FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cuidados yamadori
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael Ribeiro

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2012 9:53 am    Assunto: Cuidados yamadori Responder com citação

Companheiros de fórum.

Existe alguma regra para retirada de plantas em rocha nesta época do ano?

Quais itens eu precisaria ter em mãos para que a retirada seja bem sucedida??

Ainda não sei a espécie, quando puder eu coloco imagens no fórum.
Abraços!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2012 7:50 pm    Assunto: Re: Cuidados yamadori Responder com citação

Rafael Ribeiro escreveu:
Companheiros de fórum.

Existe alguma regra para retirada de plantas em rocha nesta época do ano?

Quais itens eu precisaria ter em mãos para que a retirada seja bem sucedida??

Ainda não sei a espécie, quando puder eu coloco imagens no fórum.
Abraços!

Perfuratriz, britadeira, dinamite detonador... kkkkkkkkk
Brincadeiras à parte, vc tinha que postar algumas fotos da planta e do local para que possamos avaliar a situação. Quando a planta encontra-se no solo, tomamos o cuidado de retira-la com o maximo de terra e de raizes deixando um torrao em volta da planta, mas acredito que no caso ta pedra não será possivel fazer sua retirada deixando o maxixmo de pedra possivel.
Minha sugestão mesmo não fazendo a menor idéia do local, é, retirá-la prservando o maximo de raizes possiveis.
Quanto a época ainda dá tempo sim dependendo da especie da planta e de seu estado geral de saude.
Sem postar fotos ninguem poderá te ajudar muito. A não ser que alé de bonsaista, existam pais de santo aqui no forum.
PS. Meus respeitos aos pais de santo, é que não pude resistir KKKKK
UM abraço e boa sorte!
Rafael Ribeiro

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2012 7:12 am    Assunto: Responder com citação

hauahauhauhau...
Eu sei que é meio complicado ajudar sem nenhuma informação.

Vou tentar fazer o processo com o máximo cuidado. Já coloquei o complexo b na mochila e seja o que deus quiser.

Assim que puder posto as fotos.

Valeeuu!!
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2012 11:47 am    Assunto: sugestão 2 Responder com citação

Cara tenta registrar o local onde a planta esta e todo o processo de retirada. Como ela está num local um tanto quanto inusitado, seria bom documentar direitinho, assim no futuro quem estiver na mesma situação terá uma ideia de como agir. Além do mais servirar para todos nós termos uma ideia da evolução da planta no decorrer de sua evolução como bonsai.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2012 11:11 pm    Assunto: Responder com citação

Rafael, um detalhe importante dada a aparente complexidade do procedimento. Leve junto água e um borrifador. Imediatamente após a retirada, molhe as raízes e embale a fim de evitar qualquer contato com o sol ou mesmo o vento. Este detalhe é crucial. Também borrife as folhas da planta, refazendo isso de tempos em tempos após a secagem. Vai ajudar em muito o sucesso da empreitada. Agora, se a planta a ser retirada vier com nada ou quse nada de raizes capilares, o procedimento tem poucas chances de sucesso...

abraço
Rafael Ribeiro

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2012 3:57 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, obrigado pelo incentivo e orientação mas desisti.
Apesar da planta está ótima e ter um grande potencial, prefiri mante-la no local. Acredito que ela não resistiria ao processo pela dificuldade da extração .. Acho que realmente precisaria de uma britadeira hauahuahauh

Abraço
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2012 10:55 pm    Assunto: Sugestão Responder com citação

Rafael Ribeiro escreveu:
Amigos, obrigado pelo incentivo e orientação mas desisti.
Apesar da planta está ótima e ter um grande potencial, prefiri mante-la no local. Acredito que ela não resistiria ao processo pela dificuldade da extração .. Acho que realmente precisaria de uma britadeira hauahuahauh

Abraço

Vc nos deixou curioso. Posta as fotos para que possamos ver. Dependendo da especie, e de como ela está fixada na pedra podemos bolar um meio para estimularmos a formação de raizes por fora da pedra. Com isso você poderá retira-la ano que vem, com toda seguraça.
Rafael Ribeiro

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 8:27 am    Assunto: Responder com citação

O pior é que eu nem tirei as fotos...
A situação é que ela fica em um parque federal que possui Guardas.. Fico preocupado com isso.

Caso eu volte lá na semana que vem, tiro as fotos.

Abraço
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 11:25 am    Assunto: Conselho Responder com citação

Rafael Ribeiro escreveu:
O pior é que eu nem tirei as fotos...
A situação é que ela fica em um parque federal que possui Guardas.. Fico preocupado com isso.

Caso eu volte lá na semana que vem, tiro as fotos.

Abraço

Cara a pratica do yamadore deve seguir algumas regras e a pricipal delas é a ética.
Vc jamais pode retirar uma arvore da natureza sem a devida outorização da pessoa ou pesoas responsaveis. Se está num parque ou numa area de preservação, vc estará cometendo um crime.
Para retirar você terá que ter autorização.
Veja com o pessoal do parque a possivel retirada, argumente que a planta onde está possivelmente não se desenvolverá e oferaça nova ou novas mudas para replantar no parque em troca da que vc pretende retirar... coisas do tipo. Só não retire sem permissão, será considerado roubo.
Rafael Ribeiro

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 12:26 pm    Assunto: Responder com citação

Com certeza. Por isso fiquei nessa duvida cruel.

Acho que argumentos eu até teria, pois a planta está em um local de passagem de turistas e está toda cheia de cicatrizes e galhos quebrados. Acredito até que as pessoas a usem para auxíliar na subida afetando a cada vez mais. Porém, como não acredito que receberia essa autorização, desisti.

Por isso vim ao forúm, para discutir esses temas. Fique tranquilo que não agirei sem a opinião dos mais experientes.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: