|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Out 21, 2012 7:06 pm Assunto: Como matar um Pinheiro Negro |
|
|
Pessoal, às vezes acabo esquecendo o primeiro dos mandamentos do bonsaísta: Paciência!
Resultado: Matei um Pinheiro Negro que prometia muito. Tudo porque realizei 3 intervenções no mesmo ano, com poucos meses de diferença.
Abraço
Jan/2012
Maio/2012
Transplantei em agosto/2012
Dois meses depois...............
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Dom Out 21, 2012 7:28 pm Assunto: |
|
|
Oi Elio.
Também já cometi esta estupidez, e o que é pior, mais de uma vez  _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Out 21, 2012 7:48 pm Assunto: |
|
|
Olá Élio!
Triste perder um exemplar, mas errar é humano.
A verdade é que aprendemos com os erros, mesmo com os erros dos outros.
Eu mesmo não tinha ideia de que três intervenções em um ano era muita coisa!
De certo que faz pouquíssimo tempo que me interessei pela arte. Mas é sempre bom aprender.
O que você crê que seria o tempo ideal entre uma intervenção e outra?
É isso aí!
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 21, 2012 8:25 pm Assunto: |
|
|
gil_fuka escreveu: | Olá Élio!
Triste perder um exemplar, mas errar é humano.
A verdade é que aprendemos com os erros, mesmo com os erros dos outros.
Eu mesmo não tinha ideia de que três intervenções em um ano era muita coisa!
De certo que faz pouquíssimo tempo que me interessei pela arte. Mas é sempre bom aprender.
O que você crê que seria o tempo ideal entre uma intervenção e outra?
É isso aí!
Até mais! |
Gil, depende da espécie e do tipo de intervenção. Nesse caso eu deveria ter deixado para transplantar somente no inverno de 2013.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 21, 2012 8:26 pm Assunto: |
|
|
Ivo escreveu: | Oi Elio.
Também já cometi esta estupidez, e o que é pior, mais de uma vez  |
Ivo, como alguém já disse: Herrar é umano!!!!...............rsrsrsrsrsrs! _________________ Elio
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Out 21, 2012 8:29 pm Assunto: |
|
|
Ok Élio!
Deve ser difícil dar o ponto exato, mas você acha que o que matou o exemplar foi o transplante?
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 21, 2012 9:15 pm Assunto: |
|
|
gil_fuka escreveu: | Ok Élio!
Deve ser difícil dar o ponto exato, mas você acha que o que matou o exemplar foi o transplante?
Até mais! |
Com certeza, Gil!
abraço _________________ Elio
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Out 21, 2012 9:56 pm Assunto: |
|
|
Eu vou dividir algo com voces, sei que estou começando agora e nem sei se deveria dizer isto, devido ao fato nao ter tanto tempo, mas enfim me deu uma tristeza agora vendo esta foto, eu digo isto porque eu tenho um carinho grande por minha acerola, as vezes até fico refletindo e acho que estou ficando meio doido de tanto que cuido desta planta nao chega a ser uma neorose mas sempre que chego vou ver a planta rs, e quando vi esse pinheiro, logo pensei nao quero passar por isso nao rs, apesar de ser algo que certamente irá acontecer no cultivo da arte e que servirá de experiencia para outros, mas que da dó, isso dá...
Bom meu irmao Elio, o que posso dizer, nada, alem de lhe dar força para começar com outro e agradecer por compartilhar conosco tambem essa experiencia, agora estou pensando esta arte é profunda mesmo, pois nao só nos dá o privilegio de ver uma arvore nascer, mas tambem a tristeza de ver uma arvore morrer, enfim Quase uma filosofia, algumas reflexoes!
Bom é isso, Fica na Paz ai meu irmao Elio, Abraçao e rumo ao novo pinheiro! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Out 21, 2012 10:11 pm Assunto: |
|
|
Pois é meu xará. O que vou dizer? Meus sentimentos...
Mas creio que podemos ir um pouco além nesta discussão/aprendizado. Não apenas ficar no replantei/morreu/pronto.
Creio que o simples fato de replantar não o teria matado, desde que tivesse sido feito um replantio, vamos dizer assim diferente... Me parece, e posso estar errado pois a foto engana e não se sabe o que tem por baixo, mas parece que o amigo fez uma retirada quase total do substrato, ou não? Que percentual de redução de substrato e raizes sobre o vaso em que estava plantado foi retirado? Onde quero chegar a entender? A morte foi pelo simples replantio, ou por um replantio excessivamente agressivo para esta espécie? Divagando.... Se fosse feito este ano um replantio com menos retirada de substrato e raizes e no ano que vem o definitivo para este vaso, o óbito também teria ocorrido?
