FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acerola de mercado
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Predes

MensagemEnviada: Ter Out 30, 2012 8:59 am    Assunto: Acerola de mercado Responder com citação

Bom dia gente, esse final de semana fui no mercado e essa planta me chamou a atenção (mesmo sendo de mercado), devido a sua estrutura, e até a formação de um nebari...
Acabei comprando por míseros 16 reais.
Creio que o primeiro passo seja tira-la desse vaso, e passa-la para um vaso maior certo? até porque grande parte das ráizes ja vazaram pelo fundo deste vazo.

o que vocês recomendam? Mamadeira? qual o tipo de solo ideal?

Outra coisa, ela parece estar saudável, vários brotos novos, porém o tronco está esfarelando o0....isso é um mal sinal? parece que de tanto pegar humidade, não sei.

Segue as fotos.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 30, 2012 8:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Predes!
Muito bonito o seu exemplar, ainda mais se considerar que foi comprado em um mercado!

Então, se ta vazando raízes por baixo eu trocaria sim , e diminuiria o tamanho dele mais ou menos na metade.

Interessante esta parada de o tronco estar esfarelando, nunca vi isso e vou acompanhar o seu tópico para descobrir o que é com as informações dos amigos!

Até mais!
Predes

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2012 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

gil_fuka escreveu:
Olá Predes!
Muito bonito o seu exemplar, ainda mais se considerar que foi comprado em um mercado!

Então, se ta vazando raízes por baixo eu trocaria sim , e diminuiria o tamanho dele mais ou menos na metade.

Interessante esta parada de o tronco estar esfarelando, nunca vi isso e vou acompanhar o seu tópico para descobrir o que é com as informações dos amigos!

Até mais!

Obrigado pela opiniao Gil, pretendo fazer a troca do vaso no final de semana, ate la, espero que o pessoal me ajude aqui em relacao ao tipo de solo e os cuidados que devo tomar....Hoje tiro uma foto das raizes saindo pelo vaso, e assim que eu chegar da faculdade tento postar aqui.
Predes

MensagemEnviada: Qui Nov 01, 2012 2:54 pm    Assunto: Responder com citação

Galera, alguma sugestão?
Pois pretendo ir amanhã comprar as coisas que serão necessárias, vaso, terra, etc..
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 01, 2012 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Predes!
Então , não sei dizer qual o melhor substrato que éo adequado para acerola.
Como de praxe, deve ser bem drenante, nada que uma pesquisada no Google não ajude!

A minah acerola eu plantei direto no chão para desenvolver um pouco, a sua ta bem mais desenvolvida que ela!

Eu não tenho ferramentas aqui em casa, utilizo apenas um alicate de corte que tenho aqui e um garfo de churrasco que fiz um rastelo para desfazer o torrão. Preciso comprar ferramentas, mas só com estas mexo em tudo que tenho aqui.
Me falta grana, que coisa né?

Mas é isso aí!
Se fizer algo, mostra pra gente aqui!

Boa sorte e até mais!
Predes

MensagemEnviada: Qui Nov 01, 2012 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

gil_fuka escreveu:
Olá Predes!
Então , não sei dizer qual o melhor substrato que éo adequado para acerola.
Como de praxe, deve ser bem drenante, nada que uma pesquisada no Google não ajude!

A minah acerola eu plantei direto no chão para desenvolver um pouco, a sua ta bem mais desenvolvida que ela!

Eu não tenho ferramentas aqui em casa, utilizo apenas um alicate de corte que tenho aqui e um garfo de churrasco que fiz um rastelo para desfazer o torrão. Preciso comprar ferramentas, mas só com estas mexo em tudo que tenho aqui.
Me falta grana, que coisa né?

Mas é isso aí!
Se fizer algo, mostra pra gente aqui!

Boa sorte e até mais!

Gil, obrigado novamente pelas dicas.

Um solo drenante, poderia ser talvez uma mistura de terra vegetal, areia de construcao e caco de ceramica?
Voce comentou do torrao, no transplante, na sua opiniao, eu devo tirar todo o torrao de terra?Limpando o maximo possivel as raizez?
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 02, 2012 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Predes!
Pelo que pesquisei aqui é isso mesmo a mistura do substrato, dá um aolhada neste loink do Blog do Ricardo:

http://ricardosanbonsai.blogspot.com.br/2010/03/como-cuidar-de-uma-aceroleira-cultivar.html

Bom, eu não costumo retirar todo o torrão não. Também sou principiante na arte, tenho um pouco de receio de matá-las, mas se quiser pesquise mais.

Até mais!
fulvio estefanio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 02, 2012 9:02 pm    Assunto: Responder com citação

linda planta parabens!!!!!! Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2012 11:52 am    Assunto: Responder com citação

Predes belo material cara voce tem, lhe aconselharia plantar em um vaso maior como os irmaos disseram, mas nao podaria as raizes primeiro porque a sua planta esta crescendo com vigor e basta apenas por em um vaso maior assim continuaria crescendo, e depois por nao ser a epoca adequada, como a maioria das plantas basicamente o ideal do translante e ai sim com poda é no inverno, eu ia deixar um link aqui, mas nao sei se pode, mas busque no youtube um video de um falso transplante que o nosso Irmao Mcdonald Fernandes fez é só escrever falso transplante de bonsai e encontrará, creio que será um bom auxilio, enfim sucesso ai Irmao, Abraços!!!!!
Predes

MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2012 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

gil_fuka escreveu:
Olá Predes!
Pelo que pesquisei aqui é isso mesmo a mistura do substrato, dá um aolhada neste loink do Blog do Ricardo:

http://ricardosanbonsai.blogspot.com.br/2010/03/como-cuidar-de-uma-aceroleira-cultivar.html

Bom, eu não costumo retirar todo o torrão não. Também sou principiante na arte, tenho um pouco de receio de matá-las, mas se quiser pesquise mais.

Até mais!

Gil, o link foi de grane ajuda..Obrigado!

fulvio estefanio escreveu:
linda planta parabens!!!!!! Very Happy

Obrigado Fulvio

wellingtonfonsecan escreveu:
Predes belo material cara voce tem, lhe aconselharia plantar em um vaso maior como os irmaos disseram, mas nao podaria as raizes primeiro porque a sua planta esta crescendo com vigor e basta apenas por em um vaso maior assim continuaria crescendo, e depois por nao ser a epoca adequada, como a maioria das plantas basicamente o ideal do translante e ai sim com poda é no inverno, eu ia deixar um link aqui, mas nao sei se pode, mas busque no youtube um video de um falso transplante que o nosso Irmao Mcdonald Fernandes fez é só escrever falso transplante de bonsai e encontrará, creio que será um bom auxilio, enfim sucesso ai Irmao, Abraços!!!!!

Wellington, assisti o video que voce recomendou, e foi de grande ajuda, pois acabei tendo que fazer um falso transplante mesmo.
Minha inteção era de coloca-la em uma bacia redonda, e distribuir as raizes de forma radial, porém quando tirei o torrão,
fiquei com medo de mecher com as raizes...tinha MUIIITAA raíz, tanto que não consegui livrar quase nada do torrão.
Acabei colocando o torrão praticamente inteiro na outra bacia junto com o novo substrato.

Será que mesmo sendo um "falso transplante" , e a bacia não sendo tão grande assim, irá ajudar a planta?

Segue algumas fotos do processo

Torrão

Já na bacia

Detalhe do Tronco "Esfarelando"

fulvio estefanio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2012 5:19 pm    Assunto: Responder com citação

linda planta Razz
Ide por todo mundo,pregai o evangelho a toda criatura - Mc. 16:15
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcio Garcia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2012 11:15 pm    Assunto: Responder com citação

O melhor que vc faz agora e esperar ja que replantou a arvore a pouco!
As fotos nao conseguem demonstrar com exatidao o esqueleto da planta, mas vc tera que fazer modificacoes com certeza, para o refinamento da mesma; consigo notar por alto, muitos galhos saindo do mesmo ponto e partindo pra varias direcoes, bem como este tronco principal nao tem conicidade! Mas deixe ela se recuperar do transplante agora, depois, com uma desfolha podera ter mais nocao de que caminho seguir! Mas e um bom material! Parabens!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2012 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Entao Predes, beleza a bacia nao é tao grande mas tem um bom tamanho, como o Marcio disse agora é deixar ela se recuperar, se fizer um cronograma, atentará para o seguinte, daqui para o segundo ciclo de crescimento voce tem 4 meses +-, ou seja de agora até a metade do verao, entao se voce ver que ela se recuperou bem poderá fazer uma desfolha e começar a estilizar sua arvore, e deixa-la crescer ja com um estilo definido, e ai no inverno voce faz o transplante agora com a poda de raizes...

Estou tentando na verdade te passar uma base do que farei com a minha, que certamente esta com bem menos vigor que a sua, mas tudo vai depender do estado da planta, mas creio que cuidando bem delas tudo dará certo...

Valeria a pena tambem voce ler uma entrevista do nosso Irmao Elio com o Carlos Tramujas, busque "A Desfolha - Uma Entrevista com Carlos Tramujas" certamente irá enriquecer muito seu conhecimento sobre desfolha, enfim leia e estude enquanto ela se recupera, assim fará tudo com mais tranquilidade, Abraços !!
Predes

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2012 11:12 am    Assunto: Responder com citação

Agradeço a todos pela ajuda, por enquanto vou deixa-la se recuperar, e precisarei bastante novamente da ajuda de vocês quando a hora das intervenções chegarem.
Por enquanto vou estudando, vou ver essa entrevista sim Wellington.
Mais uma vez Obrigado
Filype Sávio

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2013 1:49 pm    Assunto: Responder com citação

Acompanhando.. Smile
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: