Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Nov 05, 2012 9:48 pm Assunto: Cambuí - Ainda no escorredor |
|
|
Olá amigos
Mostro aqui a sequência de um trabalho num cambuí.
Infelizmente não tenho foto inicial, mas posso dizer que havia sido feito uma poda superdrástica sobrando apenas o toco que forma o tronco principal.
Como era um tronco bifurcado um galho foi eliminado e inicialmente transformado num curto jin. Que posteriormente foi retirado. A vantagem é que o cambuí tem facilidade na cicatrização, mesmo de cortes grandes...
Março de 2009 - A brotação já com algum direcionamento.
Dez de 2009 - Segue-se podando e deixando crescer para compactar folhagem.
Fevereiro de 2010 - melhor distribuição da estrutura. Já havia sido definida frente e retirado o jin, ficando a ferida no lado posterior da planta.
Outubro de 2011 - Deixando crescer o galho da direita pois ele é o primeiro galho e está muito frágil em relação ao segundo e demais.
Abril de 2012 - Com o galho da direita na grossura desejada, retomada a poda de formação. Me incomoda o fato dele estar quase na mesma altura do segundo galho. Isso será revisto posteriormente. Por enquanto ele ajuda na cicatrização do grande corte que está na parte de traz da árvore.
Novembro de 2012 - Neste fim-de-semana uma revisão geral, poda e finalmente a decisào da retirada do primeiro galho que estava à direita. Com isso foi necessária uma readequação de outros galhos e abriram-se alguns espaços que logo o crescimento da folhagem irão preencher.
Opiniões, sugestões para finalizar este trabalho bem como sugestão de vasos são bem vindas.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Nov 06, 2012 8:07 am Assunto: |
|
|
Belezura hein! Muito bom Élio...
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Nov 06, 2012 12:04 pm Assunto: |
|
|
Parabens elio, pela otima condução e paciencia de Jó...
Uma pequena observação que talvez nem tenha fundamento , mas aquele galhinho cruzando o tronco na ultima foto , já perto do apce , não poderia ser removido ?
E para substitui-lo ir buscar um outro mais acima ....
Outra observação que faço é com relação ao tempo de cultivo na bacia .
E lá se foram quase 3 anos de cultivo para se conseguir os galhos desejados , um bom exemplo para os iniciantes que acreditam ser possivel construir um bonsai em apenas alguns meses .. 3 anos para a planta se mostrar, e isso, claro, sendo cultivada por alguem com muita experiencia e dedicação .
Muitos novatos fazem um yamadori e antes mesmo dos primeiros brotos querem projeções e opiniões quanto a vasos e estilos ..
Parabens novamente , vc com certeza dominou todas as etapas para se construir um bonsai de qualidade tecnica e beleza, e é um cara de muita PACIENCIA.
Editado pela última vez por Sergio Batalini em Ter Nov 06, 2012 12:14 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Nov 06, 2012 12:07 pm Assunto: |
|
|
Que bela condução, um trabalho fantástico, a minha podei no fim do ano passado, esta se recuperando bem!! |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Nov 06, 2012 2:23 pm Assunto: |
|
|
Valeu amigos...Agradeço as palavras de incentivo.
De fato Sérgio nào existe esta de se fazer um bonsai com o mínimo de qualidade do dia para noite.
E eu já não nem considero a espera pelo momento certo como paciência, mas sim como o ciclo normal do bonsai.
Sobre aquele galhinho acima realmente eu coloquei aí apra preencher um espaço vazio que havia. Duas coisas podem posteriormente ocorrer: a substituição dele por outro, ou outros a fim de preencher este espaço. Também ele não precisa cruzar o tronco, preenchendo o espaço somente com a própria folhagem. De outra parte a compactaçào da folhagem vai esconder totalmente esta área... Mas valeu pela observação. Tá ligado!
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Ter Nov 06, 2012 4:30 pm Assunto: |
|
|
Parabéns Elio ótima condução !!!!11 |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
Enviada: Ter Nov 06, 2012 4:54 pm Assunto: |
|
|
Beleza amigo Élio. Lembra que também tenho um Cambuí, mas está muito longe deste seu. E tenho ele há um ano, foi feita poda radical, acho que já está na hora de escolher os galhos. Parabéns. _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
Marlon Fontoura 1.o PASSO

Registrado: 29/12/07 Idade: 42 Mensagens: 108 Localização: Rib. das Neves- MG
|
Enviada: Ter Nov 06, 2012 5:12 pm Assunto: |
|
|
Inspirador seu trabalho, parabéns!! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Nov 06, 2012 5:57 pm Assunto: |
|
|
Grande Xará! Mais uma obra de arte!
Muito boa a condução, bom nebari, conicidade!
Se fosse meu eu puxaria o primeiro galho um pouco mais à frente diminuindo a angulação em relação ao galho oposto. Só para não ficar meio chapado.
(Nunca perco a mania de dar pitaco!)
Parabéns, véio! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |

|
Enviada: Ter Nov 06, 2012 10:12 pm Assunto: |
|
|
Valeu amigos. Vamos trabalhando e aprendnedo com as plantas. Xará, vou ver este detalhe, acho que é interessante. O problema é que ele tem um cotovelo exatamente para o lado oposto. Antes o galho da direita fazia este preenchimento, ele vinha mais para frente. Mas vou olhar a planta com carinho para ver o que dá para fazer. Dar pitaco não é maia, meu amigo, é isso que buscamos aqui: a diversidade de opiniões. Daí podemos aproveitar o que de bom cada um pode dar. Obrigado a todos pelas manifestações.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

Registrado: 22/06/10 Mensagens: 277 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Qua Nov 07, 2012 2:50 pm Assunto: |
|
|
Estou gostando da condução .
abraço |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 07, 2012 8:19 pm Assunto: |
|
|
Belíssima planta, parabéns!!!
Mostra como está a cicatriz que o jin deixou. Será que dá pra abrir o "ferimento" até o substrato e criar um shari?
Desculpe se falei besteira, é curiosidade de iniciante...rs |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 07, 2012 9:38 pm Assunto: |
|
|
ELIO,
Belo trabalho, tem um galhinho mais na copa(última foto), que está cruzando por cima do tronco, pode ser que seja o ângulo da foto. Quanto ao vaso eu usaria um ovalado, a cor eu acho que combinaria mais uma cor meio neutra, tipo marrom escuro ou preto devido a coloração da folhagem do Cambuí, mas gosto é que nem pescoço, cada um tem o seu rsrsrs (já diria nickyfury)
Abraço _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Nov 08, 2012 3:53 pm Assunto: |
|
|
Parabéns Elio.
Sábias palavras quando você fala de paciência e o tempo/ciclo do bonsai para se chegar a um bom resultado. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|