Bom, já que não dá para ressuscitar a planta ao menos vamos aproveitar para tentar enteder um pouco mais de pinheiro negro, pois eu também preciso disso...rsrsrs
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Out 22, 2012 3:38 pm Assunto: |
|
|
Ola Amigos !
Tambem enfrento esse tipo de problemas com os juniperos de forma geral .
Sempre que faço o transplante para um vaso menor eles acabam morrendo.
Acredito que ao retirar grande parte do torrão retiramos junto grande parte das micorrizas tb, acabando por interromper a simbiose entre as micorrizas e as raizes , prejudicando assim todo o restabelecimento da planta .
Como experiencia já mantive a sombra, a pleno sol , meio sol .. com pouca agua , muita agua , mais copa , menos copa .. no inverno , no outono ... etc... retirando de 10% a 70 % das raizes.. invariavelmente todos foram a óbito.
Mas , quando faço um falso transplante para um recipiente maior, sem retirar partes do torrão, principalmente perto das raizes , nunca houve perca.
O que indica que o problema esta na troca do substrato .
Tenho um shimpaku no mesmo vaso a 4 anos ( desde que comprei) e não tenho coragem de fazer a troca de substrato com medo de perder o bonsai.
Editado pela última vez por Sergio Batalini em Seg Out 22, 2012 3:43 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 22, 2012 3:39 pm Assunto: |
|
|

Editado pela última vez por Sergio Batalini em Seg Out 22, 2012 3:44 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 22, 2012 3:39 pm Assunto: |
|
|
.  |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

Registrado: 22/06/10 Mensagens: 277 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Seg Out 22, 2012 5:33 pm Assunto: |
|
|
amigo, Elio
Com meus MATSU, já perdi tbem por fazer podas mais drasticas ou replantio em agosto (como manda o figurino), pois por aqui nesta epóca já está muito quente e seco (Campo Grande_MS). portanto, tenho feito logo que vem as primeiras frente frias que por aqui ocorrem em Maio.
Comigo tem dado certo, pois por aqui não é como no hemisferio norte, mas em Curitiba é mais frio e por tempo mais longo,ne!!
Grande perda, mas tbem um grande aprendizado.
Abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 22, 2012 6:19 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Pois é meu xará. O que vou dizer? Meus sentimentos...
Mas creio que podemos ir um pouco além nesta discussão/aprendizado. Não apenas ficar no replantei/morreu/pronto.
Creio que o simples fato de replantar não o teria matado, desde que tivesse sido feito um replantio, vamos dizer assim diferente... Me parece, e posso estar errado pois a foto engana e não se sabe o que tem por baixo, mas parece que o amigo fez uma retirada quase total do substrato, ou não? Que percentual de redução de substrato e raizes sobre o vaso em que estava plantado foi retirado? Onde quero chegar a entender? A morte foi pelo simples replantio, ou por um replantio excessivamente agressivo para esta espécie? Divagando.... Se fosse feito este ano um replantio com menos retirada de substrato e raizes e no ano que vem o definitivo para este vaso, o óbito também teria ocorrido?
Bom, já que não dá para ressuscitar a planta ao menos vamos aproveitar para tentar enteder um pouco mais de pinheiro negro, pois eu também preciso disso...rsrsrs
abraço |
Você está certo, xará! Na realidade fui econômico nas palavras quando afirmei que a causa, com certeza, foi o transplante.
Eu poderia ter esclarecido que o transplante ocorreu com uma boa poda de raízes. Até porque eu não faço transplante sem poda de raízes.
Na verdade, não havia necessidade de transplante agora. O negócio era deixar para o próximo ano.
Valeu a informação complementar, xará!
abração _________________ Elio
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 22, 2012 6:25 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio, na realidade não tenho perdido juníperus e Pinheiro. Esse caso foi pressa mesmo!
Como vc diz que perdeu todos apesar das várias formas de poda de raiz e épocas, creio que possa haver outras causas.
Edson, essa é uma verdade. Temos que nos adaptar ao clima da nossa região.
abração _________________ Elio
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|