FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

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ESCRITOS DO DIA A DIA

GENTE POR FAVOR IDEIAS =S
30.12.2011

 
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Autor Mensagem
Lorrane123



Registrado: 18/10/12
Mensagens: 34
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Dom Out 21, 2012 12:46 am    Assunto: GENTE POR FAVOR IDEIAS =S Responder com citação

gente a puco tempo passei essa planta para um vaso (nem esta pronta ainda nao sei pq passei mais ok kkkk) mas estou sem ideias de q estilo ela vai tomar no fim alguem poderia me dar umas ideias? desenhar uns galhos no paint msm sei la kkkkk ajudem essa inocente kkkkk

segue a imagem




brigadaa
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Lorrane123



Registrado: 18/10/12
Mensagens: 34
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Seg Out 22, 2012 12:10 pm    Assunto: Responder com citação

ngm gentee? =(
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Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 59
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Seg Out 22, 2012 3:54 pm    Assunto: Responder com citação

Estilos

O BONSAI E OS SEUS ESTILOS

O principal objetivo dos estilos é representar em pequenas árvores toda a realidade das árvores na Natureza. Pequenas réplicas. Quanto mais
tivermos a sensação de uma pequena árvore mais estamos nos
aproximando do verdadeiro bonsai.
Existem um sem número de desenhos de árvores na Natureza que podem
ser imitados. Seria inviável, quase impossível, dar nomes a todas estas
variações. Assim, os japoneses, de uma forma bastante criteriosa, definiram alguns "Estilos" que representam a quase maioria destas formas naturais.
Para um estudo aprofundado desta matéria, indico o livro de Charles S. Ceronio, "BONSAI STYLES OF THE WORLD", livro este onde busquei alguma
ajuda para desenvolvimento desta matéria. Ocorre, muitas vezes, num
bonsai com um estilo predominante, a presença de características de
outros estilo. Não é o caso de aprofundamentos neste trabalho que tem
finalidade de informar o básico nos estilos. Aos interessados, o livro de
Charles trará luz a todas estas variações.

SOBRE OS DESENHOS

Todos os desenhos desta matéria foram realizados, a
meu pedido, pelo artista MARCELO DUPRAT, do Rio de
Janeiro-RJ, para o Atelier do Bonsai. O Marcelo
preenche esta lacuna com os seus desenhos dos
ESTILOS DO BONSAI, que tanto faziam falta, para a
adequada apreciação e compreensão, aos usuários do
Atelier do Bonsai. Obrigado por sua participação e
generosidade!
Marcelo Duprat, é pintor, professor e coordenador do curso de Pintura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em História e crítica da
Arte.

Home Page
http://www.marceloduprat.net

CHOKKAN - Ereto formal

Um tronco ereto, vertical, é basicamente o estilo CHOKKAN.
Os galhos devem ser arranjados alternadamente um de cada lado com o terceiro sempre para a parte posterior da árvore.
Os galhos irão diminuindo de tamanho a medida que ficam mais
altos. É aceita uma pequena inclinação. Árvores mais velhas
poderão ter os galhos rebaixados, enfatizando a idade da
árvore que mostra sentir o peso dos anos que passaram. Para
iniciar na Arte Bonsai todos deveriam começar com este estilo
e, quando tiverem muitos anos praticando voltar a êle.

MOYOGI - Ereto informal

Esta é uma variação do estilo acima mas com a vantagem
de ser muito mais fácil de desenvolver. A estrutura dos galhos
deve seguir as mesmas condições comentadas acima mas
o tronco fará algumas curvas. Os galhos devem sair da parte
externa das curvas. O visual ficará mais harmônico se o
ápice fizer uma pequena inclinação para frente, assim
como uma reverência ao observador.


SHAKAN - Inclinado

Shakan, é uma outra variação do estilo CHOKKAN, com a
diferença de que não é vertical e o tronco poderá ter algumas
curvaturas ou seja, não é necessário ser reto. É importante
observar que as raízes devem ter mais força no lado contrário
da queda da árvore. Isto mostrará que a árvore se adequou
para sustentar-se. O nebari, que é o ponto de encontro do
tronco com o solo, é bastante significativo neste caso.
Observe a figura ao lado. Este estilo ocorre com frequência na
Natureza.

HAN-KENGAI - Semi-cascata

Este estilo, Han-Kengai, é facilmente encontrado em
precipícios montanhosos ou precipícios a beira-mar. Simboliza
árvores que se agarram a uma face de precipício onde elas são castigadas pela neve e vento.
O estilo cascata é muito popular na China.
A regra que não ser quebrada é a de que o ponto mais baixo
da árvore deve estar abaixo da borda do vaso mas, acima do
fundo do vaso.
Veja uma situação em vaso e uma em ambiente natural:


















KENGAI - Cascata

O Kengai, tem as mesmas características do Han-Kengai.
O estilo cascata é muito popular na China. Entretanto as
cascatas japonesas tem a aparência mais suave comparada
com as dramáticas cascatas chinesas.
A regra que não pode ser quebrada, neste estilo, é a de que o
ponto mais baixo da árvore tem que estar abaixo da base do
vaso.
Veja uma situação em vaso e uma em ambiente natural:


































Na cascata tradicional, o ápice invertido deve estar
diretamente abaixo do centro do tronco. Veja figura ao lado.


