|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lucaspinto

|
Enviada: Qua Nov 07, 2012 9:48 pm Assunto: Yamadori - Sugestões ! |
|
|
Olá galera, ai esta o meu yamadori, não sei a especie exata desse pré-bonsai (talvez seja framboyant), mais já faz umas 3 a 4 meses que peguei essa planta e agora esta lotado de novos brotos, eu já direcionei alguns galhos para preencher a massa foliar, mais sempre tenho duvidas, espero que vc's ajudem e de sugestões, abraço a todos, segue abaixo as fotos para visualização !
Lucas'pdf ![/b] |
|
|
 |
Marlon Fontoura 1.o PASSO

Registrado: 29/12/07 Idade: 42 Mensagens: 108 Localização: Rib. das Neves- MG
|
Enviada: Qua Nov 07, 2012 9:56 pm Assunto: |
|
|
Olá Lucas, vc tem um ótimo material em mãos, o nebari da planta está excelente!
Aguarde projeções dos colegas, pois aqui tem pessoas com visão além do alcance... rsss
Depois vc poderia tirar uma foto com algum objeto para nós termos a noção do tamanho da planta. |
|
|
 |
Lucaspinto

|
Enviada: Sex Nov 09, 2012 10:57 am Assunto: |
|
|
Obrigado marlon !
Estou esperando alguma sugestão de projetos dos colegas do forum !
Vou ficar devendo a foto, mais eu posto novas fotos depois, abraço ! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Nov 09, 2012 11:46 am Assunto: |
|
|
Incrível sua planta! Parece ser flanboyant mesmo! Como o colega Marlon comentou"o nebari da planta está excelente" Agora vç vai ter que lapidar esta joia, acentuando os pequenos detalhes. Tipo o nebari num próximo transplante expor um pouco mais, tentando mostrar uma subdivisão de raíz que em contato com o ambiente externo irá adquirir aspectos bem interessantes associado a conicidade que já possui. Outra coisa é o shari que aparece em uma das fotos, que será ou poderá ser trabalhado com retífica ou manualmente utilizando ferramentas como formão, canivetes ou outros adaptados. Cavando toda madeira morta, coneficando o tronco aos novos galhos que no futuro serão parte do tronco. E o mais difícil de tudo que é ramificar a espécie e densificar a folhagem. Requer muita dedicação com atenção integral.
boa sorte com a planta, muito belo o material! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Lucaspinto

|
Enviada: Sex Nov 09, 2012 12:16 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Incrível sua planta! Parece ser flanboyant mesmo! Como o colega Marlon comentou"o nebari da planta está excelente" Agora vç vai ter que lapidar esta joia, acentuando os pequenos detalhes. Tipo o nebari num próximo transplante expor um pouco mais, tentando mostrar uma subdivisão de raíz que em contato com o ambiente externo irá adquirir aspectos bem interessantes associado a conicidade que já possui. Outra coisa é o shari que aparece em uma das fotos, que será ou poderá ser trabalhado com retífica ou manualmente utilizando ferramentas como formão, canivetes ou outros adaptados. Cavando toda madeira morta, coneficando o tronco aos novos galhos que no futuro serão parte do tronco. E o mais difícil de tudo que é ramificar a espécie e densificar a folhagem. Requer muita dedicação com atenção integral.
boa sorte com a planta, muito belo o material! |
Obrigado Marco.
tenho que trabalhar com o nebari e o shari tbm que será bem difícil,pois não tenho nenhuma experiencia nessa área. Por enquanto quero melhorar a área foliar e sabem qual a melhor conicidade para essa planta? Me espelham no framboyant da natureza ou outro estilo ? Alguma técnica para melhorar a conicidade dessa minha planta? Contar algum galho já ? Conduzir qual galho para qual lado?, essas coisas que parecem facil falando, mais na pratica o bixo pega...hehehehe, se tiver alguma ideia, da uma ajuda para esse discípulo da arte do bonsai.
Abraço ! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Nov 09, 2012 1:14 pm Assunto: |
|
|
Cara, a princípio é ir conduzindo os galhos com arame. A tendência é estes galhos desenvolverem voltados para cima...sua missão é aramá-los, posicionando na posição horizontal ou levemente voltados pra baixo. Deixando crescer um pouco e efetuando a poda mais curta, pra estimular a subdivisão que é difícil. O local deste corte tem que ser entre o primeiro e o segundo entre nó, que é o ponto das folhas que aloja gema dormente. Geralmente o galho curto do flan, perde as folhas e não libera a gema. Com a poda isso é possível, o problema é a dificuldade em acordar duas gemas, geralmente é uma só. Resolvemos isso de certa maneira deixando que o galho engrosse mais antes do corte. Então como regrinha...brotou, aramou e conduziu, cresceu, tirou o arame,engrossou, cortou!
O estilo a ser seguido acho que deve ser sempre o modelo da árvore na natureza. Até por que o flan não se enquadra em estilos clássicos!
Devagar vá cavando a madeira morta, sem pressa, de cima pra baixo!
Até mais! Qualquer dúvida vamos se falando ae e tem a galera do fórum tb!
Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Nov 09, 2012 8:36 pm Assunto: |
|
|
Bom se voce nao tivesse dito que era um yamadori eu diria que este era um bonsai, nao só pelo nebari, mas pelo shari que parece natural mas que voce tambem poderá fazer intervençoes, penso que é aramar os galhos afim de adensar a copa e esta praticamente definido, belo material meu amigo, muito bom mesmo! vale lembrar, se confirmando, o que tambem acho ser, um flamboyant, poxa quando e eu espero que sim, florir, vai ficar muito bonito... Abraço!!! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |

|
|
|
 |

|
|
|
 |
Lucaspinto

|
Enviada: Seg Nov 12, 2012 6:39 pm Assunto: |
|
|
Marlon obrigado pela ajuda grandiosa, vou dar uma estuda nos topicos que vc me passou, que poder me ajudam e muito no meu bonsai, mostrarei os resultados mais pra frente, abraço ! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|