Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabio Moreira
Registrado: 17/10/12 Idade: 47 Mensagens: 20 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 11:51 am Assunto: Primeiros Bonsai |
|
|
Olá pessoal. Sou um principiante na arte, então queria pedir a ajuda dos amigos do Fórum.
Comprei ontem meus dois primeiros Bonsais e queria saber a opinião de vocês. Esse o vendedor disse que é uma Jaboticabeira. É isso mesmo? O que vocês acharam dela?
Esse outro, o vendedor não soube me dizer qual a espécie. Se vocês puderem me ajudar, eu agradeço.
Eu quero primeiro cuidar da saúde delas pra depois me preocupar com a estética. Não se se estou certo.
Toda ajuda será bem vinda!
Obrigado a todos.
Editado pela última vez por Fabio Moreira em Sex Out 19, 2012 2:51 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

Registrado: 18/03/11 Idade: 44 Mensagens: 117 Localização: Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 12:21 pm Assunto: |
|
|
eugenia |
|
|
 |
Fabio Moreira
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 12:29 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda, elcio.
Eu estou achando que essa eugenia é na verdade um pré Bonsai. Será que estou certo? Devo deixá-la onde está, ou devo fazer alguma intervenção agora? |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 18, 2012 12:44 pm Assunto: |
|
|
coloca em vasos maiores com substrato drenante (areia de rio a 70% e terra 30%) |
|
|
 |
Fabio Moreira
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 1:13 pm Assunto: |
|
|
Valeu novamente pela ajuda, elcio! |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 1:35 pm Assunto: |
|
|
fala ae xara..
seja bem vindo
o correto é fazer uma consulta quanto a época correta para replanta-las em um vaso, bacia ou outro recipiente maior maior.
logo o pessoal te passa essas dicas aqui.
quanto ao substrato leia os topicos dos links abaixo, são muito importantes e rico em informações, isto vai te orientar quanto ao substrato, os porques de cada material.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22392
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22391
é isso...e cultive muito a paciencia...sempre....
abraços... _________________ Na escola da vida, se tem aula todos os dias... |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 18, 2012 1:45 pm Assunto: |
|
|
Faço transplante em QUALQUER EPOCA DO ANO e qt ao substrato esse é o substrato basico que uso para pre bonsai EM TODOS, so variando a granulometria conforme a especie. se vc mora em lugar quente, não se preocupe com época do ano, a não ser que no local que vc mora tenha as quatro estações definidas conforme manda o figurino, com neve e tudo... caso o contrario, podes transplantar qd quiseres.
abraço forte amigo!
AH!!! esqueci Moro no Rio como vc! |
|
|
 |
Fabio Moreira
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 2:03 pm Assunto: |
|
|
Amigo e xará Fabio Lima, obrigado pelas dicas! Já dei uma olhada nos links e são realmente muito instrutivos. Valeu mesmo! Eu, que estou começando agora, tenho o cuidado em seguir o processo da forma correta, para que minhas árvores estejam sempre sadias.
Amigo e conterrâneo elcio, mais uma vez eu te agradeço pela atenção. Quem sabe a gente não se esbarra qualquer dias desses.
Mas aproveitando a ocasião, o que vocês acharam dos meus Bonsais? A opinião de todos é muito importante pra mim e toda ajuda é super bem vinda. Um grande abraço a todos! |
|
|
 |
Fabio Moreira
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 2:41 pm Assunto: |
|
|
Amigos, com relação aos substrato, eu tenho algumas dúvidas:
Terra: essa terra pode ser terra de jardinagem adubada? Ou não pode ser terra adubada?
Areia: é areia de construção, dessas que compramos na loja de material de construção? É só peneirar, eliminando o pó e usando os pedriscos?
Depois do transplante, quanto tempo devo aguardar para começar a adubar?
Valeu! |
|
|
 |
elcio brignol 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 18, 2012 2:54 pm Assunto: |
|
|
Terra: terra preta mesmo, peneirada ou não
areia: a de construção sem peineirar
Cada parte do substrato tem uma função
areia- drenagem
terra preta- materia organica
caco de telha ou saibro ou zeolita- retenção de agua |
|
|
 |
Fabio Lima 2.o PASSO

Registrado: 19/01/12 Idade: 55 Mensagens: 220 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 3:00 pm Assunto: |
|
|
fabio....
sei que a anciedade toma conta da gente quando começamos...
acho que aqui somos todos iguais...talvez em estagios diferentes.
suas plantas precisam "engordar", para isso o plantio em um recipiente maior com boa drenagem e aeração e um bom substrato é o recomendado. a areia pura ou em maior proporção é mais utilizada para plantas oriundas de yamadori ou para obtenção de mudas por estarquia, o que no seu caso não se aplica, pois você busca encorpar a planta, dar a ela robustes no tronco, boa brotação para ai sim pensar em dar forma a elas.
eu e uma parcela dos foristas utilizam as bacias plasticas para plantio, bem furadas nas laterais e no fundo e um substrato bem drenante como as receitas que vc vai encontrar no forum, esse seria o primeiro passo, para posterior aporte da adubação buscando assim o desenvolvimento desejado para suas plantas tornarem-se bonsais de qualidade no futuro.
Xara, este forum tem muita materia boa, vc vai aprender bastante aqui, leia, releia, veja fotos, estude bastante, e se possivel participe de algum grupo na sua cidade, isso ajuda e muito e quando tiver duvidas taca a pergunta aqui que a galera te ajuda na maior boa vontade...
abraços. _________________ Na escola da vida, se tem aula todos os dias... |
|
|
 |
Fabio Moreira
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 3:20 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, valeu mesmo pelas dicas. Incrível como os amantes dessa arte tem real interesse em ajudar pessoas que, assim como eu, somos leigos no assunto mas queremos fazer a coisa da maneira certa.
Amigo elcio, valeu pelas dicas sobre o substrato. Foram muito úteis!
Xara Fabio Lima, obrigado pela explicação. Sempre muito consistente.
Vou seguir as dicas e orientações de vocês e irei postando fotos dos Bonsais mostrando a evolução deles.
Um grande abraço a todos! |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
Fabio Moreira
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 9:15 pm Assunto: |
|
|
Amigo gil, me diz uma coisa. No transplante, como substrato, vc usou apenas terra e pedriscos? Depois do transplante, quanto tempo para começar a adubar? Vc fez poda?
Desculpe a chuva de perguntas...rsrs...mas eu quero muito fazer tudo certo, pra que minhas árvores se desenvolvam com saúde.
Um grande abraço! Valeu! |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Out 18, 2012 10:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Fábio!
No dia que realizei o transplante, utilizei pedriscos e a terra que veio no torrão mesmo, era o que eu tinha na mão. E deu certo.
Comecei a adubar depois do recomendado pelos amigos aqui dos amigos: 45 dias depois.
Não realizei poda nenhuma, nem de raízes, nem de galhos. A única coisa que fiz foi retirar um pouco algumas folhas de alguns galhos, deixando algumas folhas nos mesmos. retirei poucas folhas.
Não realizei a poda de raízes pois sempre li aqui que demora para desenvolver raízes as jabuticabeiras, então deixei do jeito que estava.
E quanto a querer muito fazer dar certo, fique tranquilo. Vai dar certo sim.
Se quiser espera mais algumas respostas da rapaziada aqui do fórum.
É isso aí!
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
|