FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Transplante ou poda
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
faelcastro

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2012 6:40 am    Assunto: Transplante ou poda Responder com citação

Olá! Gostaria que me ajudassem com uma questão.
Adquiri duas mudas (pré-bonsai) pela internet e elas chegaram sem problemas essa semana. São uma cereja rio-grandense e uma azaléia que vieram quase em estado "bruto" plantadas em um pote de plástico.
A dúvida é: posso transplanta-las, nessa época do ano, para seus vasos definitivos? Devo fazer uma poda de refinamento antes ou depois do transplante?
obs.: Adquiri também o livro ABC do Bonsai, que é excelente por sinal, que explica muito bem como começar com uma planta. E ele fala da poda primeiramente, porém gostaria muito de coloca-las nos vasos para bonsai o quanto antes.

Agradeço desde já a ajuda!
Rafaeljavascript:emoticon('Smile')
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2012 8:26 am    Assunto: Responder com citação

Vç até pode botar em vaso de bonsai agora, mas não é aconselhável, o ideal era esperar um tempo para que vç possa fazer algumas podas de raízes antes disso e tb organizar a parte aérea, estamos falando de ligeiramente dois anos, eu tenho plantas com mais de 10 anos de cultivo que ainda não foram para vaso definitivo. Uma bacia larga e baixa é o aconselhável, vç vai poder adubar, podar, aramar. As raízes terão espaço para crescer. Anualmente vç poderá podar as raízes, estimulando sua subdivisão para que quando forem ao vaso definitivo, tenha bastante raízes alimentadoras. Basicamente é isso! abç
faelcastro

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2012 12:30 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marco. Quando você fala de bacia larga e rasa está falando da técnica da mamadeira? As mudas estão em potes fundos e realmente eu não sei quanto tempo estão neles. Acho que vou ligar pro fornecedor para saber essa informação. De qualquer modo você acha que devo tirá-las desses potes e coloca-las em bacias rasas?
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2012 2:59 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza!
Cara, não sei como veio suas plantas, substrato, tamanho do vaso, etc...mas seria interessante manter em recipiente maior o cultivo, pra poder desenvolver mais rápido e intensamente a planta...poste fotos das plantas e o substrato delas...vaso de bonsai não precisa ter pressa! Abç
faelcastro

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2012 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

Como faço para postar fotos?
Acha melhor eu colocar as fotos das mudas no tópico "MINHA ÁRVORE E SUA OPNIÃO"?[/b]
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 08, 2012 8:48 am    Assunto: Responder com citação

Vç hospeda as fotos do seu computador em algum site... ex: facebook, imageshack e vários outros. Quando abrir a imagem por exemplo no facebook, clique com o direito do mouse e copie a url da imagem, venha até o forum como para postar uma mensagem e clique no ícone acima da cx de texto da mensagem que diz "Img"após clicar cole a url ao lado de Img na cx de texto e clique em Img novamente. Para conferir se deun certo antes de enviar clique em prever...suaí abç!
Renato Rennan Rezende

MensagemEnviada: Qui Nov 08, 2012 2:57 pm    Assunto: Responder com citação

Muita paciência... esse é o meu conselho. Antes de fazer qualquer procedimento leia o livro que voce comprou e pesquise as espécies que adquiriu, seja aqui no fórum ou mesmo em outro lugar. Um transplante por exemplo, requer alguns cuidados que se não levados em consideração põe em risco suas plantas. Há muitos casos aqui relatados de pessoas que perderam suas plantas porque fizeram procedimentos sem ter informações suficientes sobre eles, não que seja o seu caso, mas todo mundo que ingressa nessa arte tem um certo imediatismo para conseguir uma bela planta e quem já tem um pouco mais de experiência sabe que paciência é o primeiro fundamento dessa arte.
faelcastro

MensagemEnviada: Qui Nov 08, 2012 7:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá galera... Vlw pelas dicas e conselhos. Tenho trabalhado a minha paciência, podem acreditar! Estou me coçando pra mexer nas mudas mas vou esperar o melhor momento.
Vou postar fotos delas no tópico correto do forum ("MINHA ÁRVORE E SUA OPNIÃO"). Se puderem dar uma olhada lá e opinarem, vai ser muito bom!
Vlw!!! Abrçs!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: