|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Flavio Janones
|
Enviada: Qui Nov 08, 2012 2:42 pm Assunto: Ficus Retusa |
|
|
Estou com dúvidas de como proceder um essa muda de ficus retusa.
Cortar ou não cortas as raizes laterais?? Eliminar ou não algums dos 3 galhos?? E por ai vai...
Gostaria de sugestões e se possível alguma projeção de que caminho seguir..
 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Nov 08, 2012 3:40 pm Assunto: |
|
|
Ola Flavio , boa tarde!
Quanto as raizes , a meu ver, o ideal seria enterrar um pouco mais a planta para que o substrato chegue até as raizes , posto que se corta-las criará uma conicidade invertida e enormes cicatrizes bem perto do substrato , que poderão propiciar o aparecimento de fungos e apodrecer o tronco . Alem de que prejudicaria todo o nebari , que esta bem destacado e forte , ajudando muito na composição do todo.
Quanto aos tronco , manteria os 3 , mas desfolhando e postando novas fotos para avaliação dos demais .
Bom material , boa sorte nas escolhas... |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Nov 08, 2012 7:35 pm Assunto: |
|
|
Eu iria ser bem radical, fazendo uma alporquia na base para criar raízes finas. Não mexeria nela de lugar, faria os cortes pela lateral das raízes grossas e da base, taparia com areia grossa pura. Os dois troncos finos tiraria fora e ficaria com tronco único...o maior deles. Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Flavio Janones
|
Enviada: Sex Nov 09, 2012 11:47 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas sugestões.
Bonsérgio, fiquei em duvida justamente por causa da conicidade invertida que seria criada. Essa opção seria para ter um tronco inicial ao invés de ter os galhos saindo direto da base. Quanto aos três galhos estou querendo mantê-los, pelo menos por enquanto, talvez um bonsai com multiplos troncos.
Marco, gostei da ideal da "alporquia", para tentar criar novas raizes e um nebari mais radial. Como seriam esses cortes nas raizes e na base? Removeria somente uma parte da casca, algo mais produndo ou apesas cortes? Cobrindo com areia mesmo ou asfagno? |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 09, 2012 12:11 pm Assunto: |
|
|
Em marrom os corte dos troncos finos, em branco o corte do tronco principal com uma simulação de brotação em verde, onde começaria um trabalho do zero.
Em vermelho um grotesco trabalho no paint tentando te passar a ideia dos cortes. Seria duas linhas paralelas percorrendo o nebari da planta, retirando a casca entre estas duas linhas e tapando com areia grossa até em cima, mantendo o local úmido. Aproveitaria as raízes adjacentes bem colocadas. Portanto não seria uma linha reta este corte, seria um desenho, percorrendo e fazendo contornos e tirando a casca nos pontos desejáveis de raiz. A areia grossa evita que apodreça o local descascado e crie fungos no local.
Amigo isso é só uma ideia, vç deve seguir o caminho que quiser com a planta, até porque este procedimento que citei não é feito todo ao mesmo tempo...por exemplo se fizer a alporquia de nebari os cortes no tronco ficarão pra bem depois, não fazer, se for fazer, tudo ao mesmo tempo...falow!! abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Flavio Janones
|
Enviada: Sex Nov 09, 2012 2:19 pm Assunto: |
|
|
Marco, obrigado mais uma vez. Mas as imagens não estão aparecendo. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 09, 2012 3:05 pm Assunto: |
|
|
Estranho, estou com a imgem aberta aqui!  _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Nov 10, 2012 7:02 am Assunto: |
|
|
Bom dia !
Minha opinião é a de que precisamos aprender a andar primeiro , depois correr, ou seja , como iniciantes devemos aprender a cultivar , manter viva e se desenvolvendo , saudavel .
Claro , existem diversas tecnicas , algumas bem dificeis de se aprender e mais dificeis ainda de se conseguir resultados satisfatórios . Por isso acredito que , como este ficus não é nenhum projeto para ser campeão de exposição vc deve praticar o basico com ele .
Como basico entendo o cultivo , aramagem , poda dos galhos e ramificação deles, triangulação da copa e definição do estilo , que deve ser o mais mais simples possivel .
Começe do começo , depois com os anos vá aprimorando nos estudos e aos poucos tentando tecnicas mais avançadas .
