FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com buganville
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
EDUARDOPAZ

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2012 7:28 pm    Assunto: Ajuda com buganville Responder com citação

Olá pessoal!
Achei essa planta (buganville) que estava bem maltratada, transplantei ela para este vaso, vez que o tronco já se encontrava com uma circunferência relativamente boa para o que eu quero. Antes não haviam folhas, mas agora vem crescendo de forma rápida! Very Happy

Gostaria de pedir a opinião de vocês... realizei a poda de alguns galhos, e direcionei outros... mas não sei bem se deveria fazer isso agora... o que vocês acham!? deixo ela crescer livremente e me preocupo com a seleção de galhos depois!? ou já dou início aos trabalhos?

Obrigado!

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucas Sbardelotto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2012 10:36 pm    Assunto: Responder com citação

Na minha opinião deveria colocar em um vaso maior com um bom substrato, pode ser até mesmo em uma mamadeira, isso faria sua planta se desenvolver melhor, só uma pergunta como está o nebari dela?

Esta é minha opinião, mas vamos esperar os mais experientes para lhe dar melhores dicas.

Abraços
EDUARDOPAZ

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2012 11:02 pm    Assunto: Responder com citação

Lucas Sbardelotto escreveu:
Na minha opinião deveria colocar em um vaso maior com um bom substrato, pode ser até mesmo em uma mamadeira, isso faria sua planta se desenvolver melhor, só uma pergunta como está o nebari dela?

Esta é minha opinião, mas vamos esperar os mais experientes para lhe dar melhores dicas.

Abraços

Realmente, está pouco desenvolvido.. a ideia da mamadeira é bastante atraente, penso em colocá-la diretamente no chão e aguardar o desenvolvimento..

obrigado Lucas!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2012 10:25 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Eduardo, sua planta tem uma ótima projeção, resta apenas voce replantá-la em uma bacia, o que irá permitir um melhor desenvolvimento em toda ela. Porém, antes de fazê-lo é preciso corrigir o angulo de plantio. No caso, uma simples mudança na maneira de reposicionar o tronco irá permitir que voce construa um bonsai no estilo Moyogi, um ótimo estilo inclusive, muito fácil de ser obtido, bastando seguir as diretrizes que irei indicar:

A bacia deverá ter uma tamanho médio, algo em torno de 35 a 45cm, bem perfurada no fundo e na lateral. O melhor substrato deverá conter algo como caco ceramico (70%), pedrisco (5%), Casca de pinheiro - ou de outra arvore, desde que porosa e seca - (5%), terra granulada (que voce pode peneirar e separar os maiores granulos, usando-os (10%), areia grossa de construção, sem peneirar (80%). Prepare uma mistura bem homogenea. Forre o fundo da bacia apenas com caco ceramico (até uns dois ou tres cm), deposite uma primeira camada do substrato preparado por voce, em seguida disponha as raizes previamente lavadas de sua planta o mais radialmente possível, isto é, em toda a volta do tronco, cobrindo em seguida com o restante do substrato, até mais ou menos uns 2cm acima da base das raizes (no caule).

Bem, vamos ao tronco: ele deverá ser plantado inclinado para a direita, perpendicularmente ao solo, como a figura ao lado " / " , eleja um galho que siga a partir da parte superior do tronco, para ser o primeiro galho, preservando-o à direita (aramado, se for o caso e necessidade), e um galho para o fundo. Depois, selecione o melhor galho para ser colocado na parte superior, seguindo uma linha levemente sinuosa (aramdo, claro), que será a parte em que voce irá formar a estrutura aerea da planta. Parece complicado, mas é super simples.

Se vc observar a primeira parte do tronco na imagem abaixo, isto é, até o primeiro galho, verá que o tronco tende um pouco em inclinação leve para a direita:

A evolução do tronco, com os galhos iniciais na posição sugerida, irá permitir um avanço significativo em sua planta. Em todo caso, é uma opção melhor que a atual e que simplesmente enterra-la no solo....

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2012 12:12 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
EDUARDOPAZ

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2012 12:27 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury! muito obrigado!

sua sabedoria e seus comentários enriquecem e ajudam bastante nessa caminhada pelo conhecimento!

a partir da sua brilhante aula fiz uma projeção no photoshop:

após o transplante p/ bacia postarei mais fotos!

muito obrigado!
EDUARDOPAZ

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2012 3:05 pm    Assunto: Responder com citação

em vista do material que tenho disponível no momento, posso constituir o substrato da seguinte forma?

80% areia de construção grossa (sem peneirar)
10% pó de coco
5% argila granulada (tijolo)
5% pedriscos
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2012 6:08 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Eduardo, ficou ótima sua projeção. É bem nessa direção mesmo que voce deverá trabalhar com ela. Quanto ao substrato, substitua a quantidade de areia pela de tijolo: ao invés de 80% de areia, e 5% de argila de tijolo, é melhor o contrário: 70% de argila de tijolo (ou de telha tipo essas coloniais atuais, vermelhas, duras e mais resistentes que o tijolo) e apenas 10% de areia. Fibra de coco pode reduzir para 5% e aumentar o pedrisco para os 15% restantes. Assim, ficará um substrato bem mais drenante, que retem um minimo de umidade, sem encharcamento (como ocorre no caso do excesso de areia), e com um pouco de matéria orgânica (a fibra de coco é melhor que o pó, então prefira ela).

A areia tem por finalidade apenas compor o substrato, não ser parte majoritária nele. Afinal, sua planta está saudável, deve ter raízes boas e saudáveis, não há por que estimular seu desenvolvimento em demasia, senão ficará muito dificil controlar a estruturação aerea de maneira correta. Quanto usamos areia, geralmente é para germinar sementes, recuperar plantas retiradas do chão (yamadori), ou cultivar inicialmente mudas provenientes de estaquia ou alporquia.

Sua planta tem outra destinação: reestruturação aerea. Para isso, precisamos de um sistema radicular forte, ainda que não muito abundante, como ocorreria caso fosse usada tão grande concentração de areia (80%!).

O caco ceramico proveniente da fragmentação de telhas é bem melhor que o de tijolo, pois esse tem uma queima muito rápida e mais baixa. Geralmente, voce pode encontrar telhas quebradas nas casas que as comercializam, pois muitas chegam quebradas ou trincadas e são atiradas fora. Peça então ao proprietário para juntar a quantidade que voce julgar razoável (ou mais até), leve para casa e com um martelo e uma base dura de madeira, quebre em pedaços pequenos, que depois irá reduzir até ficarem com o tamanho de um grão de milho para menos.

Como tenho um viveiro grande, com muitas plantas, tenho que estar sempre bem fornido desse material. Para isso, adquiri num ferro velho um triturador de grãos usado, ao qual acoplei um motor novo e com ele fragmento todas as telhas que consigo pelo metodo que expliquei acima (nas casas que as comercializam). O pessoal de Goiania, por exemplo, usa um moedor de cana para isso, daqueles manuais mesmo. Eles pingaram solda nos roletes de metal, para criar obstáculos ao material, e conseguem uma quantidade razoável sem muito esforço.

É aquela velha história: enquanto seu plantel for pequeno, suas exigencias por matéria prima serão minimas. A medida em que aumentam a quantidade de plantas cultivadas, haverá a necessidade de trocar o substrato delas a cada um, dois ou tres anos, dependendo da espécie. Então, ter um triturador ou usar o velho martelo ou marreta, ficará a seu critério. rsssss Veja alguns exemplos interessantes:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=142204&sid=f4e8ef55a38aaaaf6b95a0b4da0292bb

Um triturador de milho, manual, tambem serve:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
EDUARDOPAZ

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2012 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

quando retirei a planta do vaso, percebi que ela estava com poucas raízes.. além disso a terra do vaso estava muito densa, pesada... parecia que tinha acabado de ser feita uma estaquia ! Crying or Very sad

então resolvi aumentar a quantidade de areia e o substrato foi composto da seguinte forma:

80% areia
15% (média) de argila granulada
5% de fibra de coco (percebi que minha mãe tinha aqui por conta das orquídeas)

coloquei uma camada na parte inferior da bacia de porções de tijolo triturado de tamanho maior junto com alguns pedriscos.

Espero que dê certo...

essa é a foto de como ficou:

as mãos estão cheias de calos de tanto quebrar tijolo com uma miniatura de martelo! mas no final das contas é muito gratificante!

vamos aguardar! Very Happy
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 02, 2012 4:51 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury, só para corrigir, um erro de digitação, talvez, na sua postagem anterior, você digitou "80%" de areia. Acho que o que queria dizer era 10%, não é?

Abraços.

Ps.: Bonita planta. Smile
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: