|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Manoel Félix
Registrado: 13/12/11 Idade: 29 Mensagens: 64 Localização: Quissamã-RJ
|
Enviada: Sáb Out 20, 2012 5:21 pm Assunto: Alporquia em Cerejeira de Okinawa |
|
|
Quero fazer uma alporquia na minha cerejeira de okinawa !! eu já tentei a estaquia mas não consegui agora quero tentar a alporquia alguma dica ou alguem que já fez alporquia na cerejeira de okinawa ? OBS: Quero fazer em um galho novo . |
|
|
 |
Lorrane123
|
Enviada: Dom Out 21, 2012 2:54 am Assunto: |
|
|
oi manoel ixi cerejeira tem um pouco mais de dificuldade do que outras especies no enraizamento mas o tratamento com água aumenta a capacidade de enraizamento |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Out 21, 2012 10:00 pm Assunto: |
|
|
Manuel, tenho tido boas experiências com alporquia de diversas espécies, inclusive de cerejeira de Okinawa. Aliás nesta espécie fiz com sucesso diversos alporques, alguns deles de galhos bem calibrosos, tipo a grossura do meu pulso. E outros menores tambem, sem problema. Ela enraiza bem. Como faço dezenas de alporques a todo momento na maioria das vezes não fico anotando em todos as datas. E como estes já faz algum tempo não lembro ao certo quanto tempo demorou para enraizar, mas algo entre 3 e 6 meses. Muitas vezes por falta de tempo faço os alporques e somente retorno a eles para ver e retirar 6 meses depois. Gosto de retirar alporques no fim do inverno, antes que as plantas comecem uma nova brotação. É o momento menos traumático para a retirada e de menos chances de perder o alporque no replantio, mesmo que enraizado. Claro, para quem faz poucos tem inclusve a hipótese de acoplar um vaso lá na própria planta, quando o alporque estiver enraizado e já retirar ele bem firme no vaso... vai de cada um.. Você pode usar para fazer o alporque vermiculita, esfagno ou mesmo apenas areia grossa de construção. Não sei como é o regime de chuvas aí, mas aqui eu nunca costumo regar alporque nenhum, sempre com muito sucesso no enraizamento.
Segue foto de uma cerejeira de okinawa, ainda em treinamento, mas já envasada que foi conseguida através de alpoquia.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|