Mas , se julgar que é melhor ser mais radical , faça .
A decisão é sua .
Boa sorte. Tb pode aguardar mais opiniões ...  |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Nov 10, 2012 9:38 am Assunto: |
|
|
Sábios conselhos Bonsérgio, acho que me precipitei ao sugerir coisa mais complexas ao colega, fica um caminho em aberto, quem sabe no futuro, quando se sentir seguro, possa dar um plus a mais para árvore...peço desculpas! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 10, 2012 7:28 pm Assunto: |
|
|
Eu concordo com o Bonsérgio em manter os 03 troncos!
A disposição deles parecem estar interessantes, e é como ele disse aqui, começar do começo! Deixa tua planta seguir o processo de crescimento dela, vai adubando, selecionando galhos, etc., ou seja, fazendo todos os procedimentos básicos, que posteriormente poderá ter um material excelente!
Esta espécie aceita muitas intervenções, então, aprende com ela!
Pesquisa na internet e aqui no fórum sobre o estilo de três troncos ou tosho (conforme o blog Aido bonsai: http://aidobonsai.com/2011/04/10/tosho-3-troncos-interligados/).
Faz a desfolha total para verificar os galhos e aí sim começar a trabalhar nela!
Apesar de ser iniciante, assim como você, mas acredito que a melhor forma é realmente ir conquistando os passos aos poucos... Procure outras plantas para adquirir, tente aprender estaquia com os galhos que vão ser retirados dessa planta, etc... :]
Tem muito chão pela frente... mas muito mesmo!
Se precisar, e o que tive na minha condição, pode perguntar que eu irei tentar ajudar!
Beleza?
E bota pra frente essa árvore, que ela vai dar um exemplar muito bonito!
Abraços |
|
|
 |
Flavio Janones
|
Enviada: Seg Nov 12, 2012 1:40 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio, obrigado pelo toque. Vou tentar não me precipitar.
Essa planta foi adquirida a pouco tempo e estava em um subtrato pouco drenate. Várias raizes estavam aprodecendo por causa do solo bastante argiloso e compactado. Depois de transplantada ela começou a se recuperar e mostra uma brotação mais vigorosa.
MarcoBonsaiPoa, não acho que você tenha se precipitado. Não pretendia executar as intervensões sugeridas de imediato, uma vez que a planta esta em recuperação. Minha intensão era levantar ideias para o futuro mesmo. E as suas sugestões foram bem interessantes.
AguiaR, obrigado pelo insetivo. É muito bom ter amigos na arte do Bonsai com quem trocar idéias. Já venho acompanhando o fórum a um tempo e lendo bastante coisa na net, mas realmente ainda falta muito chão pela frente.
Até agora os 3 troncos estão ganhando, rsrsrs.
Sobre adquirir mais plantas, tenho que ir com calma, já tenho várias em trabalho (quase tudo em estágio bem inicial) e se arrumar mais, meus pais vão me matar, rsrsrs. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 12, 2012 5:42 pm Assunto: |
|
|
Flávio, esse procedimento que sugeri(falando somente do alporque de base), vai possibilitar num futuro não muito distante do crescimento das raízes, que o tronco que sai para baixo bem no meio seja eliminado. As raízes por desenvolverem radialmente no alporque, vão puxar o diâmetro do tronco consideravelmente, fazendo com que seu diâmetro passe a ser medido de uma ponta a outra das raízes que saem para as laterais, ou seja, vai ganhar muita robustez. Também vai permitir que a planta possa ir pra uma bandeja bem rasa. As raízes que brotarem do alporque, no ano seguinte podem ser desembaraçadas e algumas dispostas superficialmente. Dando ainda mais sensação de força pra árvore.
Como os colegas já mencionaram...um passo de cada vez pra não tropeçar!
Falando dos três troncos, vou dar minha opinião sobre os dois mais finos...achei além de mal posicionados, tb mal formados, tem um com uma marca de arame e uma curva estranha, se vai manter os três, estude a possibilidade, quando a planta estiver com bom vigor, de podar os dois mais curto e conduzir a brotação desde o início, assim terá um material de qualidade superior no futuro. As vezes é preciso mexer, pra la na frente não ter que fazê-lo e botar anos de cultivo pelo ralo. Pesquise bastante! Gr abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|