FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primeiros Bonsai
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fabio Moreira

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2012 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pelas dicas gil! A galera do fórum tá me ajudando bastante. Pretendo fazer o transplante amanhã. Enquanto isso, vou pesquisando sobre minha outra planta...a Eugenia!

Um grande abraço pra vc meu amigo e obrigado novamente a todos!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fabio Moreira

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 12:06 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos do Fórum, preciso de uma ajuda. Eu irei fazer o transplante da Jabuticabeira para uma bacia plástica de 11 litros. Eu queria saber + ou - a quantidade de substrato necessária (em quilos).

Penso em utilizar terra, pedrisco e argila expandida. O que vocês acham?

Opiniões e sugestões são bem vindas! Valeu!
dalbianco
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 12:21 pm    Assunto: SUGESTÕES. Responder com citação

A Jabuticaba tem um ótimo futuro. A Eugênia é uma mudinha ainda, bem nova. Mas ambas ainda são mudas e se sua intenção é torná-las BONSAI, então na minha opinião pode retirá-las do vaso SEM MEXER NO TORRÃO NEM RAÍZES, pois vc não sabe o material que tem ainda e nem o conhece. Compre dois escorredores de macarrão/arroz que caibam o torrão e sobre espaço. Encha o fundo com o substrato, coloque o torrão, amarre-o e completo tudinho com substrato novamente. Deixe por um ano e veja a reação da planta. Só mexa no torrão no ano que vem, no final do inverno. Aí, consulte o povo aqui novamente.
Isso vai fazer com que as duas mudas tenham espaço para se desenvolverem. Mexer no torrão agora, nesse calor, acho inviável.
Quanto ao famoso substrato, eu uso 70% de caco de tijolo (e nesses 70%, costumo colocar quase metade de akadama) e 30% de terra preta sem adubo.
Qto ao substrato, é complicado. A cada dia a quantidade de terra é diminuída. Conheço excelentes bonsaístas que não utilizam nem meio por cento de terra, mas somente tijolo moído, akadama e outros. Mas eu ainda utilizo, acho necessário, ainda que em pequena quantidade.
Finalizando, afofe com o hashi o torrão, juntamente com o novo substrato, com bastante delicadeza.
Regue muito bem e, ao final, dê uma rega com 5 gotas de supertrhive em um litro de água.
E a partir daí, é regar somente quando a superfície estiver SECA.
Daqui 20 dias, como não mexeu no torrão, já pode adubar com OSMOCOTE (umas quatro colheres de sopa para um escorredor médio, a cada 3 ou 4 meses, menos no inverno). Cuidado com adubos orgânicos, sugiro que não os use.
Abços e bem vindo ao time!

Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
-----
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Fabio Moreira

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 12:36 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo dalbianco, valeu pelas dicas! Estou com dificuldade em achar a terra sem adubo...só encontro a terra adubada. Mas já me disseram que essa não serve. Sabe onde posso encontrá-la?
dalbianco
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 12:42 pm    Assunto: Responder com citação

Eu só compro pelo site www.idealbonsai.com.br. Existe o substrato especial para bonsai já pronto (http://www.idealbonsai.com.br/substrato-bonsai-especial-04-kg-p616/). Mas eu só utilizo, do mesmo jeito, 30% deste substrato. O restante, como já expliquei... tijolo moído e por aí vai.
Ah! No fundo do escorredor e de qualquer vaso de bonsai, coloque pedras brancas ou aquelas de construção mesmo, só para melhor ainda mais a drenagem. Misture com essas pedras uns dois punhados de carvão em pedaços pequenos (aqueles para churrasco mesmo). Ele evita e elimina quaisquer bactérias, fungos etc que vierem a aparecer.
Qq coisa, estamos aê!!!

-----
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
dalbianco
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

Ah! E já que está entrando pro time, só pra saber: BONSAI é um ideograma e não possui plural. Sempre dizemos 1 bonsai, 5 bonsai, 1000 bonsai... rs Wink

-----
Fabio Moreira

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu dalbianco. Já corrigi o plural..rsrs.

Eu já tinha lido em algumas matérias a respeito do uso do carvão, mas como tudo que envolve substrato, é sempre muito controverso. Vou observar bem minhas plantas pra só depois decidir o que fazer...tipo, escolha do substrato, se faço transplante, falso transplante, escorredor mamadeira, adubos e tudo mais.

Agora tem coisas que são quase unanimidade, como não usar terra adubada no subtrato. Enfim, durante o fim de semana vou estudar mais e decido o que fazer na semana que vem.

Enquanto isso, se tiver outras sugestões, mande-as, por favor, pois para um iniciante como eu, são muito importantes e sempre bem vindas.

Um grande abraço!
wamoura
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 9:04 pm    Assunto: Responder com citação

Caro colega sugiro pesquisar bem a época para transplante de cada espécie,se fizer na época errada o risco de perda e muito grande,aprendi perdendo 2 plantas minhas,lembrando que o transplante e a retirada total das raízes da terra e seguida de poda parcial(essa também tem suas variáveis para cada espécie,podendo variar de 15% a 40% das raízes)esses números foi o que conseguir fazer sem perda de material.A eugênia é muito sensível nas suas raízes,por isso atenção redobrada nela.Espero ter ajudado.
Fabio Moreira

MensagemEnviada: Sáb Out 20, 2012 12:01 am    Assunto: Responder com citação

wamoura escreveu:
Caro colega sugiro pesquisar bem a época para transplante de cada espécie,se fizer na época errada o risco de perda e muito grande,aprendi perdendo 2 plantas minhas,lembrando que o transplante e a retirada total das raízes da terra e seguida de poda parcial(essa também tem suas variáveis para cada espécie,podendo variar de 15% a 40% das raízes)esses números foi o que conseguir fazer sem perda de material.A eugênia é muito sensível nas suas raízes,por isso atenção redobrada nela.Espero ter ajudado.

É exatamente o que estou fazendo! Estou pesquisando bastante pra fazer a coisa certa. Já li bastante matérias na internet, aqui no fórum tem muita coisa boa...enfim, antes de fazer qualquer coisa, vou estudar mais e mais. Depois, decido o melhor a fazer.

Mas agradeço a todos. E continuem a mandar sugestões. Como sempre, serão muito bem vindas.

Abraços a todos e bom fim de semana!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: