Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Claudio Rafael

Registrado: 22/09/12 Mensagens: 71 Localização: Pilar do Sul-SP
|
Enviada: Qua Out 03, 2012 6:48 pm Assunto: sementes de Pinheiro Negro |
|
|
booa noite a todos, estava lendo um passo a passo de misho Pinheiro Negro;
e la diz pra mim corta o tegumento da semente, postarao uma foto com pouco detalhe, nao da pra saber qual lado cortar.. e nem como saber se esta cortando so a parte de fora ou esta cortando alguma parte do embriao..
se alguem me ajudar.. ilustrando ou um passo a passo com foto;
fico agradecido!
estou procurando esta resposta porque esta pra chegar minhas sementes de Pinheiro Negro e de Cereijera japonesa. |
|
|
 |
Claudio Clementino 1.o PASSO

Registrado: 22/05/12 Idade: 27 Mensagens: 184 Localização: Salgueiro-PE
|
Enviada: Qua Out 03, 2012 10:36 pm Assunto: |
|
|
Xará, eu já vi muitos colegas aqui do forum dizer que pinheiro negro não é uma boa espécie para principiantes como nós pois é de dificil cultivo as de mais facil cultivo sao ficus, pingo-de-ouro, e caliandra pois são espécies mais resistentes. |
|
|
 |
wesleybiologia
Registrado: 28/07/10 Idade: 39 Mensagens: 38 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Out 04, 2012 10:55 pm Assunto: |
|
|
Colega, eu recomendaria, msm iniciante, encomendar o livro "OSAMU HIDAKA - A história de um homem e seus pinheiros-negros". Nesse livro vc encontrará exatamente o que deseja saber, com o passo a passo e fotos com nd mais nd menos que nosso grande mestre Hidaka.
Segue o link: http://www.atelierdobonsai.com.br/Livro_Hidaka.php
Abraço e muitas energias positivas!!! |
|
|
 |
Daniel.Viterbo 1.o PASSO

Registrado: 17/01/05 Idade: 53 Mensagens: 150 Localização: Santa Rosa de Viterbo/SP
|
Enviada: Sex Out 05, 2012 9:55 pm Assunto: |
|
|
Prezado Claudio,
Neste ano fiz plantio de sementes de pinheiro negro e utilizei a mesma técnica aplicada pelo Mestre Hidaka, inclusive há um post do usuário Rogerio Saba onde foi filmado a demonstração sobre o assunto no evento em Bauru.
O que fiz foi o seguinte, deixei as sementes de molho em água por 48h e após fiz a semeadura num vaso só com areia de grossa de construção. A germinação iniciou-se com 12 dias a partir da semeadura. Este é o primeiro processo, após você deverá fazer o estaqueamento das mudas. Eu realizei este segundo processo no dia 24/09 e as mudas estão indo muito bem. |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 43 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Seg Out 15, 2012 3:11 pm Assunto: |
|
|
Daniel ,
Onde comprou as sementes ?? comprei na ilha bonsai ate agora nao saiu nada .. fiz da mesma forma... se as sementes nao estiverem boas , forem sementes velhas ..nao germinam mesmo ..
Abraço.. |
|
|
 |
Daniel.Viterbo 1.o PASSO

Registrado: 17/01/05 Idade: 53 Mensagens: 150 Localização: Santa Rosa de Viterbo/SP
|
Enviada: Sex Out 19, 2012 10:59 pm Assunto: |
|
|
Claudio
As sementes comprei no site THJardim e apos confirmação do pagamento recebi em quatro dias. O frete indicado foi por PAC. |
|
|
 |
|