|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
dalbianco 1.o PASSO

Registrado: 23/07/12 Idade: 44 Mensagens: 129 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Out 09, 2012 10:49 am Assunto: SOBRE PODA PARA BIFURCAÇÕES! |
|
|
Uma dúvida que tenho é com relação aos cortes para bifurcação. Vale para meus pitecos e caliandras (alguém sugere mais espécies com essa mesma "regra"? Eu sempre deixo o galho, seja ele primário, secundário ou o que for, ficar "lenhoso" antes de cortar para fins de bifurcação. Acho que enquanto ele tá verde, deve-se deixá-lo desenvolver mais e ganhar mais energia para, quando for cortado, suportar a 'pressão' de bifurcar e continuar o crescimento. Alguém concorda ou discorda? Acham que não tem nada a ver isso?
Acham que galhos, mesmo verdes, podem ser cortados para bifurcarem?
Valeu!!!
Dal'Bianco
www.dalbiancobonsai.com.br |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Out 09, 2012 11:24 am Assunto: |
|
|
É um bom método, deixar crescer para cortar, quanto mais grosso, mais intenso serão os brotos. Já em ramos novos, eu gosto de podar, quando quero mudar a direção de crescimento e vç pode pinçá-lo quando brotar fazendo com que bifurque e densifique, encurtando a distância dos entrenós.
Os dois métodos são válidos, sendo o último que comentei, um método de formação praticamente sem cicatrizes.
gr abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
dalbianco 1.o PASSO

Registrado: 23/07/12 Idade: 44 Mensagens: 129 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Out 09, 2012 11:27 am Assunto: |
|
|
Valeu, vou tentar esse método tb nas próximas podas! Abçosss |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Out 09, 2012 6:01 pm Assunto: |
|
|
Dalbianco, o recomendado é nunca cortar o ramo verde (não lignificado) a fim de "acordar" uma possível gema latente anterior. Ela não estará madura a ponto de brotar.
Se um galho está lignificado, digamos, até a metade e da metade para a ponta ainda está verde, se vc pinçar a ponta as gemas que acordarão serão as que estão nas axilas das folhas da parte lignificada.
Não sei se expliquei direito.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|