FUKINAGASHI - Varrido pelo vento

Embora perceba-se neste estilo um dos mais naturais
apresenta também, por assim dizer, um efeito, drámatico. A
árvore foi açoitada pelo vento durante muito tempo e seus
galhos e mesmo seu tronco acompanham a direção do vento.
Não existem regras para o desenho do tronco ou dos galhos e,
por isto mesmo, esta liberdade faz com que seja difícil
apresentar um trabalho harmonioso e agradável.
Veja uma situação em vaso e uma em ambiente natural:




Ao lado, na imagem, percebe-se o movimento do vento,
contínuo. Estas condições são observadas facilmente no alto
das montanhas ou nas regiões litorâneas.






BUNJING - Literati

Este estilo objetiva representar a antiga caligrafia chinesa. Parece ser o único estilo que não tem uma representação na
Natureza. O ponto central deste estilo está no tronco e em
suas curvas. Os galhos estão limitados a parte final da árvore,
delicados e sugestivos. O aspecto saudável das folhagens
mostrará uma árvore bem cuidada. A palavra "Literati, é
derivada da elite intelectual da antiga aristocracia chinesa. A
criação deste estilo permite a liberdade de expressão do
artista mas, é indicada apenas para os bonsaístas que já adquiriram o domínio de todos os outros estilos.

SOKAN - Tronco duplo

No estilo Sokan as raízes (o nebari) são as mesmas para os
dois troncos diferentemente do que acontece no Estilo SOJU,
onde as raízes de cada árvore são independentes.
É um dos lindos estilos observados pela comparação que pode
ser feita de dois parceiros trabalhando juntos. Um casal, a
mãe e o filho. Dentro do estilo Sokan, as árvores poderão ter
as características dos outros estilos como Moyogi, Shakan,
etc.





SEKIJOJU - Raiz abraçada a rocha

Este estilo é verificado em beira de rios e locais onde as
rochas vão sendo desgastadas e deixando as raízes expostas
que vão se desenvolvendo sobre as mesmas.
É importante neste estilo que as raízes estejam bastante
firmes na rocha e de forma natural. A árvore por si pode ter
qualquer estilo, embora fique menos agradável o Estilo
Vassoura (Hokidashi) e o Ereto formal (Chokkan).






HOKIDACHI - Vassoura

Todos os galhos se iniciam a partir de um tronco vertical sendo
subdivididos até seus pontos extremos.
Considerado um dos estilos mais belos é também um dos mais
delicados no arranjo da fina rede de pequenos galhos que se
mostram no período do Inverno. Para este estilo as árvores
decíduas (Caducas) são as mais adequadas por terem,
naturalmente, estas características.
Veja uma situação em vaso e uma em ambiente natural:



YOSE UE - Floresta

Este estilo pode conter a partir de 3 árvores. É importante
observar que um bosque ou floresta com mais de 7 árvores
dará mais veracidade ao estilo. A observação do número ímpar
favorece a harmonia do conjunto. Para quantidades acima de
21 esta característica (Ímpar) torna-se desnecessária. É
importante a colocação das árvores de maneira que se
evidencie a profundidade e perpectiva. Olhando-se de frente
não se deve deixar que um tronco se interponha a outro.

NEAGARI - Raiz exposta

É muito comum vermos em nosso País, nos mangues ou em
beira de rios este estilo mostrado em toda a sua beleza. O
solapamento das margens dos rios e mangues, pelas águas, vai expondo as raízes criando o Estilo raiz exposta. Quanto mais
velhas estiverem as raízes, quanto mais dramático for o
desenho da árvore, mais expressão se consegue no resultado
deste estilo.
Veja uma situação em vaso e uma em ambiente natural:

Para ver as fotos e pesquisar muito mais basta ir a pagina inicial no canto esquerdo aqui do site atelierdobonsai mesmo , em BONSAI 1 E BONSAI 2 vc vai encontrar as informações que precisa, e no google intão .. vixi .. tem material para estudar uma vida inteira .. e melhor ... de graça.

Bom estudo.



Wink
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Lorrane123



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MensagemEnviada: Ter Out 23, 2012 10:46 am    Assunto: Responder com citação

aih brigada pelo post tem muito material sim, mais dai queria so ouvir opiniao do povo tbm sobre q estilo dar para uma planta assim, vlw
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