|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Out 16, 2012 3:59 pm Assunto: |
|
|
O branco sera devido a calda e não a cor da madeira, mas ficara branca sim!!! |
|
|
 |

|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 17, 2012 11:15 pm Assunto: bonsai |
|
|
Na verdade a cor branca que vemos na madeira se deve ao fator de envelhecimento da parte exposta (madeira seca), que sofre a ação da intempérie, e não da aplicação da calda sulfocalcica. Essa calda, na verdade, tem por unica finalidade proteger a madeira exposta e a margem de casca, contra a ação de agentes nocivos, como insetos e outras pragas. Alguns bonsaistas, na verdade, chegam a misturar aditivos como tintas e pvc na calda, para causar o branquecimento que veem em algumas arvores, o que acaba por tornar o trabalho um tanto quanto artificial, na minha humilde opinião.
Por outro lado, os chineses há séculos usam misturar tinta nanquim e aplicar em áreas internas da madeira exposta, recurso muito usado atualmente por outros bonsaistas, visando justamente o contrário do pretendido pelo nobre colega: ao invés de deixar a madeira com uma cor muito branca, antinatural, a mistura com o nanquim possibilita uma cor mais neutra, mais para o cinza ou gris, o que acaba por transmitir maior naturalidade ao resultado final:
Observe a imagem abaixo, o uso do nanquim preto no interior do shari:
O cultivador, sabiamente, buscou parametros para seu trabalho na natureza:
Um detalhe importante, que a maioria não observa, é que nem todos os troncos expostos, isto é, considerando as diferentes espécies e mesmo nelas as diferentes variedades de arvofres, não apresentam o tronco branco quando seco, mas sim uma tonalidade que pode variar bastante, inclusive preta ou cinza forte. Uma cor muito branca, como salientei, deixa um resultado pouco natural, mais para o artificial:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Sex Out 19, 2012 1:13 pm Assunto: |
|
|
nickyfury, em minhas plantas sempre utilizo a calda pura e o resultado imediato é branco, apos alguns dias a tonalidade original do lenho vai voltando ao normal, talvez não me fiz entender quando dice que o resulto seria branco, quis dizer que de imediato ficara branco ate a ação do tempo remover a maior parte do produto e voltará a ter a cor natural!!!!
Obrigado nicky, mas ainda tenho dificuldade de escrever oque me vem a cabeça de uma forma clara, problema este que tenho certeza que não tens, pois seguidamente leio suas aulas em forma de post!!!! |
|
|
 |

|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Out 19, 2012 8:19 pm Assunto: |
|
|
24 horas depois de aplicado a calda, a madeira fica branca em função da presença da Cal existente na mistura.
Conforme a espécie da planta, a madeira pode ficar mais branca, cinza claro, cinza escuro.
Como o amigo Nicky citou o importante é que fique natural, principalmente nos veios internos onde a cor deve ser, naturalmente, mais escura.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|