no máximo DOIS brotos, ou seja, no segundo já quero bifurcação... e assim segue a regra para os terciários e etc... isso tb já é pessoal. Não sei se os outros amigos concordam, mas acho que a sua ainda tem muitos secundários grandes. Como diria Hidaka, CORTA, CORTA! Wink (lembrando da dica da brotação préexistente no broto anterior ao corte).
Abraçosssss, depois posto fotos das minhas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
dalbianco
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2012 10:46 am    Assunto: SOBRE A BIFURCAÇÃO! Responder com citação

Uma dúvida que tenho, aproveitando o post, é com relação aos cortes para bifurcação. Eu sempre deixou o galho, seja ele primário, secundário ou o que for, ficar "lenhoso" antes de cortar para fins de bifurcação. Acho que enquanto ele tá verde, deve-se deixá-lo desenvolver mais e ganhar mais energia para, quando for cortado, suportar a 'pressão'. Alguém concorda ou discorda? Acham que não tem nada a ver isso?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: