FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori Jubuticaba sabará
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lucas Sbardelotto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

Já que vc disse que quer transformar em bonsai poderia ter cortado mais baixo e já ir dando forma...
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Bela planta ela ja produz, acompanhando!!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 18, 2012 11:37 am    Assunto: FOTOS ATUAIS Responder com citação

Segue mais fotos das brotações.

Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 20, 2012 6:50 am    Assunto: Responder com citação

Já reduzi bastante a altura por hora, quis conservar os movimentos dos galhos inferiores que me agradam bastante, atualmente está com uns 45cm, a idéia é um bonsai de grande porte pois ainda não tenho nenhum. Ela ainda não produz, está com 10 anos agora e foi plantada a partir de semente pela minha mãe em um vaso, com 4 anos eu confisquei dela e coloquei no chão, a Jabu leva de 12 a 15 anos para frutificar, deixando crescer livre, com essas intervenções todas, não sei lhe dizer como responderá quanto a frutificação.
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 19, 2013 11:37 am    Assunto: YAMADORI PRÓXIMO. Responder com citação

Atualizando este post com novas fotos atuais da cabeluda, até então fiz exatamente como me orientaram aqui, e eis o resultado após 15 meses crescendo livre a brotação a partir da poda.

Agora a questão é que pretendo retirar do solo no final desse inverno, em agosto pq é quando inicia a época chuvosa por aqui, estou pensando o seguinte;

1ª opção - fazer a sangria das raízes em início de julho, deixando apenas as verticais e final de agosto, desfolhar, podar, cortar a pivotante e passar para bacia.

2ª opção - Fazer a sangria de metade das raízes agora, da outra metade daqui um mês, deixando ainda as verticais e final de agosto, desfolhar, podar, cortar a pivotante e passar para bacia.

3º opção - não intervir agora e fazer o yamadori completo, sem sangria no final de agosto.

Peço orientação dos mais conhecedores da espécie pois não posso correr risco com essa planta que tem alto valor sentimental para mim. obrigado.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 19, 2013 2:27 pm    Assunto: Responder com citação

Claudio, opção 1. Final de julho fazer sangria completa. 4 meses depois podar levemente as ponteiras dos galhos e fazer o yamadori. Com o máximo de torrão, plantar em uma bacia, cortando o mínimo de raízes.
Nova intervenção somente em setembro de 2014.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 24, 2013 7:49 pm    Assunto: Responder com citação

opa claudio, belissima jabuticabeira... poste mais fotos dela... minha paixao é essa planta. seus frutos sao os melhores do mundo. passei aqui pra dizer q estou numa situaçao igual a sua, meu irmao acabou de comprar uma casa ha pouco tempo, e disse q tinha q colocá-la ao chao...e no meio da nosso bate-papo ele disse q tinha uma arvore q tbm seria sacrificada porq ele iria construir onde ela estava. bem, um certo dia resolvi ir a nova casa dele pra ver como era , e adivinha qual era a arvore que la estava? rssrsrsr. penso em fazer um yamadori nessa jabuticabeira, mas o tronco dele é bem robusto e pra complicar mais um pouquinho ela esta bem encostadinha num muro... deve ter 13 cm de diamentro, bem robusta... mas eu bou a luta. gostaria de saber de nossos amigos mais experientes como devo proceder. se alguem poder passar algumas dicas agradeço. mas antes de fazer o yamadori dessa planta, vou tentar em alguns galhos alporquia e retirar alguns para estaquias...
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 26, 2013 9:53 am    Assunto: Responder com citação

Dr. Gori, obrigado pelo incentivo, também gosto dessa espécie, me lembra a infância e essa em questão é bem especial pq foi minha mãe quem degustou a fruta e plantou a semente em um vaso e com 4 anos, me deu a muda que coloquei no chão. Vá em frente com a sua, se vc olhar meu post do início encontrará muitos conselhos dos amigos que tem me ajudado muito, principalmente do Nick e do Élio que são feras nessa espécie. Pelo que tenho pesquisado, o alporque em jabuticaba é muito complicado e as chances são mínimas porque a casca é bem fina e ela tende a se recompor ao invés de criar raízes e mesmo que venha a emitir alguma...é muuuuito demorado, quanto a estaquia, tenho visto alguns post a respeito mas nenhum ainda se mostrou com resultados 100% satisfatórios portanto, tenho outras plantas menos expressivas que adquiri através de mudas em viveiros pois achei mais conveniente e com melhores resultados. Quanto as fotos, dentro de uns dias estarei fazendo a sangria das raízes laterais e então fotografarei o procedimento e postarei aqui. um abraço.
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 26, 2013 5:50 pm    Assunto: Responder com citação

é amigo claudio realmente tbm tenho lido bastante sobre alporquia e estaquia de jabuticabas... mas logo a espécie q mais admiro ter tanta dificuldade? rssrsrs tenho dois pés de jabuticaba hibrida aqui em casa.
acho q vou transformar um deles em mausai rsrssr. espero conseguir pelomenos esse yamadori da jabuticabeira q te falei. como não terei tempo de cuidar de um possível alporque, vou colher pelomenos uns 3 galhos para estaquia... não custa nada né...? mas realmente, a jabu lembra sempre alguma coisa boa ... quando poder, poste mais fotos da sua, vlw ae e um abraço. Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: