|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ro.kamla

Registrado: 24/11/10 Idade: 47 Mensagens: 84 Localização: Jaboticabal-SP
|
Enviada: Ter Out 23, 2012 4:43 pm Assunto: Matsu |
|
|
Eu fiz isso,mas quem sabe ele não esteja morto!
Já verficou o tronco, se está verde?
Quando eu troquei o substrato, lavei as raízes, ele murchou, entrei em pânico, mas eu peguei outro pinheiro negro e transplantei parte das micorrizas dele para o que estava morrendo, demorou um mês e muito sol da manhã, mas graças a Deus deu certo.
Estamos em outubro, quem sabe?
Eu achei que tinha matado um Shimpanku com veneno e ele está brotando...
Quem sabe? Só a paciência.
S eu tivesse AIB teria colocado nas raízes, para formação de novas, mas não tinha, mas tive a idéia das micorrizas, vai que...
 _________________ "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez." Obs: Com muita paciência, hi! |
|
|
 |
ro.kamla

|
Enviada: Ter Out 23, 2012 4:46 pm Assunto: |
|
|
 _________________ "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez." Obs: Com muita paciência, hi!
Editado pela última vez por ro.kamla em Qua Out 24, 2012 7:18 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Out 23, 2012 6:36 pm Assunto: |
|
|
Ro, no caso de Pinheiros, quando as acículas ficam totalmente marrom, ele, na realidade, já morreu há tempo.
No teu caso as acículas murcharam, aí é diferente. Elas murcham por falta de água nos canais de circulação devido a um momento em que as raízes deixaram de captar água.
Quanto á pergunta endereçada ao meu xará, posso adiantar o seguinte:
1. A micorriza, principalmente em PN, é fundamental para a absorção de nutrientes. Sempre que transplantamos devemos usar um pouco da micorriza do substrato velho e adicionar ao substrato novo. Casca do PN também serve.
2. Quanto ao AIB ele é o hormônio sintético igual ao AIA que é produzido pela própria planta.
Eu, na realidade, nunca usei. Entendo que seja um pouco complexo visto que ele é aplicado em PPM (parte por milhão)
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ro.kamla

|
Enviada: Qua Out 24, 2012 7:17 am Assunto: Pinheiro Negro |
|
|
Elio!
Obrigada pela resposta!
Abraços!
 _________________ "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez." Obs: Com muita paciência, hi! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|